Projeto Político Pedagógico

O perfil que pretendemos para o pedagogo egresso da UEMASUL, é que ele seja capaz de refletir sobre a educação escolar, de interrogar os sentidos da atividade educativa, de compreender as razões que conduziram à profissionalização do seu campo acadêmico. Entendemos o pedagogo, antes de tudo, como um educador capaz de sentir os desafios do tempo presente, de pensar as suas ações nas continuidades e mudanças do trabalho pedagógico, de participar criticamente na construção de uma escola, que atenda às necessidades e ao contexto social no que diz respeito ao processo dehumanização.

A ação educativa para o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto só existe a partir do entendimento da ação educativa e da historicidade dessa ação educativa. Isso exige que o pedagogo rompa com a visão “natural de educação” que oculta a historicidade da reflexão pedagógica e impede a compreensão da forma como se construíram os discursos científicos nesta área. É importante ainda, que esse profissional entenda que a história da ação educativa não é apenas um objeto que podemos estudar, mas, sobretudo, uma relação com o passado mediada por uma forma específica de atuar no presente, levando em conta os fatores que, direta ou indiretamente interferem nessa ação.

Nesse sentido, propõe-se que a identidade do Curso de Pedagogia do UEMASUL seja caracterizada pela indissociabilidade entre a teoria e a prática, relativa ao processo educativo, ocorrido nas instituições escolares dos diversos sistemas onde o futuro pedagogo irá atuar como profissional da educação básica. Isso significa que esse profissional deve, necessariamente, possuir conhecimentos para pesquisar, diagnosticar analisar, compreender, acolher as diferenças, redefinir e apontar possibilidades.

No exercício da docência, este profissional deverá ser capaz de conduzir o processo de apropriação dos saberes de forma crítica e contextualizada. Isso significa assumir o trabalho pedagógico a partir da categoria de atividade. Ou seja, uma ação que se vincula a um posicionamento ativo por parte de quem executa um ato. No caso, o ato educativo.

No exercício da gestão, o pedagogo deverá ser capacitado para planejar a gestão de forma democrática na escola, contribuindo para a articulação dos sujeitos escolares entre si e a comunidade na qual está inserida a escola.

Quando à pesquisa, defendemos o desenvolvimento de uma atitude de permanente interrogação da realidade, no domínio de processos de investigação e diagnóstico. Especialmente sobre a sala de aula e sobre a escola, levantando dados empíricos que sejam relevantes para a melhoria da atuação do profissional e, consequentemente, para melhoria do ensino.

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·         Mediar o processo de apropriação dos conhecimentos na área da docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base e princípio a apropriação do caráter sócio histórico da educação, bem como as metodologias necessárias para uma efetiva comunicação e promoção da aprendizagem e desenvolvimento dosalunos.

·         Desenvolver e avaliar experiências, projetos educacionais e formas de organização e gestão dos sistemas de ensino, escolas e espaços educativos não-escolares, tendo como base a apropriação dos princípios de gestão democrática de forma crítica ecriativa.

Desenvolver projetos de investigação e extensão, tendo em vista a realidade social e educacional, utilizando-se de métodos científicos, considerando os enfoques, abordagens e técnicas de pesquisa, condizentes com os questionamentos a serem respondidos e os objetivospropostos.

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