Projeto Político Pedagógico

O Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas se propõe a formar profissionais aptos a inovarem, de forma criativa, eficiente e eficaz, ante os desafios que a sociedade lhes impõe. Entre os maiores pode-se citar acontribuição para a melhoria dos índices educacionais do estado e para acabar com a falta de qualificação dos profissionais que permanecem na educação, embora não tenha capacidade para tal.

O licenciado em Letras é habilitado a atuar com Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, tem formação de caráter humanístico e conhecimento linguístico-cultural. Compete a esse profissional atuar de forma contínua e dinâmica no ensino de língua e literaturas de língua portuguesa e atuar também na dualidade da produção científica e literária no contexto educacional.

Os estudos referentes à Língua Portuguesa e respectivas literaturas em Língua Portuguesa deverão concorrer para uma maior compreensão da natureza humana, para o desenvolvimento da capacidade intelectiva e criativa do acadêmico e, consequentemente, para o desenvolvimento social.

Com base nos objetivos descritos anteriormente, o profissional que desejamos formar deverá estar habilitado a ler e redigir, com domínio teórico-crítico/analítico, textos de diversos gêneros; compreender e descrever os fenômenos mais diversos da linguagem, nos aspectos fônicos, morfológicos, sintáticos, semânticos, pragmáticos, estilísticos e discursivos; revisar e analisar textos; demonstrar conhecimento de teorias linguísticas e de teorias literárias; envolver-se com o processo educativo e atualizar-se constantemente, assegurando formação contínua; lidar com as novas linguagens oriundas das novas tecnologias; planejar as atividades de ensino da língua portuguesa e da literatura, com base nos conhecimentos teórico-metodológicos adquiridos durante sua vida acadêmica; perceber o aluno como o principal sujeito do processo de ensino-aprendizagem; e agir conforme a ética profissional, objetivando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nesse sentido, o Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas se empenharápara que o egresso deixe a instituição com as seguintes habilidades e competências:

·       Construção de sólida base cultural por meio de conhecimentos amplos da língua portuguesa nas modalidades oral e escrita, bem como da compreensão crítica de suas variedades linguísticas nas perspectivas sincrônica e diacrônica;

·       Autonomia intelectual para a compreensão crítica das condições de uso da linguagem e a capacidade de reflexão sobre a linguagem como um fenômeno semiológico, psicológico, social, educacional, político e histórico;

·       Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias de modo a perceber as relações com a cultura, a produção e a aquisição do conhecimento, os processos de aprendizagem e escolarização, a constituição do sujeito, a construção de discursos e a formação docente;

·       Domínio da linguagem em suas diferentes modalidades, compreendendo-a como um fenômeno semiológico, psicológico, social, educacional, político e histórico;

·       Capacidade de ler, redigir e expressar-se coerentemente, apresentando domínio dos conteúdos básicos, abordagens, métodos e técnicas pedagógicas que são objeto dos processos de ensino-aprendizagem na educação básica;

·       Interesses em assuntos gerais de modo a articular a teórico-epistemológica de conhecimentos linguísticos, literários, pedagógicos e aqueles advindos da experiência;

·       Formação humanística teórica e prática para que seja capaz de criar, planejar, realizar, executar e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos discentes, utilizando o conhecimento das áreas específicas e afins, bem como das temáticas sociais transversais;

·       Mediar situações de ensino-aprendizagem de língua e literatura à luz de modelos teóricos que contemplem as especificidades dos objetos de conhecimento da área de Letras, utilizando estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, a formulação de propostas de intervenção pedagógica, considerando as especificidades e diversidades no ambiente escolar;

·       Utilizar em sala de aula as novas linguagens oriundas das novas tecnologias, compreendendo a linguagem como um fenômeno semiológico, psicológico, social, educacional, político e histórico;

·       Agir de acordo com a ética profissional, objetivando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária;

 

Um dos grandes desafios do curso é implantar e ofertar serviços de excelência. Assim, para os primeiros dois anos de implantação e funcionamento do curso,almeja-se superar as seguintes demandas:

 

·         Composição de quadro docente que atenda à demanda do curso;

·         Aquisição e ampliação do quadro administrativo com profissionais devidamente capacitados para as funções;

·         Aquisição, ampliação e atualização periódica do acervo bibliográfico;

·         Aquisição de recursos técnicos e tecnológicos para atender às necessidades dos docentes e discentes do curso;

·         Utilização do laboratório de Informática, comum aos demais cursos do campus;

·         Implantação do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos – NELLI e do Núcleo Permanente de Pesquisa e Extensão em Letras - NUPEEL;

·         Promover cursos e atividades de extensão (PIBEXT, seminários, mesas-redondas, palestras, mostras, painéis, minicursos, encontros);

Incentivar a pesquisa científica tanto dos docentes como dos discentes.

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A abordagem do docente do curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas se dará por meio de uma metodologia pautada na interface teoria e prática, de forma interdisciplinar e contextualizada, a partir da discussão de diversas bases teóricas que permita ao discente construir um panorama do curso pelo qual está sendo formado o profissional de ensino.

Como possibilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica exitosa nesse curso, busca-se o desenvolvimento de metodologias pautadas nas seguintes estratégias de ensino: a) uma metodologia baseada na tríade problema-reflexão-solução; b) o desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao ensino, a partir de temas geradores; c) desenvolvimento de seminários, debates, aulas expositivas e dialogadas, aulas semipresenciais por meio das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC).

A avaliação é uma das etapas do processo ensino e aprendizagem e deve estar em sintonia com as metodologias de trabalho adotadas pelos professores, e também atender as normas definidas pela UEMASUL. A avaliação da aprendizagem ou do desempenho do aluno será orientada pelo Projeto Pedagógico do Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas da UEMASUL, estando, portanto, articulada aos objetivos propostos e à forma como serão desenvolvidas as atividades. Consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo.

Nesse sentido, a avaliação possibilitará ao aluno verificar os resultados que vai alcançando no processo de aprendizagem e, se necessário, mudar sua forma de participação no Curso: empenhando-se mais, dando maior atenção às atividades e disciplinas em que encontra maior dificuldade, revendo seu método de estudo, planejando melhor seu tempo, etc. A equipe pedagógica do Curso, ela possibilitará o acompanhamento do desempenho escolar de cada licenciado, de modo a identificar aspectos que demandem atenção especial, visando buscar meios de ajudá-lo a superar suas dificuldades. Aos responsáveis pela gestão do Curso, a avaliação de desempenho do aluno servirá como fornecedor de “pistas”, apontando para a necessidade de mudança da prática pedagógica, de revisão dos materiais didáticos, do desenvolvimento do Curso e do próprio processo avaliativo. A avaliação da aprendizagem será conduzida visando:

1.      Acompanhar o desempenho escolar de cada licenciado, de modo a identificar aspectos que demandem maior atenção;

2.      Identificar formas de apoiar os alunos;

3.      Verificar se os objetivos e metas do Curso e das disciplinas estão sendo alcançados;

4.      Obter subsídios para aperfeiçoamento do Curso.

 

Para cada disciplina ou atividade do Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas, resguardando as especificidades, a avaliação consistirá num processo contínuo onde se preveem procedimentos principais:trabalhos escritos individuais ou em grupo; exercícios; redação de textos; resumos e/ou resenhas; análise literárias; seminários; provas; estudos de caso; preparação e análise de planos; observação de aulas; entrevistas; memorial; relatórios de projetos ou de pesquisas;monografias; elaboração de material didático; vídeos e áudios; dentre outros.

Para o Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas do CCANL/UEMASUL a avaliação será considerada um processo e será percebida como uma condição que torna mais dinâmica a ação do curso pela qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar o desenvolvimento do aluno, do professor e do curso, confirmando se a construção do conhecimento ocorreu de forma teórica e prática. Assim, procurará desenvolver as duas funções atribuídas para a avaliação:Função diagnóstica e Função formativa, objetivando a formação de um profissional eficiente, consciente e responsável. A operacionalização da avaliação ocorrerá da seguinte forma:

A avaliação do rendimento acadêmico será feita por disciplina e na perspectiva de todo o Curso, abrangendo frequências e aproveitamento sendo vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em legislação específica (gestantes, acidentados e doenças infecto-contagiosas).

 

1.    O aproveitamento será apurado por meio de 03 (três) avaliações e os resultados das avaliações serão expressos em notas de “0” (zero) a 10 (dez), com aproximação de 0,5 (meio ponto). A média final é expressa em até uma casa decimal. Será considerado aprovado por média, em cada disciplina, o aluno cuja média aritmética das 03 (três) notas correspondentes às avaliações, for igual ou superior a 7,0 (sete).

2.    O aluno que obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 5,0 (cinco) e inferior a 7,00 (sete) e que tenha comparecido no mínimo a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades acadêmicas, pode ser submetido à avaliação final, que envolve todo o programa da disciplina e será realizada após o encerramento do período letivo, conforme calendário da UEMASUL.

3.    O aluno que faltar a 01 (uma) das 03(três) avaliações terá o direito à realização de 01 (uma) avaliação de reposição. Será considerado aprovado o aluno que obtiver pelo menos a média 5,0 (cinco) resultante do somatório da média de aproveitamento das atividades escolares com a nota da prova final.

 

O Curso será avaliado, também e fundamentalmente, pela sociedade através da ação intervenção docente/discente expressa na produção científica e nas atividades concretizadas no âmbito da extensão universitária em parceria com as Escolas e estágios curriculares.

O roteiro proposto pelo INEP/MEC para a avaliação das condições do ensino integra procedimentos de avaliação e supervisão que serão implementados pela UEMASUL em atendimento ao artigo 9º, inciso IX, da Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A avaliação em questão contemplará os seguintes tópicos:

 

1.    Organização didático-pedagógica: administração acadêmica, projeto do curso, atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação;

2.    Corpo docente: formação acadêmica e profissional, condições de trabalho; atuação e desempenho acadêmico e profissional;

3.    Infraestrutura: instalações gerais, biblioteca, instalações e laboratórios específicos.

 

A avaliação do desempenho docente será efetivada pelos alunos/disciplinas fazendo uso de formulário próprio e de acordo com o processo de avaliação institucional.Assim, analisando, dinamizando e aperfeiçoando todo esse conjunto de elementos didáticos, humanos e de recursos materiais, o Curso poderá ser aperfeiçoado visando alcançar os mais elevados padrões de excelência educacional e, consequentemente, da formação inicial dos futuros profissionais.

Quanto à Avaliação Externa, tem-se: nacionalmente, o Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturasdeverá ser enquadrado no novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado pela Portaria MEC n.º 2.051, de 09 de julho de 2004. Em nível de instituição, o Curso será avaliado periodicamente pelo sistema vigente de Avaliação Institucional da UEMASUL.

Quanto à Avaliação Interna, tem-se: o Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas faz parte do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras – CCANL. Possuirá um Colegiado, formado pelo Diretor do curso, representantes de docentes e discentes. A parte administrativa do Curso seguirá as normas do regimento da UEMASUL. Portanto, o Curso será avaliado periodicamente pelo sistema vigente de Avaliação Institucional da UEMASUL. No que se refere à avaliação institucional, o NDE tem o compromisso de consultar anualmente os dados obtidos das avaliações fornecidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e promover debates que permitam a atualização dos critérios de avaliação e estratégias de ensino. A autoavaliação do curso poderá ser realizada mediante: abertura de fóruns; reuniões periódicas; debates; mesas redondas; ouvidorias; que permitam a participação dialógica entre docentes e discentes em prol da reflexão e da construção contínua do Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas. Nesse ínterim, visa-se ainda um acompanhamento direto dos egressos, buscando atendê-los a partir de sugestões coletadas em instrumentos diversos, tais como: questionários, entrevistas, fóruns, entre outros.

E, quanto à Avaliação da aprendizagem, tem-se: a avaliação das disciplinas obrigatórias e eletivas será realizada segundo os critérios do docente responsável, em acordo com o regimento da Instituição. As avaliações da disciplina TCC deverão atender ao estabelecido pelas normas específicas do curso, assim como as das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado deverão também estar em acordo com as normas específicas institucionais.

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