Dissertações/Teses

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2024
Descrição
  • ELZILENE DE SALES DIAS NOGUEIRA
  • O ESTUDO DO LÉXICO E AS QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA SOCIODISCURSIVA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Orientador : MARCIA SUANY DIAS CAVALCANTE
  • Data: 26/03/2024
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  • Esta pesquisa está ancorada em estudos da Lexicologia realizados pelos autores Biderman (1998; 2001), Antunes (2012; 2014), Isquerdo (2012), Andrade (2012), dentre outros; e abrange o campo dos Gêneros textuais com Bakhtin (2009; 2011) e Marcuschi (2012); no campo dos Letramentos, com os pressupostos teóricos de Street (2014), Rojo (2009; 2012; 2013), Soares (2012) e Kleiman (2008). Por fim, discussões sobre o livro didático alicerçadas por autores como Batista (2003), Bittencourt (2003), Bunzen (2005), Choppin (2004), Fregonezi (1999), Munakata (2012), Rojo e Bunzen (2005), Soares (1996; 2004) e Wich (2014). Acredita-se que o entrelaçamento entre as pesquisas supracitadas é necessário, porque ajudam a responder, em parte, alguns dos questionamentos que orientam esta pesquisa, como, por exemplo: O Livro didático de Língua Portuguesa contempla questões teórico-metodológicas de acordo com as discussões defendidas pelos estudos do léxico, da língua? A metodologia utilizada neste estudo está no molde da pesquisa qualitativa Bortoni-Ricardo (2008), documental exploratória de cunho interpretativista (Gil, 2008). Embora esta pesquisa utilize fonte documental, é importante destacar que ela não é isenta de subjetividades, porque o objeto de estudo dela, o livro didático de língua portuguesa, envolve seres humanos: docentes e discentes, quem produz o LDPL e a pesquisadora. Assim, se organiza em quatro etapas:1. Identificação das atividades linguísticas no LDP Se liga nas linguagens; seleção das atividades voltadas para estudo léxico e organização das atividades por categorias; 2. Comparações entre o que é proposto no LDP Se liga nas linguagens (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2020) e as discussões sobre ensino do léxico, da língua com relação às questões teórico-metodológicas; 3. Descrever de forma analítica como é o tratamento e/ou ausência da dimensão sociodiscursiva nas atividades apresentadas no livro didático Se liga nas linguagens (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2020) adotado no IFTO. Ainda, análise do LDPL nos aspectos linguístico, semânticos e teórico-metodológicos, utilizando atividades com as categorias substantivos, adjetivos, verbos e formação de palavras. Finaliza com item 4: Elaboração de Situação Didática constituída de elementos da cultura, da memória e da identidade dos discentes locais em interface com outras culturas, outras identidades para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do léxico, da língua.

  • FERNANDA SUELEN FREITAS DA SILVA
  • GRAMATIQUICES: O ensino de Morfologia em escolas municipais de Açailândia–MA

  • Orientador : GABRIELA GUIMARÃES JERÔNIMO
  • Data: 25/03/2024
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  • Apesar das inúmeras discussões a respeito do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Básico, a questão central para os professores de Português gira em torno do dilema de “ensinar ou não ensinar Gramática”, culminando em abordagens que isolam muitas vezes palavras e frases descontextualizadas. Assim, torna-se necessário a revisão dessas práticas pedagógicas, cujo intuito é a melhoria do ensino de Gramática na sala de aula. A pesquisa tem por objetivo geral compreender o ensino de morfologia nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do ensino fundamental em escolas de rede pública na cidade de Açailândia–MA. Como objetivos específicos: a) apontar as estratégias metodológicas utilizadas pelos docentes para o ensino de morfologia nas
    aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do ensino fundamental; b) investigar quais tem sido os desafios e/ou perspectivas em relação aos conteúdos de morfologia; c) analisar a abordagem morfológica referente ao verbo no livro didático de Língua Portuguesa do 6° ano do ensino fundamental e d) apresentar possíveis estratégias metodológicas referentes ao ensino de morfologia que visem auxiliar o professor de Língua Portuguesa. O trabalho teve como procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa, sendo exploratória, de campo. Assim, aplicamos um questionário on-line para 4 (quatro) professoras de Língua Portuguesa do 6° ano do ensino fundamental. Por meio dessas profissionais, foi traçado um panorama no qual
    considerou as concepções teóricas que elas têm sobre o ensino da Gramática. Além de mostrar as suas perspectivas, desafios e estratégias para construir uma prática de ensino mais significativo nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do ensino fundamental em 2 (duas) escolas de rede pública de Açailândia–MA. Constatamos nesse estudo que, apesar de as profissionais relatarem que trabalham alinhadamente ao que é debatido e defendido pelos estudos linguísticos, elas ainda apresentam dificuldades em colocar a teoria em prática para uma vivência mais significativa em sala de aula sobre o ensino de Gramática. Assim, apresentamos estratégias e metodologias eficientes para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa na educação básica por meio da página do Instagram “Gramatiquices”. Por fim, o estudo mostra de que modo a Morfologia é ensinada nas aulas de Língua Portuguesa. Além de demonstrar como as discussões teóricas e estratégias, que serão propostas, podem potencializar (ou não) para um ensino mais eficiente de Gramática, possibilitando, assim, que os professores repensem as suas práticas referentes ao ensino de Português. Contribuímos, dessa forma, para o aprimoramento da prática docente e, consequentemente, para a elevação da qualidade da educação linguística em Açailândia–MA, tornando o ensino mais significativo para os estudantes. O trabalho teve como principais autores Antunes (2003), Franchi (2006), Travaglia (2009) e Neves (2009).

  • LISANIR CARDOSO CHAVES
  • PROCESSO DE LETRAMENTO DO ALUNO SURDO: Estratégias de Ensino da Língua Portuguesa como L2, no contexto bilíngue

  • Orientador : MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
  • Data: 12/03/2024
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  • A presente pesquisa tem por finalidade investigar como ocorre o processo de letramento em Língua Portuguesa como L2, no contexto bilíngue, para alunos surdos, dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, como objetivos específicos, pretendeu-se identificar os principais recursos didáticos visuais desenvolvidos pelas professoras colaboradoras, no processo de letramento do aluno surdo, no ensino da Língua Portuguesa como L2, no contexto bilíngue; analisar as principais estratégias pedagógicas utilizadas no processo de letramento do aluno surdo, no ensino da Língua Portuguesa como L2, no contexto bilíngue; descrever o contexto sociocultural e sua influência no processo de letramento do aluno  surdo, na aprendizagem da Língua Portuguesa como L2; propor sequência didática, focando no processo de letramento de alunos surdos, no ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, no contexto bilingue. Este estudo é de abordagem qualitativa, realizado a partir de observação e de entrevista semi-estruturada com as professoras, que atuam no 2º e 3º anos, do ensino fundamental no contexto bilíngue. É uma pesquisa de campo desenvolvida em salas de aulas regulares da Escola Bilíngue do Município de Imperatriz-MA, que propõe ao professor, um E-book com Propostas de Sequência Didática em formato PDF. Para a fundamentação teórica deste estudo os principais autores são Gil (2014), Creswell (2010), Street (2014), Soares (2004; 2009; 2017; 2020), Kleiman (1995; 2001; 2006; 2007), Quadros (2005; 2019), Strobel (2003), Perlin (2008); Costa (2020), Campello (2008), Fernandes (2006), Ferreira e Zampieri (2010), Rojo (2012) e Marcuschi (2002). Espera-se que esta pesquisa contribua com professores bilíngues, que fazem parte do prcoesso de ensino da Língua Portuguesa como (L2) para o letramento do aluno surdo.

  • JOÃO BATISTA PEREIRA SILVA
  •  A CRÔNICA IMPERATRIZENSE: literatura, regionalidade e ensino

  • Orientador : ROGÉRIO FERNANDES DOS SANTOS
  • Data: 11/03/2024
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  • Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar parte das crônicas regionais produzidas em Imperatriz, como recurso para o ensino médio, em uma perspectiva de letramento literário. Um percurso científico voltado a compreender o gênero como ferramenta a provocar questionamentos e reflexões no âmbito da sala de aula e para além dela, em vista das múltiplas potências que o texto literário possibilita. Uma análise do gênero literário da crônica regional, construída dentro do contexto social e histórico de Imperatriz, seu conteúdo, intencionalidades e repercussões. O caminho metodológico passou por uma abordagem qualitativa e de natureza documental e bibliográfica, com levantamento em fontes jornalísticas, literárias e da Academia
    Imperatrizense de Letras - AIL, revisitando a produção de autores locais tais como Jurivê de Macedo, Adalberto Franklin, Livaldo Fregona, Agostinho Noleto, Elson Araújo, entre outros; neste processo se empreendeu a aplicabilidade dessas produções, evidenciando sua natureza literária e social como um  verdadeiro recurso no fazer educativo.

  • KEZIA DA SILVA CALIXTO
  • ANIM(E)SCOLA: “O Castelo Animado”, de Hayao Miyazaki (2004), como estratégia didática para o (re) conhecimento da consciência socioambiental no espaço-escola

  • Data: 08/01/2024
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  • A educação se torna instrumento de dominação quando não objetiva a transformação social (Freire, 2013). No neoliberalismo-capitalista as práticas pedagógicas são mercantilizadas, configuradas de tal modo a tornar o sujeito em mão de obra qualificada, barata e acrítica (Mariano et al. 2019). Isso é observado, em anos mais recentes, nas páginas da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), que focalizam em treinar o educando para o campo empresarial. Nesse contexto, a classe hegemônica consegue perpetuar as divisões de classe, ao retirar de grupos dominados o direito a uma educação emancipatória, isto é, capaz de auxiliar
    no processo de desenvolvimento da reflexão crítica. A utilização da educação como ferramenta de manipulação ideológica no neoliberalismo se baseia na lógica capitalista de exploração do homem pelo homem, que iniciou, nas primeiras sociedades humanas, com a dominação do meio ambiente (Singer, 2010). Por esta razão, faz-se relevante trazer ao espaço-escola discussões referentes a relação entre natureza e sociedade, pois de acordo com Fisher (2020), mudanças sociais significativas só são realmente possíveis quando pensamos, analiticamente, a estrutura dominante e como ela causa e perpetua diferentes desigualdades. Assim, selecionamos o longametragem em anime “O Castelo Animado”, idealizado por Hayao Miyazaki (2004), para discorrermos acerca de questões socioambientais. Visto que se trata de uma narrativa
    multimodal, realizamos a leitura da obra por uma perspectiva multissemiótica (Cazden et al. 2021), considerando as múltiplas linguagens que circundam a construção da narrativa, como o texto verbal, as imagens, as cores, o movimento, o som etc. Por fim, criamos uma sequência didática baseada na pedagogia dos multiletramentos (Cazden et al. 2021), desejando indicar para professores do Ensino Médio possíveis maneiras de auxiliar os alunos a desenvolverem os multiletramentos por meio da leitura dos recursos multisemióticos do referido filme e evocando, simultaneamente, reflexões ecológico-sociais. Esperamos que essas contemplações ajudem os estudantes a pensarem as formas como organizações político-econômicas de cunho mercadológico exploram predatoriamente a classe trabalhadora, igualmente exploram a natureza (Marx, 2014).

2023
Descrição
  • FABIANA COSTA DE SOUSA
  • AUTOETNOGRAFIA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: Escrevivências sobre ensino de gêneros textuais e práticas de multiletramentos

  • Data: 08/12/2023
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  • Esta pesquisa tem como título “Autoetnografia, identidade e formação docente: escrevivências sobre ensino de gêneros textuais e práticas de multiletramentos”. A perspectiva de recorte de objeto de pesquisa partiu, principalmente, de projetos de ensino e de extensão realizados nos anos de 2021 e 2022, enquanto a autora desta pesquisa atuou como professora substituta de Língua Portuguesa no Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus São João dos Patos. Doravante esse recorte, foram analisadas narrativas autobiográficas, dados deste escopo científico, como forma de alcançar o objetivo desta pesquisa, no qual, configura-se em analisar como ocorre o ensino de gêneros textuais e o desenvolvimento de práticas de multiletramentos para a liberdade social, a partir de narrativas autobiográficas de práticas desenvolvidas, como docente de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Tendo em vista que o ensino dos gêneros textuais que explora as suas multimodalidades, denomina-se como o mais adequado ao ensino de Língua Portuguesa por desenvolver habilidades de multiletramentos nos alunos, a partir da concepção de ensino sociocognitivista, bem como a concepção de linguagem sociointeracionista. A metodologia adotada para realização deste estudo é a autoetnografia, método que surge adjacente à etnografia, porém, na perspectiva de analisar as próprias experiências e vivências do pesquisador por meio de narrativas autobiográficas. Portanto, esta pesquisa também se configura como qualitativa, devido à perspectiva de sua abordagem. Fundamentou-se esta pesquisa em estudiosos que abordam sobre memória, identidade individual e coletiva docente, tais como: Pierre Nora (2002), Stuart Hall (2001), Maurice Halbwachs (1990), Michel Pollak (1992), entre outros. Pesquisadores que aprofundam a autoetnografia, bem como de análises de narrativas autobiográficas: O’Connell (2017); Assis (2022); Santos (2017); Chang (2008); Maia e Batista (2020) e Jovchelovitch e Bauer (2008). Pesquisadores que desenvolvem estudos referentes ao texto, especificamente, aos gêneros textuais na perspectiva sociointeracionista da língua: Bakhtin e Volochínov (2010), Antunes (2009), Koch (2015), Marcuschi (2010). Posteriormente, vêm autores que pesquisam práticas de ensino do texto, que envolvem multiletramentos como Soares (2008); Rojo (2012); Bezerra (2023). Em seguida, autores que abordam a formação docente, especificamente, de Língua Portuguesa: Antunes (2003), Guedes (2006), Kleiman (2005) e Novaes (2020). Além disso, esta pesquisa também conta com Hooks (2017); Freire (1994) e Graciani (2014), trazendo apontamentos e reflexões sobre a educação como prática de liberdade social. Por fim, as sequências didáticas produzidas para o PTT (Produção Técnico -Tecnológica) foram fundamentadas em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados da pesquisa demonstram que a experiência docente da professora e pesquisadora deste estudo indicam influências das concepções de ensino e de linguagem sociocognitiva interacionista, dessa forma, permitindo que multimodalidades textuais possam ser exploradas por intermédio de práticas de multiletramentos. Portanto, os discentes vivenciaram realidades multiletradas contextualizadas pelo uso e funcionamento da língua no cotidiano que os preparam para a vida em sociedade de forma que possam atuar exercendo suas cidadanias de formas conscientes e criticizadoras. Este estudo contribui para motivar futuras pesquisas, cuja perspectiva seja evidenciar desafios e práticas do professor pesquisador para o ensino de Língua Portuguesa.

  • KARLEYBY ALLANDA BARBOSA DE SOUSA
  • A POESIA MUSICAL DE IMPERATRIZ: um diálogo de saberes na constituição de um povo

  • Orientador : KÁTIA CARVALHO DA SILVA ROCHA
  • Data: 07/12/2023
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  • Com esta pesquisa objetiva-se discorrer sobre o cotidiano, lutas, valores, sentimentos e saberes que expressem a cultura do povo de Imperatriz por meio de poesias musicais. A poesia e a música exercem importante papel, externando os sentimentos do poeta, aspectos positivos e negativos em relação a um determinado espaço que é gerador de afetos. A literatura e a música dialogam externando a paisagem e o que se tem nesta região, bem como, as vivências, saberes, experiências que contam sobre o processo de constituição da cultura de um povo. Para descrever sobre a cultura de Imperatriz a partir de composições musicais, foram feitas pesquisas no acervo do Jornal O Progresso, que fica localizado na Academia imperatrizense de Letras, além de buscar-se artigos, dissertações e outros textos acadêmicos voltados para o cerne desta pesquisa: analisar e discutir a representação de Imperatriz nas canções. Para tanto, foram utilizados os teóricos: Stuart Hall (2016), Chiappini (1995), Moisés (2019), Pollak (1989), Halbwachs (1990) Sousa, (2005) Castro (2005) entre tantos outros. A análise descritiva sobre a cidade foi conduzida a partir destas composições musicais selecionadas que trazem elementos voltados para o aspecto valorativo do lugar, mas que traduzem também as mazelas sentidas e percebidas nos versos poéticos. A música é um elemento cultural que possibilita ao artista representar seu contexto de mundo, seu espaço. No resultado do estudo, elaborou-se um vídeo com os poetas Erasmo Dibel, Zeca Tocantins, Dumar Bosa e Carlinhos Veloz. Estes poetas prestam um depoimento sobre a contribuição da música em seus contextos de vida, e as grandes dificuldades encontradas na trajetória musical na cidade de Imperatriz. O vídeo intitulado “Os poetas e a cidade” resultou em um documentário enquanto instrumento didático-pedagógico como Produto Técnico Tecnológico para que possa ser utilizado na rede de ensino por diferentes áreas do conhecimento.

  • ANA CAROLINA FREITAS DE FARIAS
  • A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIONAL NORDESTINA NO CINEMA: desvendando desafios, desvelando práticas e tecendo voos linguísticos e cinematográficos

  • Data: 30/10/2023
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  • Ao longo dos anos, o ensino da Língua Portuguesa tem sido fundamentado nos princípios da gramática normativa ou prescritiva, com ênfase na ideologia de uma norma-padrão única e superior. Diante dessa abordagem, este estudo consiste em investigar a variação linguística regional nordestina, por meio de reflexões mediadas pelo cinema, em conformidade com as propostas educacionais que advogam pela adoção de metodologias que consideram a língua natural dos alunos. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem qualitativa e documental de caráter exploratório. Os corpora de análise consistem nos filmes Lisbela e o prisioneiro (2003, Arraes), Cine Holliúdy (Gomes, 2013) e Ai que vida! (Filho, 2008), analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista e de seus vínculos com o ensino, de Bagno (2007, 2012, 2015), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Coelho (et al., 2018) entre outros. No que diz respeito à perspectiva do cinema e do ensino, esta pesquisa se fundamenta nas contribuições de Napolitano (2015), Fresquet (2013) e Oliveira (2018). Os resultados obtidos apontam a importância do cinema como recurso quando aliado à prática pedagógica, uma vez que, por meio do cinematográfico, é apresentada uma multiplicidade de conhecimentos culturais e sociais, capazes de promover a criticidade e contribuir para o desenvolvimento da autonomia do aluno. Em relação à perspectiva da diversidade linguística, são observados os seguintes aspectos: a língua é um sistema plural e o cinema possibilita a observação desse pluralismo. Além disso, incluir o filme no contexto educacional proporciona aos estudantes a oportunidade de se aproximarem de outras realidades, como a compreensão da diversidade linguística. Ao conhecerem melhor outras representações linguísticas, os estudantes também progridem na superação de estereótipos e preconceitos em relação à língua natural. Portanto, este estudo é relevante por sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com foco no uso de recursos cinematográficos como uma proposta para a reflexão sobre a variedade linguística.

  • LARISSA DE FARIAS SILVEIRA
  • SEMÂNTICA, CINEMA E ENSINO

  • Orientador : SONIA MARIA NOGUEIRA
  • Data: 20/10/2023
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  • A semântica é uma área da linguística que estuda o significado, tendo sua abrangência e complexidade ocasionada pela difícil conceituação do objeto de estudo. É evidente a relevância da semântica no ensino de língua natural, visto que possibilita o estudo do léxico, estrutura sintática, entre outros fatores que contribuem no processo de significação. Na sala de aula, não havendo limite ao uso do livro didático, pode-se utilizar diferentes estratégias metodológicas para alcançar o objetivo do processo ensino-aprendizagem. Cite-se cinema, como depositário de múltiplos conhecimentos, advindos do seu constructo, da sua linguagem – o imagético, o sonoro, o verbal – suscita infindáveis abordagens e leituras e, inevitavelmente, cada vez mais, se faz presente/necessário como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, como ampliação de enfoques outros na exploração/explosão de sentidos dos textos verbais, imagéticos, sonoros, entre outros. Este estudo tem como objetivo geral investigar o ensino da semântica e o uso do cinema como suporte pedagógico na sala de aula. Assim, esta pesquisa faz parte da área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos do PPGLe-UEMASUL, especificamente, na linha de pesquisa Memória, Linguagem e Ensino do GELMA. Para tanto, a metodologia da pesquisa trata-se do método qualitativo com etapas na pesquisa documental. A abordagem teórica constitui-se de estudos semânticos com Greimas (1976), Marques (1996), Valente (1997), Ilari (2001), Oliveira (2008), Cançado (2008) e Abrahão (2018); cinematográficos com Carrière (1995), Bordwell (2008); o cinema e ensino, com Arroyo (2014) e Napolitano (2015). Os corpora da pesquisa compõem-se dos livros didáticos “Português: conexão e uso”, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho (2018), 8° e 9° anos do ensino fundamental, e do filme “O auto da compadecida”, de Guel Arraes (2000). Os critérios de seleção consistem em os livros didáticos serem adotados, no ciclo 2020 a 2023, em municípios de abrangência da UEMASUL; e o cinematográfico ser um filme nacional, citado no livro didático do 8° ano. Desse modo, as categorias de análise são os aspectos semânticos ambiguidade e sinonímia, além do sentido das cores no filme. Assim, a pesquisa busca contribuir com ensino de língua portuguesa ao incentivar o uso da arte cinematográfica como ferramenta para os estudos do processo de significação. A Produção Técnico-Teológica trata-se de uma sequência didática escrita, com o título: “A semântica e o cinema no ensino fundamental”, tendo como público-alvo os professores dos anos finais do ensino fundamental, contemplando atividades com base em análises de livros didáticos e de filmes em uma abordagem semântica. É relevante o estudo da semântica nos estudos de língua natural, visto que contribui na interpretação e produção textual, o verbal, o imagético, o sonoro e diversificação do vocabulário, entre outros. Assim, esta pesquisa faz um percurso nos documentos oficiais brasileiros e no livro didático, apresentando uma metodologia de ensino e a semântica em um contexto de comunicação. Verificou-se que o corpus não apresenta espaço próprio para os aspectos semânticos, e que os filmes em gerais não são utilizados na construção de sentido.

  • ADRIANA ALVES SILVA LIMA
  • SEMÂNTICA LEXICAL: videocast como recurso didático nas aulas de língua portuguesa para o ensino de sinonímia nos 6ºs e 7ºs anos finais do ensino fundamental


  • Data: 28/04/2023
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  • A sinonímia estuda a relação de semelhança de significado entre palavras. Desse modo, entendê-la é importante para o desenvolvimento da capacidade percebê-la de acordo com cada contexto. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o estudo da sinonímia em livros didáticos de Língua Portuguesa, dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, adotados no município de Açailândia/MA. O critério de seleção do corpus, “Português: conexão e uso”, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho, dos 6º e 7º, de 2018, consiste em os livros pertencerem à coleção adotada e ao ciclo de 2020 até 2023. Para o embasamento teórico, foram utilizados estudos de Ullmann (1964), Marques (2003), Tamba (2006), Ilari e Geraldi (2006), Cançado (2016), Polguère (2018), entre outros. A abordagem metodológica foi qualitativa, de cunho documental. O aspecto de análises do material didático consiste na sinonímia. Para tanto, foram selecionadas atividades relacionadas ao fenômeno semântico sinonímia. No que se refere à Produção Técnico-Tecnológica (PTT), foi desenvolvido um videocast como recurso didático para o ensino de sinonímia, direcionado ao público-alvo professores do ensino fundamental público da região Tocantina. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para um lócus de discussão acerca das relações entre as palavras e suas significações. No que diz respeito aos resultados obtidos da análise dos livros didáticos, percebe-se que, em relação ao aspecto da descrição, na introdução o corpus apresenta-se como um instrumento de conhecimento para os alunos e, na organização, são divididos por unidades e subdivididos seções, subseções e boxes. Em relação ao aspecto sinonímia, observa-se que somente o livro didático do 6º ano expõe o fenômeno semântico de modo explícito no sumário. Além disso, verifica-se que a abordagem da sinonímia ocorre de maneira escassa em ambos os livros. Constata-se que algumas atividades abordam o questionamento acerca do sentido ou significado das palavras conforme os contextos em que estão sendo utilizadas. Tendo em vista sua relevância para o ensino, sugere-se que a sinonímia deva ser abordada com mais visibilidade nos livros didáticos.

  • ALEILDE TAVARES DA SILVA
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DA LIBRAS: sinais toponímicos de espaços de lazer e turismo

    em Imperatriz (MA)

  • Data: 27/04/2023
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  • Por considerar a variação linguística um fenômeno inerente às línguas naturais, o presente estudo trata da variação linguística em Libras, cujo propósito, é verificar a variação fonéticafonológica e a variação lexical, na sinalização de pessoas surdas de uma mesma comunidade. Este estudo está fundamentado nos pressupostos para as pesquisas de língua de sinais com propostas de investigação da variação linguística em Libras, os postulados de Xavier (2012), Xavier e Barbosa (2014), Machado (2016), Castro Júnior (2011), Vargas (2018). No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, autoetonográfica, pelo fato de estar imersa na comunidade pesquisada, tendo como público-alvo as pessoas surdas. O objeto de estudo foram os topônimos - espaços de lazer e turismo de Imperatriz (MA), em Libras, fundamentado nos estudos de Dick (1990), Sousa (2022) e Silva et al. (2022), Miranda (2020). Para a seleção dos dados foi utilizada a obra Imperatriz cidade da gente, nos anos finais do Ensino Fundamental, lazer e turismo (SANTOS et al. 2020), sendo selecionados dez termos para análise em Libras. Para tanto, contamos com oito participantes surdos (quatro homens e quatro mulheres) da comunidade local, para a confirmação dos sinais dos topônimos. A confirmação destes foi realizada por meio de entrevista semiestruturada realizada informalmente sem um roteiro planejado. Em razão da especificidade visual dos participantes, foi utilizado o uso de imagens representativas dos topônimos, e gravações dos sinais em vídeos que, serviram de fonte para a descrição de tal proposições. Toda a execução foi feita com consentimento do grupo, contudo, foi elaborado um termo de consentimento livre individual, a qual foi assinado por todos. Os resultados comprovam a ocorrência da variação fonética- fonológica, ao identificar traços variáveis nas produções dos sinais, pelos participantes, a partir dos parâmetros (CM, PA, MO e Or e ENM), quando comparadas intersujeito. Quanto a variação lexical, os dados evidenciam a ocorrência de duas variantes para dois sinais termos. Sendo corroborado que os fatores internos e externos da língua possuem forte relação. Todo esse processo, resultou na organização do produto técnico-tecnológico, de natureza digital (site), bilingue (Libras e LP), onde será documentado o sinal referente ao topônimo e as possíveis variações identificadas, de sinalização, sendo apresentado como proposta didática, para o ensino e aprendizagem da Libras, espero que este contribua com a expansão dos estudos toponímico em Libras, e sobretudo com os estudos da variação linguística nessa língua, que ainda é incipiente as discussões.

  • ZANADO PAVÃO SOUSA MESQUITA
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA TERMINOLÓGICA EM LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Data: 27/04/2023
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  • Os sinais-termo na educação de Surdos corroboram para que o conhecimento científico e acadêmico seja adquirido pelos Surdos, sobretudo, os do Ensino Superior. No entanto, a ocorrência de sinais-termo variantes pode dificultar a compreensão de determinados termos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a ocorrência de variantes linguísticas dos sinais-termo na sinalização de Surdos do curso de Pedagogia de Imperatriz - MA e de cidades adjacentes, de modo a compreender a variação linguística terminológica na Libras. A pesquisa se embasa na hipótese de que há uma diversidade de sinais-termo em Libras no curso de Pedagogia. Para realizar uma pesquisa que abarcasse esta proposta escolheu-se a abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, além de ter o questionário fechado como instrumento de construção dos dados, questionário este distribuído por meio do google forms a colaboradores da pesquisa, que foram Surdos, graduados e graduandos, do curso de Pedagogia, das cidades de Imperatriz - MA e Açailândia - MA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, são utilizados estudos que contemplam a área de alfabetização, letramento e bilinguismo que se pôde fazer paralelo com a educação de Surdos, tais como: Backer (2001), Quadros (1997), Skliar et al. (2016), Street (2014), Strobel (2009, 2018), Stumpf (2005) e Soares (2004, 2005, 2017); dos estudos da variação linguística: Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (1972, 2002), Camacho (2011), Coelho et al. (2018), Pereira (2012) e Silva (2013); do léxico, como os estudos de Biderman (1998), Cabré (1993), Finatto (1996), Krieger e Finatto (2004); dos sinaistermo na Língua de Sinais: Castro-Júnior (2014), Costa, M.R. (2012, 2020), Costa, F.R. (2018), Faria-Nascimento (2009) e Faulstich (1990, 1995), dentre outros. Os resultados mostram que as variantes linguísticas ocorrem a partir da base paramétrica que compõem o sinal-termo, a saber: a Configuração de Mão, o Ponto de Articulação, a Orientação e Direcionalidade, o Movimento e as Expressões Não-Manuais e Faciais. Cada uma dessas bases paramétricas possui elementos morfossintáticos específicos que corroborarão para que a compreensão do sinal-termo seja evidenciada, proporcionando uma padronização do sentido linguístico perante as variações terminológicas. A relevância dessa pesquisa se dá por poder contribuir com a expansão dos conhecimentos acadêmicos de Surdos graduandos na área educacional tendo a cidade de Imperatriz - MA, e cidades adjacentes, como lócus da formação acadêmica de Surdos da Região Tocantina do Maranhão. Esta é uma investigação inserida na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), fazendo parte do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA).

  • JANNYELLE DE SOUZA CORREA
  • A poesia contemporânea como estímulo para formação de leitores literários no Ensino Médio

  • Data: 26/04/2023
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  • A prática de leitura de textos literários na escola ainda é, por vezes, um desafio para o professor de língua portuguesa, tendo em vista que se busca a formação plena do aluno, enquanto leitor do mundo, e que, paralelo a isso, o estudante precisa desenvolver o gosto pela leitura, como uma atividade que seja sinônimo de prazer, não de obrigação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como o ensino da poesia contemporânea no Ensino Médio pode contribuir para a formação de leitores literários, promovendo o desenvolvimento da criticidade e aguçando a sensibilidade (tão necessária para combater a brutalidade dos tempos atuais). Dessa maneira, foi conduzido um estudo sobre leitura literária, o ensino de poesia e a poética de Ferreira Gullar, evidenciando-se o estudo da estrutura, temas e estilo da escrita do poeta maranhense. São apresentados poemas de Ferreira Gullar nos quais se encontram representações da realidade, não apenas maranhense, mas brasileira, com a finalidade de exemplificar textos que possam ser utilizados em sala de aula para incentivar a leitura crítica dos alunos. Por meio da pesquisa e da coleta de dados, buscamos analisar o cenário atual do ensino sob a ótica de professores e alunos, além de mostrar que o ensino de poesia contemporânea, ao ocorrer no ambiente escolar e com destaque nas obras de Gullar, enriquece o repertório artístico e literário assim como promove a valorização cultural de um povo.

  • THAÍS FERNANDA MEDEIROS DIAS
  • DO DESENCANTO AO ENCANTAMENTO: a literatura negra infantojuvenil que cura

  • Data: 12/04/2023
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  • O presente estudo, discorre sobre a literatura infantil e infantojuvenil afro-brasileira contemporânea, como umas das formas de promover educação antirracista no ambiente escolar. A investigação tem por objetivo, contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino com literatura afro-brasileira infantil e infantojuvenil, explorando aspectos identitários, culturais e ancestrais, com foco na obra Omo-oba: histórias de princesas (2009), objeto deste estudo. A partir da análise literária dos seis contos que compõem corpus da obra Omo-oba: histórias de princesas (2009), serão discutidas temáticas como empoderamento, ancestralidade, identidade e representatividade negra. A pesquisa norteia-se pela abordagem teórica de Cavalleiro (2006), Cuti (2010), Duarte (2005,2014), Fanon (2008), Gomes (2002,2009,2012, 2017), Lajolo; Zilberman (2006), Mattos (2012), Hall (2003,2005), Munanga (1988, 1994, 2005, 2008). O estudo atende aos objetivos da lei afirmativa de nº 10.639/2003, que trata sobre a educação para relações étnico raciais. Nesta dissertação, aborda-se o protagonismo de personagens negras/os, os estereótipos raciais na literatura, as representações do sujeito negro e sujeita negra, o valor cultural do legado africano, o ensino de história e cultura afro-brasileiras e a produção contemporânea infantil e infantojuvenil de autoria negra. A leitura analítica dos dados sinaliza que, a literatura pode ser um importante instrumento no trato de questões como o preconceito e a discriminação na escola, e que por meio da educação é possível conceber que não existe cultura maior ou menor, as culturas se complementam formando o arcabouço cultural de um povo.  Ao final deste estudo elaborou-se uma Produção Técnico-Tecnológica, nos moldes de uma sequência didática literária, com a perspectiva de auxiliar professores e professoras na condução do trabalho com a Literatura Afro-brasileira na escola junto ao público infantojuvenil.

  • JOSELIAS DA COSTA MATOS
  • Campo semântico na sala de aula do ensino fundamental: interdisciplinaridade entre língua portuguesa e estudos regionais de Imperatriz-MA

  • Data: 11/04/2023
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  • No que tange ao ensino de língua portuguesa em sala de aula, observa-se que questões do significado não têm sido abordadas em atividades de compreensão de texto nos livros didáticos. Por outro lado, não se vê o engajamento de professores em propor ações interdisciplinares nos estudos da linguagem, principalmente no que se refere às relações de significado estabelecidas entre as palavras do texto. A partir disso, os seguintes questionamentos se fazem pertinentes: como se dá a abordagem de campo semântico em atividades no livro didático de língua portuguesa? Como aplicá-la a atividades no livro didático de estudos regionais? É possível a elaboração de atividades sobre campo semântico em uma perspectiva interdisciplinar? Portanto, esta pesquisa objetiva analisar o trabalho com campo semântico nos livros didáticos de língua portuguesa e de estudos regionais de Imperatriz-MA dos anos finais do ensino fundamental, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, busca-se: identificar campo semântico nas obras analisadas, descrever a abordagem sobre campo semântico em atividades de compreensão de texto dos livros didáticos, verificar a interdisciplinaridade entre língua portuguesa e estudos regionais por meio do trabalho com campo semântico e sugerir a criação de atividades com campo semântico em uma perspectiva interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, aliada à pesquisa documental com aplicação da teoria do campo semântico dos estudos da linguagem nos estudos regionais sob a perspectiva da interdisciplinaridade. O corpus é composto pelos livros didáticos: Tecendo linguagens: língua portuguesa 6º ano (2018), aprovado no PNLD 2020, e Imperatriz cidade da gente: história e geografia (2020). Ambos adotados na rede pública de ensino em Imperatriz-MA. Os resultados alcançados revelam a viabilidade do trabalho interdisciplinar com campo semântico em sala de aula, culminando na produção de um caderno didático para servir de auxílio ao professor na produção de atividades com campo semântico.

  • MARIANA SOARES DOS SANTOS
  • POR ENTRE CHÃOS E RIOS: caminhos narrativos da literatura imperatrizense

  • Data: 09/02/2023
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  • A literatura é uma expressão artística imbricada de importantes ações que incluem, inevitavelmente, a percepção dos envolvimentos de quem a cria, mediante a experiências e experimentos de recorrência social e cultural. Esse conjunto de percepções atua como elementos construtores de narrativas que refletem traços identitários de uma sociedade. Tendo isso em vista, percebe-se que, há muito, a historiografia brasileira, imperiosamente, instituiu cânones que, de alguma forma, apontam para existência de uma literatura nacional baseada, quase tão somente, nas produções literárias e intelectuais realizadas nos eixos centralizadores do país, Rio de Janeiro-São Paulo. Tanto é, que até nos dias atuais, ainda persiste uma referência à literatura, dita “fora do eixo”, como “regional”. Seria ela regional? Em qual perspectiva? Em contrapartida, é possível afirmar que a produção Rio-São Paulo, nos 30 do século passado, não era regional? E por que assim não é denominada, por exemplo, nos livros didáticos?. Sabe-se que essa literatura, dita “regional”, e seus estudos se mostraram, com o tempo, berço de discussões importantes sobre a construção intelectual e cultural do país. Levantando questionamentos sobre o que seria essa regionalidade e porque esta era vista apartada na literatura nacional. Em meio a essas e outras tantas questões, esse fazer literário, por possuir elementos intra e extratexto importantes como identificação para o leitor local, pode-se constituir ferramenta fundamental para o letramento literário. Por conseguinte, a presente pesquisa problematizou os aspectos que compõem esta literatura, em especial a produzida na cidade de Imperatriz, no interior do estado do Maranhão. Para isso, foram analisadas parte das narrativas literárias produzidas na cidade e uma discussão foi fomentada sobre as concepções de Regionalidade, Literatura, Identidade e Memória. O método de pesquisa adotado possui caráter dialético e segue os procedimentos da pesquisa bibliográfica, no levantamento do material teórico e do acervo literário imperatrizense. Também conta com a pesquisa de campo, realizada por meio de entrevista com autores locais para a coleta de material. Constatou-se durante as entrevistas com os autores que o processo de formação da literatura imperatrizense ocorreu a partir da participação coletiva de pessoas engajadas com as criações culturais da cidade, especialmente as voltadas para o teatro. A partir disto, é possível compreender a literatura imperatrizense como o resultado de colaborações e iniciativas coletivas de escrita, revisão e crítica. Além disso, a literatura imperatrizense estabelece uma leitura das dinâmicas sociais e culturais produzidas pelas reverberações regionais, identitárias e memorialísticas que conduzem o leitor a experienciar as diversidades que habitam os regionalismos existentes na cidade e região. Tendo essas perspectivas em vista, a Biblioteca Virtual (Ser)tão de cá. foi produzida como etapa final desta pesquisa. Ela conta, a princípio, com textos dos autores entrevistados e será gratuitamente disponibilizada para a comunidade, em especial, para professores e alunos da rede pública de ensino, no site do PPGLe, Mestrado em Letras, da UEMASUL.

  • RONIELA ALMEIDA MOREIRA
  • A REPRODUÇÃO DA FALA NA ESCRITA: análise de metaplasmos em textos
    de alunos doEnsino Fundamentalde escolas públicas de Imperatriz e Açailândia,
    Maranhão

  • Orientador : MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
  • Data: 07/02/2023
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  • Lidarcom os problemas advindos da falta de domínio da norma ortográfica, por parte dos alunos, é uma tarefa desafiadora para o professor de Língua Portuguesa, visto que muitos deles, ao escrever, transpõem segmentos sonoros da fala para a escrita. Neste trabalho, que se insere no campo da Sociolinguística, abordamos os fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos transpostos da fala para a escrita, a partir da análise de textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas dos municípios de Imperatriz e Açailândia, Maranhão.Nele, apresentamos também a percepção dos professores quanto à existência de fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos que os alunos reproduzem na escrita.A construção dos dados foi realizada a partir do banco de dados da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL, utilizando relatórios de Iniciação Científica, construídos a partir dos resultados de pesquisas realizadas por alunos e professores da instituição, no período de 2017 até 2021.Os trabalhos selecionados como corpus tratam da ocorrência de regras não padrãona escrita de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, das escolas de Imperatriz e Açailândia, no Maranhão. Utilizamos como autores principais para a fundamentação teórica da Sociolinguística, Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2004, 2007, 2009), Coelho et al (2015) e Mollica (2010); para considerações sobre linguagem falada e escrita, Marcuschi (2010) e Antunes (2003). Os resultados obtidos indicam que os escolares reproduzemna escrita os fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos presentes na fala, sendo o apócope o mais frequente, com 25 (vinte ecinco) casos. Pudemos registrar, também, a ocorrência de lambdacismo, alçamento vocálico, desnazalização, assimilação, epítese, epêntese, síncope, entre outros. Quanto à percepção do professor em relação à transposição desses fenômenos para a escrita, percebemos que eles conseguem identificá-los na escrita dos alunos. No entanto, alguns professores relatam que é um problema e um grande desafio para o ensino da língua portuguesa. Assim, apresentamos neste trabalho uma proposta pedagógica, um jogo intitulado “Palavras no labirinto”. Acreditamos que este estudo pode contribuir significativamente para a prática pedagógica dos profissionais da educação, no sentido de facilitar o trabalho com os metaplasmos, levando-os a refletir sobre a influência da língua falada no ensino da escrita, no contexto escolar.

  • GESSICA BRENDA LIMA DA SILVA COELHO
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA: as contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos 

  • Data: 01/02/2023
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  • A presente pesquisa tem como objetivo central apontar alternativas para práticas avaliativas consideradas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa no âmbito educacional maranhense, em particular, em relação às orientações educacionais durante os períodos de adaptação e mudanças ocasionados pela pandemia de Covid-19 e implementação do Novo Ensino Médio. Dessa forma, realizou-se um estudo das diretrizes e parâmetros educacionais das esferas Federal, Estadual (Maranhão) e Municipal (Imperatriz). Para realizar tal intento as discussões apresentadas se fundamentam nas teorias sobre concepções de ensino e aprendizagem sob um ponto de vista da reflexão crítica, que sinalizam para a avaliação da aprendizagem como ferramenta importante para auxiliar no processo educacional. Nesse contexto, o embasamento teórico pauta-se em autores como Cipriano Luckesi, Telma Weisz e Ana Sanchez, Pedro Demo, Philippe Perrenoud, Henry Giroux, Kenneth Zeichner, Benigna Villas Boas, entre outros. Dessa forma, por meio dos estudos realizados para a construção desta dissertação observou-se que há diversos desafios e fatores que afetam o processo de avaliação da aprendizagem, por isso, conclui-se que há uma necessidade, cada vez mais urgente, em se buscar a diversificação de instrumentos como uma estratégia para enriquecer de forma prática o processo de ensino e aprendizagem nas salas de aula de escolas públicas. Nesse sentido, o produto desta dissertação constitui-se em um conjunto de propostas para uso na avaliação na disciplina de Língua Portuguesa.

  • JEFFREY MARLEY DA SILVA MIRANDA
  • NARRATIVAS QUE EDUCAM PARA A ANCESTRALIDADE: literatura, memória e identidade na percepção de quilombolas da Ilha de São Vicente

  • Data: 31/01/2023
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  • Este trabalho tem o intuito de apresentar vozes quilombolas presentes na região do Bico do Papagaio, por entender os silenciamentos impostos à cultura afro-brasileira nesta região. Tendo como objetivo geral analisar juntamente com três mulheres quilombolas da Comunidade Quilombola Ilha de São Vicente em Araguatins – TO, as temáticas presentes em duas obras afro-brasileiras, e com isso conhecer, a partir de suas narrativas orais (ALBERTI, 2013; BOM MEIHY 1996), as suas vivências, os saberes tradicionais (LIMA, 2016; HAMPATÉ BÂ, 2010) que carregam consigo, suas memórias coletivas e individuais (HALBWACHS, 2006), para a preservação e registro dessas narrativas ancestrais que educam. E de forma específica, identificar os aspectos relacionados à memória e identidade (HALL, 2006; CANDAU, 2012) nessas vivências relatadas pelas entrevistadas. As obras examinadas nesta pesquisa são de mídias diferentes: A primeira é o livro infantil “Bucala - A pequena princesa do Quilombo do Cabula'' (NUNES, 2019) e a poesia-slam presente no vídeo “Calma, senhor” (2018). Para isto, são utilizados os fundamentos teóricos da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1969). Esta pesquisa possui natureza qualitativa, em relação aos objetivos esta pesquisa é exploratória-descritiva e os instrumentos utilizados na pesquisa de campo (MARCONI; LAKATOS, 2003) foram um questionário e uma entrevista com roteiro semiestruturado. Os principais resultados deste trabalho mostram que as entrevistadas despertaram para sua identidade quilombola após o despejo que ocorreu na comunidade e desde então passaram a entender suas práticas e tradições a partir de uma perspectiva ancestral, o que ocasionou um processo de construção identitária que se estende até hoje.

  • RACKEL LOPES DE ARAUJO SOUSA
  • LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: a escrita negra feminina no combate à violência contra as mulheres.

  • Data: 24/01/2023
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  • Este estudo se enquadra na área da literatura, mais especificamente da literatura afro-brasileira de autoria feminina. Intenciona como objetivo geral analisar a violência contra a mulher, a partir do romance Ponciá Vicêncio, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo (2017). Como objetivos específicos propõe-se a discutir os aspectos socioculturais abordados na obra e vivenciados pela população afrodescendente, refletir como a literatura afro-brasileira de autoria feminina tem chegado às escolas e apontar de que forma tem se dado o ensino do texto literário de viés afrodescendente. O aporte teórico que fundamenta essa pesquisa constitui-se de investigações de pesquisadores de literatura de autoria feminina, da literatura afro-brasileira e naqueles que se debruçam na análise das questões identitárias e memoriais do romance Ponciá Vicêncio objeto deste estudo, entre eles Cuti (2010), Debus (2017), Dionísio (2013), Duarte (2007, 2014), Duarte e Nunes (2020), Evaristo (2007, 2017) e Santos (2018). O estudo responde aos objetivos propostos pela Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003) que instituiu a obrigatoriedade do estudo da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em todas as instituições públicas e privadas do país. Se justifica por abordar assuntos relacionados às pautas raciais e de gênero, a partir de uma discursividade específica e expressado por meio da escrevivência de Conceição Evaristo. A relevância deste estudo reside na divulgação da
    literatura feminina negra e discussão a respeito de caminhos para uma educação de combate e de conscientização referentes à assuntos que atingem as mulheres, em especial as mulheres afrodescendentes, como a violência, seja ela simbólica, física ou psicológica.

2022
Descrição
  • ALEXANDRE DA SILVA SOUSA
  • LUGARES DE MEMÓRIA E IDENTIDADES: estudo toponímico das escolas da rede estadual de ensino de Imperatriz/MA

  • Data: 13/12/2022
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  • A presente pesquisa teve como proposta principal analisar os topônimos das escolas da rede pública estadual e urbana de Imperatriz/MA a fim de identificar estruturas linguísticas e aspectos motivacionais que podem ser percebidos a partir da escolha dos nomes investigados. Especificamos“ escolas públicas” como instituições de ensino gratuito de educação básica, compreendendo apenas o Ensino Médio (1ª a 3ª série). A memória e as identidades destes espaços sociais fazem parte da cultura do povo imperatrizense que por ali passaram, por isso fez-se necessário resgatar sua história e compreender a riqueza de suas nomeações. Levando em consideração que é comum nomear os espaços físicos em qualquer localidade e pelo fato de o indivíduo transitar pelo espaço escolar, surgiu o questionamento sobre o que teria motivado a
    criação do nome de uma dada escola. Por isso, fizemos a delimitação desse corpus de investigação.Foram catalogadas 20 escolas e, após tabulados os dados, foi possível identificar que a maioria dos topônimos escolares são Antropotopônimos, ou seja, topônimos relativos aos nomes de pessoas. Imperatriz, município onde as escolas se localizam, pertence ao estado do Maranhão e possui 170 anos de existência, tendo a sua economia essencialmente baseada na agricultura e pecuária, além de o setor de bens e serviços possuir um certo destaque. Dessa forma, tem-se como base de sustentação a Onomástica, ciência da linguagem responsável pelo
    estudo dos nomes próprios, em que a Toponímia faz parte e observa e descreve com a perspectiva dos nomes próprios de lugares. Atoponímia é interdisciplinar por dialogar intimamente com outros componentes curriculares,como a História, a Geografia, a Sociologia e a Antropologia. Para a pesquisa, fez-se ouso do aporte teórico de Dick (1980,1990a,1990b 1992,1996, 2004,2007), Dargel (2003), Carvalhinho set al(2007), Vasconcelos (1931), Carvalhinhos (2002, 2007), Fernandes (1941), Oliveira; Isquerdo (2001, 2007), Pollak (1992), Hallbwachs (2006), Hall (2006), entre outros. Com a pesquisa, foi possível definir que cada topônimo escolar reflete em si a história do lugar, que é repleta de significação. No entanto,as memórias aqui resgatadas estavam perdidas no tempo, pois o exercício de rememorar o passado não é algo feito com frequência.

  • DUANA RAVENA DOS SANTOS VIEIRA
  • A AUTOFICÇÃO NAS REDES SOCIAIS: um indicativo de novos caminhos para a formação de leitores literários na Educação Básica

  • Data: 05/12/2022
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  • O estudo busca sensibilizar escolas, professores de português/literatura e estudantes para a relevância da formação de leitores literários na contemporaneidade, destacando a importância do estímulo e motivação à leitura literária na Educação Básica e a criação de estratégias associadas ao uso do Instagram como espaço de leitura e escrita. A autoficção é um novo modelo de escrita de si na literatura contemporânea e possui características que também podem ser encontradas no Instagram. Nessa perspectiva, o principal desafio deste estudo é construir a relação entre autoficção – Instagram – formação de leitores literários, ao tempo em que demonstra que as aulas de literatura podem ser mais significativas e com melhores resultados se parte de algo que os estudantes conhecem e gostam. A formação do leitor literário em tempos de tecnologia digital é um desafio e este trabalho sugere novos caminhos a partir de reflexões sobre o mundo contemporâneo. Nos dedicamos a compreender os aspectos da leitura com Lajolo (2012), Zilberman (2012) e Cosson (2014). Em seguida, voltamos os nossos olhares para o universo da literatura contemporânea, especialmente, às especificidades da autoficção tomando como referência os principais estudos realizados por autoras (es) como Leffa (1996) que trata sobre aspectos referentes à leitura e escrita; Lejeune (2008) e PerroneMoisés (2016), que fala da escrita de si e Doubrovsky (1977), Klinger (2008) e Afurch (2012) com abordagens sobre autoficção. À continuidade, trataremos das redes sociais como estratégia para a formação de leitores literários, discorrendo sobre todo o histórico das redes sociais e da implementação de tecnologias na sala de aula, delimitando o espaço da tecnologia na contemporaneidade com base nos autores Terra (2015) e Colomer (2003). Dessa forma, as discussões tecidas neste trabalho, sobre a escrita de si, a autoficção e o Instagram como suporte de leitura nos indicam novos caminhos para a formação de leitores literários em tempos de tecnologia digital. Por fim, esta pesquisa se materializa através da criação do Produto Técnico Tecnológico – PTT, denominado: Blog Divertidamente Literatura, que reúne explicações acerca da autoficção, trechos de autores que pesquisam a temática, desafios literários, entre outros.

  • ANA PATRÍCIA SAMPAIO PEREIRA
  • METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O INCENTIVO À LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Data: 02/12/2022
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  • Esta pesquisa foi desenvolvida com base nas Metodologias Ativas aliadas às Tecnologias Digitais. Parte-se da questão norteadora: como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem favorecer o incentivo à leitura nos anos finais do ensino fundamental? Tem por objetivo evidenciar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais de ensino e aprendizagem podem favorecer o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes pertencentes aos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa explorou o desenvolvimento das metodologias ativas: sala de aula invertida (SAI), aprendizagem baseada em projetos (ABP), storytelling e aprendizagem entre pares, utilizando-se das ferramentas tecnológicas tais como o padlet, quiz, podcast e webquest, as quais foram percebidas na prática pedagógica estabelecida nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de natureza quali-quantitativa, desenvolveu-se mediante estudos propostos em livros, periódicos, bancos de dados do Google Acadêmico e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. As análise foram reunidas através dos bancos de dados expostos acima, tendo um quantitativo de cento e quarenta e cinco (145) pesquisas, das quais foram escolhidas oito (8), para o refinamento do propósito inicial. Objetivou-se evidenciar que na proposta do produto técnico tecnológico, a aprendizagem baseada nas metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais é possível, e que podem proporcionar aos estudantes experiências cativantes e motivadoras na formação de leitores. Neste sentido, desenvolveu-se uma cartilha no formato e-book que apresentará indicações de estratégias que se utilizem das metodologias ativas associadas as ferramentas tecnológicas para a formação de leitores dos anos finais do Ensino Fundamental.

  • EDNA DA SILVA TORRES
  • LÉXICO E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: uma pesquisa-ação em uma escola de Imperatriz-MA

  • Data: 30/11/2022
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  • Sabe-se que a alfabetização vai além do processo de codificação e decodificação dos signos linguísticos e que é necessário fazer uso da linguagem e do repertório lexical como prática social, por meio dos letramentos, com uma perspectiva crítica e, com isso, desenvolver nas aulas de Língua Portuguesa estratégias efetivas e significativas de ensino dessa língua, com o estudo do léxico, de forma a inserir os alunos em práticas socioculturais de leitura e escrita. Nesse sentido, destaca-se que o léxico é o conjunto de palavras de uma língua que permite que seus falantes estabeleçam interação entre si e com o mundo, que expressem desejos, emoções, pontos de vista. Por perceber a relevância do léxico para aprimorar o domínio da leitura e da escrita no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, este trabalho teve o propósito de analisar, sob a visão sociointerativista da linguagem, o estudo do léxico numa dimensão da textualidade e como prática de letramento, nas aulas de Língua Portuguesa, com os alunos do 6º ao 9º ano da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal da cidade de Imperatriz-MA, na perspectiva de contribuir, por meio de uma pesquisa-ação, para melhorar o desenvolvimento da competência lexical e, consequentemente, levando-os a uma maior competência comunicativa. A pesquisa realizou-se em uma escola da rede municipal da cidade de Imperatriz-MA tendo como público-alvo os alunos de Língua Portuguesa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os pressupostos teóricos metodológicos seguiram uma abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e procedimentos bibliográficos, documentais e pesquisa-ação, tendo como instrumentos para construção dos dados a aplicação prática de experiências de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. A investigação pautou-se em uma articulação dos estudos do léxico no ensino de Língua Portuguesa com os estudos de letramento dialogando com a teoria Sociocultural e a Pedagogia Social, fundamentada teoricamente quanto ao estudo do léxico: em Biderman (1998), Lara (2006), Isquerdo (2011); do letramento: Soares (1998), Ferreiro e Teberosky (1985), Kleiman (1995), Street (2014), Cagliari (1998), Rojo (2012); ao ensino de Língua Portuguesa: Irandé (2012), Kleiman (1995) e Rojo (2012); e na perspectiva crítica de Freire (2000; 2001; 2011a; 2011b; 2013), bem como foi amparada legalmente pelo aporte legal dos PCNs, BNCC e lei nº 9364/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). A partir dessas atividades junto aos alunos sujeitos de pesquisa foi possível perceber que uma forma de contribuir com o ensino de Língua Portuguesa em turmas do EJA requer práticas de letramentos no que se refere à leitura e à escrita com aulas mais atrativas e colaborativas, ou seja, construídas por eles, as quais discutam problemas sociais vivenciados pelos alunos como desigualdade social, violência e desemprego; aulas que sejam pautadas na compreensão, na ética e na afetividade, contribuindo com uma formação transformadora e libertadora.

  • DÉBORA SILVA BASTOS CARVALHO
  • Ambiguidade Lexical, Homonímia e Polissemia: contribuições semânticas para o ensino de língua portuguesa

  • Data: 29/11/2022
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  • O estudo de semântica em sala de aula, especificamente nos Anos Finais do ensino fundamental, é de suma importância, uma vez que, por meio dela, os discentes compreenderão os diferentes significados e sentidos que as palavras podem exercer nos enunciados. Esta pesquisa faz parte do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino. O objetivo geral dessa pesquisa é elaborar material de apoio que será exposto em blog sobre as ocorrências de ambiguidade lexical, homonímia e polissemia, como guia didático para professores de língua portuguesa, de escolas públicas da região Tocantina do Maranhão, particularmente, de Estreito/MA. Destarte, tomamos como corpus os livros didáticos da coleção “Geração Alpha Língua Portuguesa”, 8o e 9o anos, de Everaldo Nogueira, Greta Marchetti e Mirella L. Cleto, de 2018. Os objetivos específicos são: identificar a abordagem semântica em livro didático de língua portuguesa, no Ensino Fundamental Anos Finais (8o e 9o anos), de Estreito/MA, bem como descrever quais fenômenos semânticos são abordados nos livros didáticos selecionados, além de confrontar os direcionamentos da BNCC (2017) para o ensino de semântica no Ensino Fundamental – Anos Finais com os conteúdos abordados nos livros didáticos e, por fim, na Produção Técnico-Tecnológica – PTT, criar um blog para expor atividades sobre ambiguidade lexical, homonímia e pela polissemia, elencando a relevância que tais fenômenos têm para o ensino de Língua Portuguesa. Fizemos, nesta pesquisa, uma abordagem qualitativa, salientando a abordagem dos conteúdos semânticos em livro didático de língua portuguesa. Embasamo-nos, teoricamente, quanto aos estudos semânticos em Ullmann (1964), Greimas (1976), Marques (2003), Tamba (2006) e Saeed (2009). Além disso, observamos quais os apontamentos que os PCN (1998) tinham e como a BNCC (2017) aborda questões relacionadas ao ensino de Semântica nos anos finais do ensino fundamental. Diante disso, esta pesquisa possui grande relevância, pois contribui para os estudos da Semântica da Língua Portuguesa na região Tocantina do Maranhão. Foram produzidas onze propostas de atividades, na
    PTT, para serem aplicadas em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, sobre a ambiguidade lexical, homonímia e polissemia. Esta pesquisa possui grande relevância para os estudos de Semântica, pois elenca questões referentes à ocorrência de ambiguidade, homonímia e polissemia, as quais são pouco abordadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados em escolas públicas da região Tocantina.

  • JOSE GUSTAVO MARTINS
  • ENTRE O LÉXICO E A CULTURA: Uma Abordagem Interdisciplinar da (Antropo)Toponímia Urbana de Balsas-MA

  • Data: 25/11/2022
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  • O léxico de uma língua natural é o elemento responsável pelo registro do conhecimento existente no mundo, uma vez que não é possível nomear uma entidade ou expressar ideias,  juízos de valor, opiniões ou pensamentos sem recorrer ao repertório lexical existente no idioma. O processo de nomeação do lugar levou ao estudo do que se conhece por topônimo, sendo este o objeto da Toponímia. A presente pesquisa apresenta o resultado de um estudo sobre a Toponímia urbana da cidade de Balsas, no estado do Maranhão, numa perspectiva dos estudos lexicológicos, históricos e culturais. Com base nesse contexto teórico, a pesquisa teve como objetivo geral estudar a Toponímia urbana de Balsas, precisamente, as motivações semânticas subjacentes às denominações para os logradouros – ruas, avenidas, travessas, - representados por nomes próprios de pessoas e as implicações desses eventos na constituição sócio-histórico-cultural da cidade. É ainda objetivo desta pesquisa analisar os topônimos catalogados segundo a motivação semântica (DICK, 1990); a estrutura formal dos nomes, a etimologia e a língua de origem dos designativos. Além disso, os topônimos que compõem o corpus desta pesquisa foram analisados com base no cenário sociocultural ao qual pertencem – religioso, político, militar e educacional, assim como o nível de projeção desse nome – local, regional ou nacional. Os dados da pesquisa foram levantados a partir do estudo realizado no mapa de zoneamento urbano da cidade cedido pela Secretaria de Infraestrutura do município, escala 1: 8.5000. Após este estudo chegou-se a um total de 213 denominações antropotoponímicas – antropotopônimos, axiotopônimos e historiotopônimos – distribuídas, geograficamente, em 34 bairros. A análise e a classificação dos topônimos obedeceram,
    fundamentalmente, aos princípios teórico-metodológicos onomásticos, de forma especial, ao modelo proposto por Dick (1990; 1992). Ademais, os aspectos histórico-culturais, políticos e ideológicos subjacentes aos nomes em análise foram levantados a partir de conversas informais realizadas com os moradores mais antigos da cidade, conhecedores do processo de formação sócio-histórico-cultural da cidade e dos nomes das ruas. Os resultados da pesquisa apontaram para uma influência significativa de elementos motivadores de natureza antropocultural, o que demonstra a preocupação do nomeador em homenagear personalidades nacionais, regionais ou locais que tiveram presença significativa na constituição da história da cidade. Frisa-se que a pesquisa evidenciou os seguintes resultados: i) quanto à motivação semântica, trata-se de nomes principalmente de pessoas da comunidade: personalidades políticas, personalidades religiosas e pessoas influentes no contexto local e regional; ii) quanto à estrutura morfológica há a predominância de topônimos de base composta; iii) quanto à língua de origem, a portuguesa predomina, seguida de línguas indígenas e de outras línguas como itálico e inglês; iv) quanto à etimologia, percebeu-se a influência maior do
    latim, seguido pelo tupi; v) quanto à abrangência, percebeu-se a predominância de personalidades locais no processo de nomeação das ruas; v) quanto ao cenário, destacaram-se o cenário político e o cenário comunitário (pessoas da comunidade) como sendo os mais produtivos. Em suma, os dados apontaram para a diversidade social, cultural e linguística na constituição da toponímia balsense, de forma que a principal motivação para os designativos dos logradouros urbanos está relacionada a razões culturais, sociais e políticas da área pesquisada. Dessa forma, ratifica-se a importância do estudo da toponímia numa vertente social e cultural, a que aqui foi realizada, como mecanismo de resgate da memória e valorização da cultura de um povo cujos representantes se mantêm perpetuados nos nomes das ruas.

  • DAYANE PEREIRA BARROSO DE CARVALHO
  • PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA: uma análise sociolinguística. 

  • Data: 07/11/2022
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  • O desenvolvimento e a consolidação de uma leitura proficiente e acurada são objeto de análise de diversas subáreas da Linguística, como a Psicolinguística, a Sociolinguística, os estudos sobre Letramento, entre outros. Nesse sentido, esta pesquisa1 apresenta uma análise das práticas de leitura de alunos de escola pública, a partir de uma investigação sociológica das condições de letramento e aquisição de material impresso, considerando os contextos de periferia e empobrecimento. O principal objetivo foi investigar se contextos empobrecidos e periféricos podem ser desfavoráveis para se promover a consolidação de práticas leitoras autônomas e escolarmente rentáveis. Questiona-se: o desenvolvimento leitor desses alunos deve ser compreendido tão somente como resultado de sua própria responsabilidade e esforço individual? A hipótese inicial é de que um estudante pertencente a um contexto de pobreza multidimensional pode sofrer desigualdades no jogo escolar, particularmente quanto ao desempenho leitor expectado pela escola. A relevância consiste em perceber as estruturas sociais, desiguais e excludentes, como fundadora de desigualdades educacionais. O método de investigação seguiu o modelo qualitativo-crítico de Carspecken (2011). A pesquisa possui caráter exploratório, a partir de uma experiência de cunho etnográfico que durou cerca de um semestre letivo. Os argumentos se sustentam em um quadro de referência estruturalista (CRESWELL, 2010; GIL, 2002), porque consideram a estrutura social como geradora de desigualdades educacionais. Optou-se por um estudo de caso sob a perspectiva dos perfis sociológicos de Lahire ([1997] 2004). Como aporte teórico, elencou-se contribuições da Psicolinguística, da Sociolinguística e dos aspectos sociais e culturais do letramento, a partir dos estudos de Freitag (2020), Kleiman (2004a; 2004b; 2009; 2012) Soares M. (2004; 2007; 2009; 2017), Bortone (2009) e Koch (1993). Utilizou-se, também, os conceitos sobre pobreza multidimensional, apresentados em Cobo, Athias e Matos (2014) e Costa P. et al. (2010). Para discutir ideologia e formação do currículo escolar, recorreu-se à teoria de Apple ([1979] 2008) e Bourdieu ([1982] 2015; 1987; 1971). Os principais resultados demonstram que estudantes empobrecidos e periféricos sofrem desigualdades no jogo escolar e apenas a escola não poderá ser a salvadora de problemas sociais estruturalmente mais desiguais e excludentes.

  • GEANE MARTINS MENDES
  • A ICONICIDADE NA ORONÍMIA DA MESORREGIÃO SUL MARANHENSE: uma análise reflexiva para o ensino médio 

     

  • Data: 03/11/2022
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  • Os estudos toponímicos, em seus diversos campos disciplinares, compõem um caminho concreto rumo ao conhecimento das diversas comunidades linguísticas e de seus aspectos históricos, socioculturais e cognitivos, de forma a perceber as inter-relações existentes entre o homem, os lugares e os termos que nomeiam esses lugares. Nesse cenário, este trabalho está vinculado ao projeto Atlas Toponímico do Estado do Maranhão: Análise da Macro e Microtoponímia - ATEMA, e centrou-se no estudo dos orônimos da mesorregião Sul Maranhense coletados em cartas do IBGE que contemplam a região pesquisada. O estudo objetivou conhecer os fatores motivacionais e icônicos que envolvem a língua e os objetos que ela representa no processo de nomeação dos elementos geográficos dos municípios da mesorregião Sul Maranhense, com o léxico oronímico, a partir de uma abordagem onomástico-toponímica, de forma a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e com um Produto Técnico-Tecnológico. Para tanto, objetivou-se, de forma específica, inventariar os orônimos e analisar os processos de nomeação; conhecer os fatores que envolvem a língua e os objetos que ela representa no processo de nomeação dos acidentes geográficos dos municípios situados na mesorregião Sul Maranhense; analisar aspectos linguísticos e extralinguísticos que motivaram a nomeação dos acidentes físicos de natureza orográfica; perceber a maior recorrência das categorias de análise; refletir sobre o léxico toponímico nas aulas de Língua Portuguesa e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem; e registrar os dados coletados em um produto técnico tecnológico de fácil acesso para que a comunidade tenha conhecimento, através de um guia topoturístico. O estudo teve como arcabouço teórico de forma direta os estudos do léxico e de Toponímia, com Biderman (1998), Dick (1990; 1992), Isquerdo (2004; 2012) e Castro (2012); de Iconicidade, com Neves (2004); e da Linguística Ecossistêmica, com Couto (2007; 2014). A metodologia segue os princípios da Toponímia, com ênfase no modelo de classificação taxionômica de Dick (1992), e segue uma abordagem qualitativa e quantitativa com os dados pesquisados, por meio da investigação de documentação realizada em mapas oficiais do IBGE, escala 1:100.000 e do ATEMA, com pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que a inter-relação língua-natureza é bastante relevante, visto que os nomes de natureza física se sobressaem em relação aos de natureza antropocultural; e que a iconicidade que circunda as classificações dos nomes analisados, demonstram a não-arbitrariedade toponímica. Foram analisados 305 orônimos, distribuídos em 71 orônimos na microrregião da Chapada das Mangabeiras; 98 na microrregião do Gerais de Balsas e 136 na microrregião de Porto Franco, ao longo de 17 cidades, tornando possível a percepção das motivações dos espaços oronímicos. Nesse sentido, a maior recorrência classificatória foi dos acidentes de natureza física, com destaque para os zootopônimos e fitotopônimos. Ressalta-se ainda os fatores icônicos acionados no modo de escolha dos nomes, precisamente com a presença da metáfora e da metonímia, mecanismos cognitivos que são perceptíveis atuando de forma complementar no processo nomeador. Ademais, a perspectiva ecolinguística faz-se presente no que diz respeito aos dados, visto que a inter-relação entre o ambiente, a língua e o homem revela-se como fator importante na nomeação dos lugares.

  • ANDREIA DOS SANTOS MARQUES AMORIM
  • DE RETIRANTES, DE PORTINARI, À VIDAS SECAS, DE GRACILIANO: o diálogo interartes e as possibilidades de desenvolver o multiletramento nas salas de aula do Ensino Médio

  • Data: 29/09/2022
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  • Esta dissertação apresenta um estudo interartes entre Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e
    Retirantes, de Portinari, promovendo a interdisciplinaridade entre a literatura e as artes. Acreditamos que escolhas em que dialoguem, literatura e as diferentes manifestações artísticas
    possam despertar o interesse e a motivação em sala de aula. Portanto, o ensino da literatura
    integrado às artes pode ser agente de transformação na vida de muitos. Dessa forma, buscou-se
    relacionar o ensino de literaturas às outras artes, estabelecendo uma conexão entre o passado e
    o presente, de modo que se compreenda a interligação entre as artes e que estas possam sempre
    dialogar através do estudo comparativo entre pintura e literatura. Nesse sentido, esta dissertação
    tem como objetivos: 1) Apresentar o diálogo entre a arte literária e artes visuais nas obras Vidas
    Secas, de Graciliano Ramos e Retirantes, de Candido Portinari como facilitadores no processo de formação de leitores literários; 2) Discutir sobre os estudos da teoria da intertextualidade e as  contribuições desta no processo de letramento literário; 3) Perceber a relevância dos recursos
    tecnológicos na promoção dos multiletramentos; 4) Elaborar uma sequência didática com estratégias de como os professores podem desenvolver análise comparada entre diferentes
    manifestações artísticas no ensino médio. Reflete o papel humanizador das artes, e sua relevância no processo de formação do aluno-leitor sob a luz do pensamento de CANDIDO (1989), COSSON (2019) e ZILBERMAN(1988). Apresenta os primeiros teóricos a relacionar literatura e pintura, sendo essa comparação iniciada na Antiguidade Clássica, tem como embasamento PRAZ (1982), LESSING(1998), SOURIAU (1983), WELLEK, R.; WARREN (1971) e SAMOYAULT (2008).

  • WALQUIRIA LIMA DA COSTA
  • A ESCOLA TAMBÉM É UM ESPAÇO DE MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE: uma proposta de letramento literário para a diversidade étnica por meio das Literaturas Indígenas

  • Data: 25/07/2022
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  • Durante séculos, os povos originários não tiveram garantidos direitos constitucionais. Das nações indígenas que resistiram e sobreviveram ao processo colonizador, há o registro feito pelo Censo do IBGE (2010) de cerca de 900 mil indígenas, divididos em 307 povos, que residem em aldeias ou nos centros urbanos, de todos os estados brasileiros. Cada povo com suas especificidades e diversidades de práticas culturais, constituindo-se com grande relevância na construção da ancestralidade brasileira. No entanto, apesar dessa importância para a constituição da nossa identidade, o Brasil ainda desconhece esses povos, suas culturas e histórias. O que contribui, em grande parte, para que tenhamos, arraigados no imaginário nacional, estereótipos negativos sobre os povos nativos, que por sua vez, refletem nos preconceitos e violências física e simbólica que tanto geram epistemicídios e genocídios há cinco séculos. Diante desse quadro, a escola, assim como as universidades e centros de pesquisas apresentam-se como lugares privilegiados para se (re)conhecer esses povos e seus saberes, o que pode propiciar/motivar uma educação cidadã, que respeite e conviva harmonicamente com as diversidades etnicorraciais. Nesse propósito, para valorar a história e cultura afro-brasileira e indígena, foi criada a Lei 11.645/2008 que alterou a Lei 9.394/1996, já modificada pela Lei 10.639/2003, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Portanto, tendo como objeto “o ensino de Literatura Indígena em escolas da rede pública de Imperatriz”, é que se propõe este estudo, visando responder a seguinte problemática: Como a Literatura Indígena é trabalhada nas escolas, campo da pesquisa, para atender à Lei 11.645/2008? Dessa forma, o intuito central desta investigação é analisar de que forma é trabalhada a Literatura Indígena em três escolas da rede pública de Imperatriz, verificando que atividades envolvem a Literatura Indígena e como estas são realizadas nas escolas campo da pesquisa. Para alcançar os objetivos, aos quais nos propomos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória descritiva, assim como adotamos a metodologia da pesquisa de campo, que fez uso da técnica da entrevista e realizou oficinas com professores. Sendo que, para fundamentar este texto, foram utilizados os estudos de Danner (2018), Candido (2006), Graúna (2021), Munduruku (2017), Soares (2015), Thiél (2012), dentre outros. Durante a pesquisa de campo, observou-se o descaso para com os acervos, sendo estes guardados em sala de aula e/ou espaço da biblioteca, mas sem os cuidados necessários para a preservação e o empréstimo. Em duas escolas, foram encontradas algumas obras de autoria indígenas e muitas outras de autores não indígenas. Assim como foi verificado que, em algumas, os professores trabalham tanto a literatura como o dia 19 de abril, mas procurando desconstruir esses enraizamentos de pré-conceitos e discriminação. Portanto, a oficina em letramento literário indígena auxiliará os docentes, juntamente com o material das propostas, a inserirem os textos literários de autoria indígena em salas de aulas, pois são potenciais instrumentos para se apontar um caminho para o respeito para com a diversidade étnica.

  • RANIERE NUNES DA SILVA
  • CINEMA E ENSINO: apontamentos, reflexões acerca do letramento cinematográfico

  • Data: 15/07/2022
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  • O trabalho se insere na área dos estudos literários, especialmente no campo do
    cinema e educação. Nesse sentido, buscou-se discutir a linguagem cinematográfica,
    com ênfase nos letramentos visual e cinematográfico, bem como as abordagens
    teóricas para a análise de imagens. Diante disso, propõe, com a decupagem
    temática do filme Morte e Vida Severina, a identificação dos planos e sua influência
    na construção de sentido para o leitor/espectador. O arcabouço teórico dessa
    pesquisa assenta-se nos estudos sobre a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN
    LEEUWEN, 2000), Semiótica de Peirce (PEIRCE, 2005), Estética da Recepção
    (JAUSS,1994). Utilizou-se, também, dos estudos a respeito da Formação do
    Desenvolvimento Estético (HOUSEN, 1983; PARSONS, 1987), o modelo para
    análise de imagens de Panofsky (2002) Aumont, J. (1995; 1996) Joly, M. (1996), as
    discussões sobre os fundamentos do cinema embasou-se nas pesquisas de Field
    (2001), Mascarello, F. (2006), Machado, A. (1997) e outros autores como Santaella,
    L. (2002), Pillar, A. D. (2006), entre outros. Selecionou-se, para o estudo, seis
    imagens da animação Morte e Vida Severina. A princípio, serão analisadas duas
    imagens a partir de três perspectivas: produção, potências simbólicas e contexto
    social; as outras quatro, por sua vez, serão analisadas sob um enfoque nos planos e
    enquadramentos. Diante do exposto, espera-se poder contribuir para a construção
    de conhecimento, especialmente no campo educacional, uma vez que os estudos
    imagéticos e fílmicos auxiliam, pois, para a educação do olhar.

  • BEATRIZ SANTANA DO CARMO
  • DA LINGUAGEM ORAL PARA A ESCRITA: metaplasmos na produção textual de alunos do Ensino Fundamental, de escola da zona rural

  • Data: 14/07/2022
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  • O presente estudo tem como objetivo geral analisar processos fonológicos/metaplasmos na produção textual de alunos de anos finais do Ensino Fundamental, de escola da zona rural . Os metaplasmos ocorrem quando há desvios da composição fonética da palavra, causando alterações fonéticas nesta. Os dados foram construídos, a partir de pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, desenvolvida no Grupo de Estudos Línguísticos do Maranhão (GELMA), que integra o  Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos (NELLI). As pesquisas foram realizadas no período de 2017 a 2019, em escola rural, do polo Estrada do Arroz, no município de Imperatriz-MA. Participaram da pesquisa alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, bem como seus professores. Assim, o corpus deste estudo é constituído, principalmente, pela produção textual dos alunos colaboradores e por dados das entrevistas semiestruturadas feitas com os professores. Este estudo é de abordagem qualitativa, uma pesquisa documental. Para a fundamentação teórica foram utilizados estudos de autores como Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007), Coelho et al, (2015), para as considerações sobre variação linguística; Marcuschi (2001) e Kato (1995), para tratar da relação entre fala e escrita; Silva (2019); Roberto (2016) e Houaiss (2019), para as considerações quanto aos processos fonológicos; Marinho (2001), Arroyo, Caldart e Molina (2011) para tratar sobre a educação do campo. Os resultados mostraram que os alunos têm dificuldade para escrever, não sabem fazer diferença entre fala e escrita, por isso escrevem muitas palavras da forma como falam, e o fazem, também, por ainda não terem conhecimento suficiente da norma padrão. As alterações fonológicas encontradas foram metaplasmos por supressão, acréscimo, transformação e transposição. Os dados mostram, ainda, que a maioria dos professores consegue identificar as dificuldades dos alunos, mas enfrentam dificuldades para ajudá-los a superá-las. A educação rural é peculiar e desafiadora, mas resultados de pesquisas como esta podem ser úteis, principalmente por apresentar estratégias que podem contribuir com o trabalho dos professores e, consequentemente com a aprendizagem dos alunos. Este tipo de pesquisa é fundamental para a tomada de consciência da existência da diversidade linguística; da diferença entre a fala e a escrita.  O foco nesses aspectos, pode contribuir para o avanço educacional.

  • ISABEL DELICE GOMES MACEDO
  • O JORNAL NA SALA DE AULA PARA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma abordagem da semântica de contextos e cenários

  • Data: 05/05/2022
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  • Uma das formas de estimular a aprendizagem, em sala de aula, é por meio da
    utilização eficiente do Livro Didático. A partir da leitura e, consequentemente,
    produção de textos, que valorize o estudo da Semântica, é possível auxiliar
    professores e estudantes na interpretação do significado e sentido de palavras, frases
    e expressões. Assim, entendemos que esse material é capaz de contribuir com os(as)
    estudantes a desenvolverem de forma coerente e coesa a escrita. Nessa perspectiva,
    consideramos indispensável a valorização dos saberes adquiridos pelo(a) estudante
    em toda sua trajetória de vida, o qual será exposto nos materiais escritos por meio do
    fator memória é enfatizado, ampliando de forma efetiva os conhecimentos. Dessa
    maneira, este trabalho está situado na área de Estudos Literários e Estudos
    Linguísticos, mais especialmente na abordagem da linha de pesquisa Memória,
    Linguagem e Ensino. Nosso corpus se constitui nos Livros Didáticos da coleção “Se
    Liga na Língua: Leitura, produção de texto e linguagem” - 6o e 7o anos, de Escolas
    Públicas Municipais de Imperatriz – MA. Como objetivo geral, pretendemos
    compreender como o ensino da Semântica da Língua Portuguesa auxilia na Produção
    Textual de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. Os procedimentos
    metodológicos utilizados foram análise qualitativa, pesquisa documental, exploratória
    e explicativa, com fundamentação teórica específica em Semântica de autores, como:
    Ullmann (1964); Ferrarezi Jr. (2008, 2010 e 2019); Ferrarezi Jr. e Basso (2013); entre
    outros. Dessa forma, afirmamos a relevância deste trabalho, pois apresenta caráter
    inovador, principalmente por envolver aspectos semânticos que promovem no(a)
    estudante conhecimentos críticos, quanto ao uso da língua materna, mais
    precisamente, no que diz respeito à atribuição de sentido das palavras e sentenças,
    para uma Produção Textual eficaz. Concluimos que é possível ampliar o estudo
    semântico, a partir do Livro Didático, para além do estudo formal dos anos finais do
    Ensino Fundamental.

  • MARIA SOUSA SANTOS
  • LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA: as tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino de literatura no contexto escolar maranhense

  • Data: 11/04/2022
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  • Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, na qual apresento, por meio de uma revisão integrativa da literatura, os principais estudos sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação, aliadas ao Ensino de literatura infantil e juvenil, nas escolas maranhenses, obtidos a partir dos bancos de dados Google Acadêmico e Repositório Digital da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Para tanto, além de tomar posse de informações importantes para esta construção, contidas nos achados da pesquisa, busquei apoio em teóricos que tratam da evolução das tecnologias digitais da informação e comunicação como Lévy (1999), Santaella (2003), Rojo e Moura (2019) e Martino (2015); naqueles que tratam do uso dessas tecnologias na educação, entre eles Libâneo (2011), pesquisa TIC Educação (2010, 2019), Bacich, Neto e Trevisani (2015), Tori (2017), Moran (2013) entre outros; no letramento literário de Cosson (2010, 2019, 2020); nas transformações literárias e propostas de inovações para este campo do conhecimento enfatizada por Zilberman (2008, 2009, 2012), Coelho (2010), Lajolo e Zilberman (2007), Lajolo (2000, 2010, 2017, 2018), Silva (2008), Silva (2017) e diversos outros autores. Por fim, apresento algumas estratégias e sugestões de atividades, embasada principalmente na sequência didática de Cosson (2021), voltadas para o ensino de literatura infantil e juvenil, atreladas às tecnologias digitais no contexto escolar. Pois, mediante ao estudo realizado, percebi que é urgente a necessidade das escolas, juntamente com os educadores/mediadores, adotarem uma nova postura frente a essa realidade tecnológica e multimidiática. Além disso, observei que é de extrema relevância a inserção das TDICs nos ambientes escolares, bem como aliá-las ao ensino da literatura infantil e juvenil para auxiliar no processo de formação de leitores.

2021
Descrição
  • ANTONIO ISMAEL LOPES DE SOUSA
  • DO REDEMOINHO DE VILLAMARIM (2016) ATÉ O MUNDO INIMIGO DE RUFFATO (2005): as leituras fílmica e literária no Ensino Médio como possibilidade de apreciação estética do cinema ao livro

  • Data: 28/09/2021
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  • Este trabalho apresenta a leitura de três imagens e sobre três personagens do filme Redemoinho (Villamarim, 2016) e seus respectivos trechos no livro O Mundo Inimigo (Ruffato, 2005), com fulcro na possibilidade formativa de que fala Almeida (2014, 107) e na apreciação estética do cinema ao livro, ocasionada pela partilha e pelas experiências do sensível, nos termos de Rancière (2009b). Para a efetivação dessa tarefa, entrelacei, no que se refere à cinematografia, dentre outras, abordagens em estética, fenomenologia e filosofia do cinema, como é o caso dos estudos de Almeida (2014, 2017), Xavier (2003, 2017), Rancière (2009a, 2009b), Aumont (2004), Mitterand (2014), perpassando por abordagens em cinema e educação, como no caso de Sousa (2017), Teixeira e Lopes (org., 2014), Teixeira et. al (2017), Fresquet (2017), Duarte (2009), apontamentos em letramento cinematográfico, como nos estudos de Couto (2017) e Cavalcanti Júnior (2018), até técnicas cinematográficas, como Van Sijll (2017) e Vanoye e Goliot-Lété (2012). Igualmente, em relação à literatura, contemplei perspectivas com ênfase para a fruição estética, como em Todorov (2012), Lajolo (2002, 2018), Jouve (2002), Eagleton (2006), entre outros, perpassando pelo viés do letramento literário e formação da leitura, como visto em Cosson (2020a, 2020b), Lajolo e Zilberman (2019), Zilberman (2012) etc., bem como sobre a estrutura literária, como Bourdieu (1996) e Barthes et. al (2011). Além disso, com o intuito de ampliar as alternativas de fruição do livro ao filme, sugeri ideias para além da leitura envolvendo imagens e personagens. Acredito que o potencial mobilizador das imagens, como bem lembra Mitchell (2015), aliado às representações dos personagens e outros inúmeros recursos do livro e do filme, figuram tanto como possibilidade de gozo estético, como meio de formação e subsídios para a aquisição de leitura (crítica) em literatura e cinema.

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