A LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNO SURDO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA EM COMUNIDADE TRADICIONAL
Alunos surdos; leitura; escrita; práticas metodológicas; comunidade tradicional.
Este estudo aborda os desafios da educação inclusiva para alunos surdos em uma comunidade tradicional do arquipélago do Marajó, onde fatores como isolamento geográfico e limitações de infraestrutura afetam significativamente o acesso ao ensino da leitura e escrita da língua portuguesa. Historicamente, modelos de ensino centrados na padronização do aprendizado ignoraram as especificidades culturais e linguísticas de alunos com necessidades diferenciadas, como as pessoas com surdez. Para este estudo, parte-se da hipótese de que o uso de estratégias adequadas e específicas e o uso da libras é possível que o aluno surdo dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprenda mais facilmente da língua portuguesa Assim, o objetivo geral da pesquisa é investigar como ocorre a aprendizagem da leitura e da escrita em língua portuguesa por alunos surdos, de séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma comunidade tradicional localizada no arquipélago do Marajó. A abordagem é qualitativa de cunho etnográfico, e o estudo envolve observação em sala de aula, entrevista semiestruturada com professores, uma entrevista com aplicação de questionários com os pais e registros em um diário de bordo. O embasamento teórico inclui Quadros (2006), Soares (2018), Sá (2006), Cavalcante (2016) e outros com a mesma relevância destes para a pesquisa. Espera-se que os resultados possam subsidiar novas práticas e políticas educacionais, o desenvolvimento do ensino mais inclusivo e adequado para alunos surdos em contextos culturalmente diversos e isolados. A relevância deste estudo reside em poder contribuir para práticas pedagógicas que considerem as especificidades linguísticas e culturais de alunos surdos, com o uso de estratégias que promovam inclusão significativa e acessível.