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FABIANA COSTA DE SOUSA
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AUTOETNOGRAFIA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: Escrevivências sobre ensino de gêneros textuais e práticas de multiletramentos
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Data: 08/12/2023
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Esta pesquisa tem como título “Autoetnografia, identidade e formação docente: escrevivências sobre ensino de gêneros textuais e práticas de multiletramentos”. A perspectiva de recorte de objeto de pesquisa partiu, principalmente, de projetos de ensino e de extensão realizados nos anos de 2021 e 2022, enquanto a autora desta pesquisa atuou como professora substituta de Língua Portuguesa no Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus São João dos Patos. Doravante esse recorte, foram analisadas narrativas autobiográficas, dados deste escopo científico, como forma de alcançar o objetivo desta pesquisa, no qual, configura-se em analisar como ocorre o ensino de gêneros textuais e o desenvolvimento de práticas de multiletramentos para a liberdade social, a partir de narrativas autobiográficas de práticas desenvolvidas, como docente de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Tendo em vista que o ensino dos gêneros textuais que explora as suas multimodalidades, denomina-se como o mais adequado ao ensino de Língua Portuguesa por desenvolver habilidades de multiletramentos nos alunos, a partir da concepção de ensino sociocognitivista, bem como a concepção de linguagem sociointeracionista. A metodologia adotada para realização deste estudo é a autoetnografia, método que surge adjacente à etnografia, porém, na perspectiva de analisar as próprias experiências e vivências do pesquisador por meio de narrativas autobiográficas. Portanto, esta pesquisa também se configura como qualitativa, devido à perspectiva de sua abordagem. Fundamentou-se esta pesquisa em estudiosos que abordam sobre memória, identidade individual e coletiva docente, tais como: Pierre Nora (2002), Stuart Hall (2001), Maurice Halbwachs (1990), Michel Pollak (1992), entre outros. Pesquisadores que aprofundam a autoetnografia, bem como de análises de narrativas autobiográficas: O’Connell (2017); Assis (2022); Santos (2017); Chang (2008); Maia e Batista (2020) e Jovchelovitch e Bauer (2008). Pesquisadores que desenvolvem estudos referentes ao texto, especificamente, aos gêneros textuais na perspectiva sociointeracionista da língua: Bakhtin e Volochínov (2010), Antunes (2009), Koch (2015), Marcuschi (2010). Posteriormente, vêm autores que pesquisam práticas de ensino do texto, que envolvem multiletramentos como Soares (2008); Rojo (2012); Bezerra (2023). Em seguida, autores que abordam a formação docente, especificamente, de Língua Portuguesa: Antunes (2003), Guedes (2006), Kleiman (2005) e Novaes (2020). Além disso, esta pesquisa também conta com Hooks (2017); Freire (1994) e Graciani (2014), trazendo apontamentos e reflexões sobre a educação como prática de liberdade social. Por fim, as sequências didáticas produzidas para o PTT (Produção Técnico -Tecnológica) foram fundamentadas em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados da pesquisa demonstram que a experiência docente da professora e pesquisadora deste estudo indicam influências das concepções de ensino e de linguagem sociocognitiva interacionista, dessa forma, permitindo que multimodalidades textuais possam ser exploradas por intermédio de práticas de multiletramentos. Portanto, os discentes vivenciaram realidades multiletradas contextualizadas pelo uso e funcionamento da língua no cotidiano que os preparam para a vida em sociedade de forma que possam atuar exercendo suas cidadanias de formas conscientes e criticizadoras. Este estudo contribui para motivar futuras pesquisas, cuja perspectiva seja evidenciar desafios e práticas do professor pesquisador para o ensino de Língua Portuguesa.
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KARLEYBY ALLANDA BARBOSA DE SOUSA
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A POESIA MUSICAL DE IMPERATRIZ: um diálogo de saberes na constituição de um povo
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Orientador : KÁTIA CARVALHO DA SILVA ROCHA
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Data: 07/12/2023
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Com esta pesquisa objetiva-se discorrer sobre o cotidiano, lutas, valores, sentimentos e saberes que expressem a cultura do povo de Imperatriz por meio de poesias musicais. A poesia e a música exercem importante papel, externando os sentimentos do poeta, aspectos positivos e negativos em relação a um determinado espaço que é gerador de afetos. A literatura e a música dialogam externando a paisagem e o que se tem nesta região, bem como, as vivências, saberes, experiências que contam sobre o processo de constituição da cultura de um povo. Para descrever sobre a cultura de Imperatriz a partir de composições musicais, foram feitas pesquisas no acervo do Jornal O Progresso, que fica localizado na Academia imperatrizense de Letras, além de buscar-se artigos, dissertações e outros textos acadêmicos voltados para o cerne desta pesquisa: analisar e discutir a representação de Imperatriz nas canções. Para tanto, foram utilizados os teóricos: Stuart Hall (2016), Chiappini (1995), Moisés (2019), Pollak (1989), Halbwachs (1990) Sousa, (2005) Castro (2005) entre tantos outros. A análise descritiva sobre a cidade foi conduzida a partir destas composições musicais selecionadas que trazem elementos voltados para o aspecto valorativo do lugar, mas que traduzem também as mazelas sentidas e percebidas nos versos poéticos. A música é um elemento cultural que possibilita ao artista representar seu contexto de mundo, seu espaço. No resultado do estudo, elaborou-se um vídeo com os poetas Erasmo Dibel, Zeca Tocantins, Dumar Bosa e Carlinhos Veloz. Estes poetas prestam um depoimento sobre a contribuição da música em seus contextos de vida, e as grandes dificuldades encontradas na trajetória musical na cidade de Imperatriz. O vídeo intitulado “Os poetas e a cidade” resultou em um documentário enquanto instrumento didático-pedagógico como Produto Técnico Tecnológico para que possa ser utilizado na rede de ensino por diferentes áreas do conhecimento.
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ANA CAROLINA FREITAS DE FARIAS
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A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIONAL NORDESTINA NO CINEMA: desvendando desafios, desvelando práticas e tecendo voos linguísticos e cinematográficos
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Data: 30/10/2023
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Ao longo dos anos, o ensino da Língua Portuguesa tem sido fundamentado nos princípios da gramática normativa ou prescritiva, com ênfase na ideologia de uma norma-padrão única e superior. Diante dessa abordagem, este estudo consiste em investigar a variação linguística regional nordestina, por meio de reflexões mediadas pelo cinema, em conformidade com as propostas educacionais que advogam pela adoção de metodologias que consideram a língua natural dos alunos. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem qualitativa e documental de caráter exploratório. Os corpora de análise consistem nos filmes Lisbela e o prisioneiro (2003, Arraes), Cine Holliúdy (Gomes, 2013) e Ai que vida! (Filho, 2008), analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista e de seus vínculos com o ensino, de Bagno (2007, 2012, 2015), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Coelho (et al., 2018) entre outros. No que diz respeito à perspectiva do cinema e do ensino, esta pesquisa se fundamenta nas contribuições de Napolitano (2015), Fresquet (2013) e Oliveira (2018). Os resultados obtidos apontam a importância do cinema como recurso quando aliado à prática pedagógica, uma vez que, por meio do cinematográfico, é apresentada uma multiplicidade de conhecimentos culturais e sociais, capazes de promover a criticidade e contribuir para o desenvolvimento da autonomia do aluno. Em relação à perspectiva da diversidade linguística, são observados os seguintes aspectos: a língua é um sistema plural e o cinema possibilita a observação desse pluralismo. Além disso, incluir o filme no contexto educacional proporciona aos estudantes a oportunidade de se aproximarem de outras realidades, como a compreensão da diversidade linguística. Ao conhecerem melhor outras representações linguísticas, os estudantes também progridem na superação de estereótipos e preconceitos em relação à língua natural. Portanto, este estudo é relevante por sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com foco no uso de recursos cinematográficos como uma proposta para a reflexão sobre a variedade linguística.
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LARISSA DE FARIAS SILVEIRA
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SEMÂNTICA, CINEMA E ENSINO
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Orientador : SONIA MARIA NOGUEIRA
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Data: 20/10/2023
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A semântica é uma área da linguística que estuda o significado, tendo sua abrangência e complexidade ocasionada pela difícil conceituação do objeto de estudo. É evidente a relevância da semântica no ensino de língua natural, visto que possibilita o estudo do léxico, estrutura sintática, entre outros fatores que contribuem no processo de significação. Na sala de aula, não havendo limite ao uso do livro didático, pode-se utilizar diferentes estratégias metodológicas para alcançar o objetivo do processo ensino-aprendizagem. Cite-se cinema, como depositário de múltiplos conhecimentos, advindos do seu constructo, da sua linguagem – o imagético, o sonoro, o verbal – suscita infindáveis abordagens e leituras e, inevitavelmente, cada vez mais, se faz presente/necessário como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, como ampliação de enfoques outros na exploração/explosão de sentidos dos textos verbais, imagéticos, sonoros, entre outros. Este estudo tem como objetivo geral investigar o ensino da semântica e o uso do cinema como suporte pedagógico na sala de aula. Assim, esta pesquisa faz parte da área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos do PPGLe-UEMASUL, especificamente, na linha de pesquisa Memória, Linguagem e Ensino do GELMA. Para tanto, a metodologia da pesquisa trata-se do método qualitativo com etapas na pesquisa documental. A abordagem teórica constitui-se de estudos semânticos com Greimas (1976), Marques (1996), Valente (1997), Ilari (2001), Oliveira (2008), Cançado (2008) e Abrahão (2018); cinematográficos com Carrière (1995), Bordwell (2008); o cinema e ensino, com Arroyo (2014) e Napolitano (2015). Os corpora da pesquisa compõem-se dos livros didáticos “Português: conexão e uso”, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho (2018), 8° e 9° anos do ensino fundamental, e do filme “O auto da compadecida”, de Guel Arraes (2000). Os critérios de seleção consistem em os livros didáticos serem adotados, no ciclo 2020 a 2023, em municípios de abrangência da UEMASUL; e o cinematográfico ser um filme nacional, citado no livro didático do 8° ano. Desse modo, as categorias de análise são os aspectos semânticos ambiguidade e sinonímia, além do sentido das cores no filme. Assim, a pesquisa busca contribuir com ensino de língua portuguesa ao incentivar o uso da arte cinematográfica como ferramenta para os estudos do processo de significação. A Produção Técnico-Teológica trata-se de uma sequência didática escrita, com o título: “A semântica e o cinema no ensino fundamental”, tendo como público-alvo os professores dos anos finais do ensino fundamental, contemplando atividades com base em análises de livros didáticos e de filmes em uma abordagem semântica. É relevante o estudo da semântica nos estudos de língua natural, visto que contribui na interpretação e produção textual, o verbal, o imagético, o sonoro e diversificação do vocabulário, entre outros. Assim, esta pesquisa faz um percurso nos documentos oficiais brasileiros e no livro didático, apresentando uma metodologia de ensino e a semântica em um contexto de comunicação. Verificou-se que o corpus não apresenta espaço próprio para os aspectos semânticos, e que os filmes em gerais não são utilizados na construção de sentido.
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ADRIANA ALVES SILVA LIMA
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SEMÂNTICA LEXICAL: videocast como recurso didático nas aulas de língua portuguesa para o ensino de sinonímia nos 6ºs e 7ºs anos finais do ensino fundamental
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Data: 28/04/2023
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A sinonímia estuda a relação de semelhança de significado entre palavras. Desse modo, entendê-la é importante para o desenvolvimento da capacidade percebê-la de acordo com cada contexto. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o estudo da sinonímia em livros didáticos de Língua Portuguesa, dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, adotados no município de Açailândia/MA. O critério de seleção do corpus, “Português: conexão e uso”, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho, dos 6º e 7º, de 2018, consiste em os livros pertencerem à coleção adotada e ao ciclo de 2020 até 2023. Para o embasamento teórico, foram utilizados estudos de Ullmann (1964), Marques (2003), Tamba (2006), Ilari e Geraldi (2006), Cançado (2016), Polguère (2018), entre outros. A abordagem metodológica foi qualitativa, de cunho documental. O aspecto de análises do material didático consiste na sinonímia. Para tanto, foram selecionadas atividades relacionadas ao fenômeno semântico sinonímia. No que se refere à Produção Técnico-Tecnológica (PTT), foi desenvolvido um videocast como recurso didático para o ensino de sinonímia, direcionado ao público-alvo professores do ensino fundamental público da região Tocantina. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para um lócus de discussão acerca das relações entre as palavras e suas significações. No que diz respeito aos resultados obtidos da análise dos livros didáticos, percebe-se que, em relação ao aspecto da descrição, na introdução o corpus apresenta-se como um instrumento de conhecimento para os alunos e, na organização, são divididos por unidades e subdivididos seções, subseções e boxes. Em relação ao aspecto sinonímia, observa-se que somente o livro didático do 6º ano expõe o fenômeno semântico de modo explícito no sumário. Além disso, verifica-se que a abordagem da sinonímia ocorre de maneira escassa em ambos os livros. Constata-se que algumas atividades abordam o questionamento acerca do sentido ou significado das palavras conforme os contextos em que estão sendo utilizadas. Tendo em vista sua relevância para o ensino, sugere-se que a sinonímia deva ser abordada com mais visibilidade nos livros didáticos.
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ALEILDE TAVARES DA SILVA
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VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DA LIBRAS: sinais toponímicos de espaços de lazer e turismo
em Imperatriz (MA)
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Data: 27/04/2023
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Por considerar a variação linguística um fenômeno inerente às línguas naturais, o presente estudo trata da variação linguística em Libras, cujo propósito, é verificar a variação fonéticafonológica e a variação lexical, na sinalização de pessoas surdas de uma mesma comunidade. Este estudo está fundamentado nos pressupostos para as pesquisas de língua de sinais com propostas de investigação da variação linguística em Libras, os postulados de Xavier (2012), Xavier e Barbosa (2014), Machado (2016), Castro Júnior (2011), Vargas (2018). No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, autoetonográfica, pelo fato de estar imersa na comunidade pesquisada, tendo como público-alvo as pessoas surdas. O objeto de estudo foram os topônimos - espaços de lazer e turismo de Imperatriz (MA), em Libras, fundamentado nos estudos de Dick (1990), Sousa (2022) e Silva et al. (2022), Miranda (2020). Para a seleção dos dados foi utilizada a obra Imperatriz cidade da gente, nos anos finais do Ensino Fundamental, lazer e turismo (SANTOS et al. 2020), sendo selecionados dez termos para análise em Libras. Para tanto, contamos com oito participantes surdos (quatro homens e quatro mulheres) da comunidade local, para a confirmação dos sinais dos topônimos. A confirmação destes foi realizada por meio de entrevista semiestruturada realizada informalmente sem um roteiro planejado. Em razão da especificidade visual dos participantes, foi utilizado o uso de imagens representativas dos topônimos, e gravações dos sinais em vídeos que, serviram de fonte para a descrição de tal proposições. Toda a execução foi feita com consentimento do grupo, contudo, foi elaborado um termo de consentimento livre individual, a qual foi assinado por todos. Os resultados comprovam a ocorrência da variação fonética- fonológica, ao identificar traços variáveis nas produções dos sinais, pelos participantes, a partir dos parâmetros (CM, PA, MO e Or e ENM), quando comparadas intersujeito. Quanto a variação lexical, os dados evidenciam a ocorrência de duas variantes para dois sinais termos. Sendo corroborado que os fatores internos e externos da língua possuem forte relação. Todo esse processo, resultou na organização do produto técnico-tecnológico, de natureza digital (site), bilingue (Libras e LP), onde será documentado o sinal referente ao topônimo e as possíveis variações identificadas, de sinalização, sendo apresentado como proposta didática, para o ensino e aprendizagem da Libras, espero que este contribua com a expansão dos estudos toponímico em Libras, e sobretudo com os estudos da variação linguística nessa língua, que ainda é incipiente as discussões.
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ZANADO PAVÃO SOUSA MESQUITA
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VARIAÇÃO LINGUÍSTICA TERMINOLÓGICA EM LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
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Data: 27/04/2023
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Os sinais-termo na educação de Surdos corroboram para que o conhecimento científico e acadêmico seja adquirido pelos Surdos, sobretudo, os do Ensino Superior. No entanto, a ocorrência de sinais-termo variantes pode dificultar a compreensão de determinados termos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a ocorrência de variantes linguísticas dos sinais-termo na sinalização de Surdos do curso de Pedagogia de Imperatriz - MA e de cidades adjacentes, de modo a compreender a variação linguística terminológica na Libras. A pesquisa se embasa na hipótese de que há uma diversidade de sinais-termo em Libras no curso de Pedagogia. Para realizar uma pesquisa que abarcasse esta proposta escolheu-se a abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, além de ter o questionário fechado como instrumento de construção dos dados, questionário este distribuído por meio do google forms a colaboradores da pesquisa, que foram Surdos, graduados e graduandos, do curso de Pedagogia, das cidades de Imperatriz - MA e Açailândia - MA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, são utilizados estudos que contemplam a área de alfabetização, letramento e bilinguismo que se pôde fazer paralelo com a educação de Surdos, tais como: Backer (2001), Quadros (1997), Skliar et al. (2016), Street (2014), Strobel (2009, 2018), Stumpf (2005) e Soares (2004, 2005, 2017); dos estudos da variação linguística: Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (1972, 2002), Camacho (2011), Coelho et al. (2018), Pereira (2012) e Silva (2013); do léxico, como os estudos de Biderman (1998), Cabré (1993), Finatto (1996), Krieger e Finatto (2004); dos sinaistermo na Língua de Sinais: Castro-Júnior (2014), Costa, M.R. (2012, 2020), Costa, F.R. (2018), Faria-Nascimento (2009) e Faulstich (1990, 1995), dentre outros. Os resultados mostram que as variantes linguísticas ocorrem a partir da base paramétrica que compõem o sinal-termo, a saber: a Configuração de Mão, o Ponto de Articulação, a Orientação e Direcionalidade, o Movimento e as Expressões Não-Manuais e Faciais. Cada uma dessas bases paramétricas possui elementos morfossintáticos específicos que corroborarão para que a compreensão do sinal-termo seja evidenciada, proporcionando uma padronização do sentido linguístico perante as variações terminológicas. A relevância dessa pesquisa se dá por poder contribuir com a expansão dos conhecimentos acadêmicos de Surdos graduandos na área educacional tendo a cidade de Imperatriz - MA, e cidades adjacentes, como lócus da formação acadêmica de Surdos da Região Tocantina do Maranhão. Esta é uma investigação inserida na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), fazendo parte do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA).
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JANNYELLE DE SOUZA CORREA
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A poesia contemporânea como estímulo para formação de leitores literários no Ensino Médio
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Data: 26/04/2023
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A prática de leitura de textos literários na escola ainda é, por vezes, um desafio para o professor de língua portuguesa, tendo em vista que se busca a formação plena do aluno, enquanto leitor do mundo, e que, paralelo a isso, o estudante precisa desenvolver o gosto pela leitura, como uma atividade que seja sinônimo de prazer, não de obrigação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como o ensino da poesia contemporânea no Ensino Médio pode contribuir para a formação de leitores literários, promovendo o desenvolvimento da criticidade e aguçando a sensibilidade (tão necessária para combater a brutalidade dos tempos atuais). Dessa maneira, foi conduzido um estudo sobre leitura literária, o ensino de poesia e a poética de Ferreira Gullar, evidenciando-se o estudo da estrutura, temas e estilo da escrita do poeta maranhense. São apresentados poemas de Ferreira Gullar nos quais se encontram representações da realidade, não apenas maranhense, mas brasileira, com a finalidade de exemplificar textos que possam ser utilizados em sala de aula para incentivar a leitura crítica dos alunos. Por meio da pesquisa e da coleta de dados, buscamos analisar o cenário atual do ensino sob a ótica de professores e alunos, além de mostrar que o ensino de poesia contemporânea, ao ocorrer no ambiente escolar e com destaque nas obras de Gullar, enriquece o repertório artístico e literário assim como promove a valorização cultural de um povo.
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THAÍS FERNANDA MEDEIROS DIAS
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DO DESENCANTO AO ENCANTAMENTO: a literatura negra infantojuvenil que cura
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Data: 12/04/2023
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O presente estudo, discorre sobre a literatura infantil e infantojuvenil afro-brasileira contemporânea, como umas das formas de promover educação antirracista no ambiente escolar. A investigação tem por objetivo, contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino com literatura afro-brasileira infantil e infantojuvenil, explorando aspectos identitários, culturais e ancestrais, com foco na obra Omo-oba: histórias de princesas (2009), objeto deste estudo. A partir da análise literária dos seis contos que compõem corpus da obra Omo-oba: histórias de princesas (2009), serão discutidas temáticas como empoderamento, ancestralidade, identidade e representatividade negra. A pesquisa norteia-se pela abordagem teórica de Cavalleiro (2006), Cuti (2010), Duarte (2005,2014), Fanon (2008), Gomes (2002,2009,2012, 2017), Lajolo; Zilberman (2006), Mattos (2012), Hall (2003,2005), Munanga (1988, 1994, 2005, 2008). O estudo atende aos objetivos da lei afirmativa de nº 10.639/2003, que trata sobre a educação para relações étnico raciais. Nesta dissertação, aborda-se o protagonismo de personagens negras/os, os estereótipos raciais na literatura, as representações do sujeito negro e sujeita negra, o valor cultural do legado africano, o ensino de história e cultura afro-brasileiras e a produção contemporânea infantil e infantojuvenil de autoria negra. A leitura analítica dos dados sinaliza que, a literatura pode ser um importante instrumento no trato de questões como o preconceito e a discriminação na escola, e que por meio da educação é possível conceber que não existe cultura maior ou menor, as culturas se complementam formando o arcabouço cultural de um povo. Ao final deste estudo elaborou-se uma Produção Técnico-Tecnológica, nos moldes de uma sequência didática literária, com a perspectiva de auxiliar professores e professoras na condução do trabalho com a Literatura Afro-brasileira na escola junto ao público infantojuvenil.
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JOSELIAS DA COSTA MATOS
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Campo semântico na sala de aula do ensino fundamental: interdisciplinaridade entre língua portuguesa e estudos regionais de Imperatriz-MA
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Data: 11/04/2023
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No que tange ao ensino de língua portuguesa em sala de aula, observa-se que questões do significado não têm sido abordadas em atividades de compreensão de texto nos livros didáticos. Por outro lado, não se vê o engajamento de professores em propor ações interdisciplinares nos estudos da linguagem, principalmente no que se refere às relações de significado estabelecidas entre as palavras do texto. A partir disso, os seguintes questionamentos se fazem pertinentes: como se dá a abordagem de campo semântico em atividades no livro didático de língua portuguesa? Como aplicá-la a atividades no livro didático de estudos regionais? É possível a elaboração de atividades sobre campo semântico em uma perspectiva interdisciplinar? Portanto, esta pesquisa objetiva analisar o trabalho com campo semântico nos livros didáticos de língua portuguesa e de estudos regionais de Imperatriz-MA dos anos finais do ensino fundamental, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, busca-se: identificar campo semântico nas obras analisadas, descrever a abordagem sobre campo semântico em atividades de compreensão de texto dos livros didáticos, verificar a interdisciplinaridade entre língua portuguesa e estudos regionais por meio do trabalho com campo semântico e sugerir a criação de atividades com campo semântico em uma perspectiva interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, aliada à pesquisa documental com aplicação da teoria do campo semântico dos estudos da linguagem nos estudos regionais sob a perspectiva da interdisciplinaridade. O corpus é composto pelos livros didáticos: Tecendo linguagens: língua portuguesa 6º ano (2018), aprovado no PNLD 2020, e Imperatriz cidade da gente: história e geografia (2020). Ambos adotados na rede pública de ensino em Imperatriz-MA. Os resultados alcançados revelam a viabilidade do trabalho interdisciplinar com campo semântico em sala de aula, culminando na produção de um caderno didático para servir de auxílio ao professor na produção de atividades com campo semântico.
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MARIANA SOARES DOS SANTOS
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POR ENTRE CHÃOS E RIOS: caminhos narrativos da literatura imperatrizense
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Data: 09/02/2023
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A literatura é uma expressão artística imbricada de importantes ações que incluem, inevitavelmente, a percepção dos envolvimentos de quem a cria, mediante a experiências e experimentos de recorrência social e cultural. Esse conjunto de percepções atua como elementos construtores de narrativas que refletem traços identitários de uma sociedade. Tendo isso em vista, percebe-se que, há muito, a historiografia brasileira, imperiosamente, instituiu cânones que, de alguma forma, apontam para existência de uma literatura nacional baseada, quase tão somente, nas produções literárias e intelectuais realizadas nos eixos centralizadores do país, Rio de Janeiro-São Paulo. Tanto é, que até nos dias atuais, ainda persiste uma referência à literatura, dita “fora do eixo”, como “regional”. Seria ela regional? Em qual perspectiva? Em contrapartida, é possível afirmar que a produção Rio-São Paulo, nos 30 do século passado, não era regional? E por que assim não é denominada, por exemplo, nos livros didáticos?. Sabe-se que essa literatura, dita “regional”, e seus estudos se mostraram, com o tempo, berço de discussões importantes sobre a construção intelectual e cultural do país. Levantando questionamentos sobre o que seria essa regionalidade e porque esta era vista apartada na literatura nacional. Em meio a essas e outras tantas questões, esse fazer literário, por possuir elementos intra e extratexto importantes como identificação para o leitor local, pode-se constituir ferramenta fundamental para o letramento literário. Por conseguinte, a presente pesquisa problematizou os aspectos que compõem esta literatura, em especial a produzida na cidade de Imperatriz, no interior do estado do Maranhão. Para isso, foram analisadas parte das narrativas literárias produzidas na cidade e uma discussão foi fomentada sobre as concepções de Regionalidade, Literatura, Identidade e Memória. O método de pesquisa adotado possui caráter dialético e segue os procedimentos da pesquisa bibliográfica, no levantamento do material teórico e do acervo literário imperatrizense. Também conta com a pesquisa de campo, realizada por meio de entrevista com autores locais para a coleta de material. Constatou-se durante as entrevistas com os autores que o processo de formação da literatura imperatrizense ocorreu a partir da participação coletiva de pessoas engajadas com as criações culturais da cidade, especialmente as voltadas para o teatro. A partir disto, é possível compreender a literatura imperatrizense como o resultado de colaborações e iniciativas coletivas de escrita, revisão e crítica. Além disso, a literatura imperatrizense estabelece uma leitura das dinâmicas sociais e culturais produzidas pelas reverberações regionais, identitárias e memorialísticas que conduzem o leitor a experienciar as diversidades que habitam os regionalismos existentes na cidade e região. Tendo essas perspectivas em vista, a Biblioteca Virtual (Ser)tão de cá. foi produzida como etapa final desta pesquisa. Ela conta, a princípio, com textos dos autores entrevistados e será gratuitamente disponibilizada para a comunidade, em especial, para professores e alunos da rede pública de ensino, no site do PPGLe, Mestrado em Letras, da UEMASUL.
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RONIELA ALMEIDA MOREIRA
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A REPRODUÇÃO DA FALA NA ESCRITA: análise de metaplasmos em textos de alunos doEnsino Fundamentalde escolas públicas de Imperatriz e Açailândia, Maranhão
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Orientador : MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
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Data: 07/02/2023
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Lidarcom os problemas advindos da falta de domínio da norma ortográfica, por parte dos alunos, é uma tarefa desafiadora para o professor de Língua Portuguesa, visto que muitos deles, ao escrever, transpõem segmentos sonoros da fala para a escrita. Neste trabalho, que se insere no campo da Sociolinguística, abordamos os fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos transpostos da fala para a escrita, a partir da análise de textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas dos municípios de Imperatriz e Açailândia, Maranhão.Nele, apresentamos também a percepção dos professores quanto à existência de fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos que os alunos reproduzem na escrita.A construção dos dados foi realizada a partir do banco de dados da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL, utilizando relatórios de Iniciação Científica, construídos a partir dos resultados de pesquisas realizadas por alunos e professores da instituição, no período de 2017 até 2021.Os trabalhos selecionados como corpus tratam da ocorrência de regras não padrãona escrita de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, das escolas de Imperatriz e Açailândia, no Maranhão. Utilizamos como autores principais para a fundamentação teórica da Sociolinguística, Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2004, 2007, 2009), Coelho et al (2015) e Mollica (2010); para considerações sobre linguagem falada e escrita, Marcuschi (2010) e Antunes (2003). Os resultados obtidos indicam que os escolares reproduzemna escrita os fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos presentes na fala, sendo o apócope o mais frequente, com 25 (vinte ecinco) casos. Pudemos registrar, também, a ocorrência de lambdacismo, alçamento vocálico, desnazalização, assimilação, epítese, epêntese, síncope, entre outros. Quanto à percepção do professor em relação à transposição desses fenômenos para a escrita, percebemos que eles conseguem identificá-los na escrita dos alunos. No entanto, alguns professores relatam que é um problema e um grande desafio para o ensino da língua portuguesa. Assim, apresentamos neste trabalho uma proposta pedagógica, um jogo intitulado “Palavras no labirinto”. Acreditamos que este estudo pode contribuir significativamente para a prática pedagógica dos profissionais da educação, no sentido de facilitar o trabalho com os metaplasmos, levando-os a refletir sobre a influência da língua falada no ensino da escrita, no contexto escolar.
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GESSICA BRENDA LIMA DA SILVA COELHO
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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA: as contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
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Data: 01/02/2023
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A presente pesquisa tem como objetivo central apontar alternativas para práticas avaliativas consideradas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa no âmbito educacional maranhense, em particular, em relação às orientações educacionais durante os períodos de adaptação e mudanças ocasionados pela pandemia de Covid-19 e implementação do Novo Ensino Médio. Dessa forma, realizou-se um estudo das diretrizes e parâmetros educacionais das esferas Federal, Estadual (Maranhão) e Municipal (Imperatriz). Para realizar tal intento as discussões apresentadas se fundamentam nas teorias sobre concepções de ensino e aprendizagem sob um ponto de vista da reflexão crítica, que sinalizam para a avaliação da aprendizagem como ferramenta importante para auxiliar no processo educacional. Nesse contexto, o embasamento teórico pauta-se em autores como Cipriano Luckesi, Telma Weisz e Ana Sanchez, Pedro Demo, Philippe Perrenoud, Henry Giroux, Kenneth Zeichner, Benigna Villas Boas, entre outros. Dessa forma, por meio dos estudos realizados para a construção desta dissertação observou-se que há diversos desafios e fatores que afetam o processo de avaliação da aprendizagem, por isso, conclui-se que há uma necessidade, cada vez mais urgente, em se buscar a diversificação de instrumentos como uma estratégia para enriquecer de forma prática o processo de ensino e aprendizagem nas salas de aula de escolas públicas. Nesse sentido, o produto desta dissertação constitui-se em um conjunto de propostas para uso na avaliação na disciplina de Língua Portuguesa.
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JEFFREY MARLEY DA SILVA MIRANDA
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NARRATIVAS QUE EDUCAM PARA A ANCESTRALIDADE: literatura, memória e identidade na percepção de quilombolas da Ilha de São Vicente
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Data: 31/01/2023
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Este trabalho tem o intuito de apresentar vozes quilombolas presentes na região do Bico do Papagaio, por entender os silenciamentos impostos à cultura afro-brasileira nesta região. Tendo como objetivo geral analisar juntamente com três mulheres quilombolas da Comunidade Quilombola Ilha de São Vicente em Araguatins – TO, as temáticas presentes em duas obras afro-brasileiras, e com isso conhecer, a partir de suas narrativas orais (ALBERTI, 2013; BOM MEIHY 1996), as suas vivências, os saberes tradicionais (LIMA, 2016; HAMPATÉ BÂ, 2010) que carregam consigo, suas memórias coletivas e individuais (HALBWACHS, 2006), para a preservação e registro dessas narrativas ancestrais que educam. E de forma específica, identificar os aspectos relacionados à memória e identidade (HALL, 2006; CANDAU, 2012) nessas vivências relatadas pelas entrevistadas. As obras examinadas nesta pesquisa são de mídias diferentes: A primeira é o livro infantil “Bucala - A pequena princesa do Quilombo do Cabula'' (NUNES, 2019) e a poesia-slam presente no vídeo “Calma, senhor” (2018). Para isto, são utilizados os fundamentos teóricos da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1969). Esta pesquisa possui natureza qualitativa, em relação aos objetivos esta pesquisa é exploratória-descritiva e os instrumentos utilizados na pesquisa de campo (MARCONI; LAKATOS, 2003) foram um questionário e uma entrevista com roteiro semiestruturado. Os principais resultados deste trabalho mostram que as entrevistadas despertaram para sua identidade quilombola após o despejo que ocorreu na comunidade e desde então passaram a entender suas práticas e tradições a partir de uma perspectiva ancestral, o que ocasionou um processo de construção identitária que se estende até hoje.
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RACKEL LOPES DE ARAUJO SOUSA
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LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: a escrita negra feminina no combate à violência contra as mulheres.
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Data: 24/01/2023
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Este estudo se enquadra na área da literatura, mais especificamente da literatura afro-brasileira de autoria feminina. Intenciona como objetivo geral analisar a violência contra a mulher, a partir do romance Ponciá Vicêncio, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo (2017). Como objetivos específicos propõe-se a discutir os aspectos socioculturais abordados na obra e vivenciados pela população afrodescendente, refletir como a literatura afro-brasileira de autoria feminina tem chegado às escolas e apontar de que forma tem se dado o ensino do texto literário de viés afrodescendente. O aporte teórico que fundamenta essa pesquisa constitui-se de investigações de pesquisadores de literatura de autoria feminina, da literatura afro-brasileira e naqueles que se debruçam na análise das questões identitárias e memoriais do romance Ponciá Vicêncio objeto deste estudo, entre eles Cuti (2010), Debus (2017), Dionísio (2013), Duarte (2007, 2014), Duarte e Nunes (2020), Evaristo (2007, 2017) e Santos (2018). O estudo responde aos objetivos propostos pela Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003) que instituiu a obrigatoriedade do estudo da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em todas as instituições públicas e privadas do país. Se justifica por abordar assuntos relacionados às pautas raciais e de gênero, a partir de uma discursividade específica e expressado por meio da escrevivência de Conceição Evaristo. A relevância deste estudo reside na divulgação da literatura feminina negra e discussão a respeito de caminhos para uma educação de combate e de conscientização referentes à assuntos que atingem as mulheres, em especial as mulheres afrodescendentes, como a violência, seja ela simbólica, física ou psicológica.
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