PROCESSOS INOVADORES E CULTURAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Linhas Pesquisa : | |
› PROCESSOS INOVADORES E METODOLOGIAS ATIVAS |
![]() |
PROCESSOS INOVADORES E CULTURAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA- Nesta linha de pesquisa reflete-se sobre os processos educativos inovadores e as metodologias ativas, em interfaces entre a linguagem midiática, as práticas docentes e os processos de ensino e aprendizagem. Propõe o desenvolvimento de metodologias ativas, problematizando referenciais teóricos e metodológicos que orientam as práticas docentes e a avaliação da aprendizagem. Ocupa-se do planejamento, da elaboração e da implementação de processos inovadores que contribuam com a formação de sujeitos, em diferentes contextos sociais e culturais. | |
› CULTURAS DIGITAIS E MULTILETRAMENTOS |
![]() |
PROCESSOS INOVADORES E CULTURAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA- Esta linha de pesquisa analisa as transformações educacionais decorrentes da Cultura Digital e a compreensão dos seus impactos na cidadania, nas novas formas de comunicação e de socialização que emanam deste contexto. Investiga os Multiletramentos que perpassam os processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias na sociedade contemporânea. Discute os conceitos e aplicações da hipertextualidade e da multimodalidade, analisando diversos suportes tecnológicos, a constituição de múltiplas linguagens e letramentos que se revelam a partir de distintas semioses e dos desdobramentos na prática da Educação Básica. |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
Linhas Pesquisa : | |
› DESENVOLVIMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
![]() |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA- A linha visa desenvolver, implementar e avaliar metodologias, técnicas e ferramentas educacionais, integrando as tecnologias, que possam contribuir com soluções que aprimorem os processos na Educação Básica. Propõe realizar análises sistemáticas para medir o impacto dessas ferramentas, incentivando pesquisas aplicadas e inovadoras, que promovam discussões críticas sobre o uso ético e efetivo das Tecnologias Educacionais. Busca bases teóricas que possam contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, estimulando a autonomia e a criatividade dos educadores na implementação, adaptação e avaliação dessas tecnologias. | |
› FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
![]() |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA- Nesta linha de pesquisa busca-se refletir sobre teorias e práticas de formação de professores para o uso das tecnologias nos processos na Educação Básica. Visa explorar estratégias relacionadas à didática, a partir da relação teoria e prática, incentivando que docentes repensem suas ações pedagógicas articuladas às tecnologias. Discute a docência permeada pelo digital, dentro de uma proposta de educação em redes colaborativas, ocupando-se do diálogo com foco nas competências e habilidades necessárias para a formação de professores para a Educação Básica. |