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Banca de DEFESA: CÉSSIA MÔNICA SILVA BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÉSSIA MÔNICA SILVA BARROS
DATA: 16/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

O LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: o português como segunda língua numa perspectiva inclusiva


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Literário. Língua Portuguesa (L2). Libras. Inclusão. Educação de Surdos.

 


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Considerando as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos no contexto literário, observou-se a necessidade de mecanismos para auxiliar o processo de letramento do discente no Ensino Médio, em um contexto de sala de aula inclusiva, motivo pelo qual o presente estudo se propõe a analisar a aquisição do letramento em língua portuguesa (LP), na modalidade escrita, para alunos surdos na rede regular de ensino, evidenciando os aspectos literários. Com essa finalidade, o estudo apresenta como objetivo geral analisar o processo de letramento literário em LP, como segunda língua para o aluno surdo, sob a perspectiva inclusiva no Ensino Médio na rede regular de ensino. E, os seguintes objetivos específicos: analisar como ocorre o letramento em Língua Portuguesa- L2 para o aluno surdo; investigar como ocorre o letramento literário do aluno surdo no componente curricular Língua Portuguesa; identificar as dificuldades dos alunos surdos concernentes ao letramento literário; desenvolver videoaulas com interpretação em língua de sinais acerca das obras literárias abordadas no ensino médio. A metodologia do estudo foi desenvolvida por meio de pesquisas bibliográficas e análise documental, adotando uma abordagem qualitativa, na análise das informações coletadas nos documentos pesquisados. Foi explicativo, pois buscou assinalar todos os pontos importantes para o tema abordado. O estudo se baseou com os seguintes referenciais teóricos: Quadros (2005; 2019), que explana sobre a relevância da Educação Bilíngue para o surdo e o ensino da   Língua Portuguesa como L2, Soares (2004), que aponta a distinção da alfabetização e letramento evidenciando às relações concernentes à aprendizagem do sistema de escrita e as práticas sociais, Strobel (2003), sobre a cultura surda, Domingues, Ventura, Cavalcante (2022), abordam a importância dos saberes literários para os alunos e os desafios da utilização da Literatura no ensino fundamental e médio, Cosson (2009), que teoriza acerca do letramento literário numa perspectiva didática. Para proceder a pesquisa foram investigadas as dificuldades enfrentadas pelo discente surdo relacionadas a leitura literária e suas implicações. Como Produto Técnico-Tecnológico- PTT, buscou-se elaborar videoaulas literárias didáticas na plataforma Youtube para subsidiar o letramento literário por meio da interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras. O trabalho contribuiu com o PTT, no qual a proposta dos vídeos baseia-se em interpretar obras literárias abordadas no ensino médio, explorando os recursos visuais de forma a desenvolver nos alunos a memória visual e o hábito da leitura literária.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 840025 - CLÁUDIA LÚCIA ALVES
Presidente - 295061 - LILIAN CASTELO BRANCO DE LIMA
Externo à Instituição - SARA MOITINHO DA SILVA - INES
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 09:37
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