A ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um olhar reflexivo acercadas perspectivas de produção textual presentes no livro didático
Educação de Jovens e Adultos. Escrita. Livro Didático.
A escrita no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma área crucial de estudo, pois envolve uma população heterogênea com diferentes experiências educacionais e níveis de habilidades linguísticas. Este contexto demanda uma abordagem reflexiva e sensível às perspectivas de produção textual presentes nos materiais didáticos. Neste contexto, questionou-se como compreender, por meio de perspectivas de produção textual, a relevância que o livro didático, de Língua Portuguesa, oferece às especificidades de ensino e aprendizagem da escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? A presente pesquisa teve por finalidade analisar as perspectivas de produção textual presentes no livro didático de Língua Portuguesa, da EJA, buscando compreender se esse material corrobora com as especificidades de ensino e aprendizagem da escrita para esse público. Para tanto, como objetivos específicos, pretendeu-se realizar um breve resgate histórico de leis, programas, propostas, teorias e sujeitos voltados a esse público no contexto nacional, apresentar a escrita, com base em aportes teóricos, enfatizando o processo de letramento e o papel docente e discente e, verificar as orientações metodológica abordadas pela coleção “EJA: Educação de Jovens e Adultos”, acerca da produção de texto. A metodologia do estudo foi desenvolvida por meio de pesquisas bibliográficas e análise documental, estando pautado em uma abordagem qualitativa, por ter havido uma preocupação em analisar as informações coletadas nos documentos pesquisados. Foi explicativo, pois buscou assinalar todos os pontos importantes para o tema abordado. Como produto técnico-tecnológico, buscou-se elaborar um material didático no intuito de contribuir com a aprendizagem da escrita dos alunos do 6o ao 9o ano, do Ensino Fundamental, da EJA. Para embasar este estudo, utilizou-se como referencial teórico a visão de alguns autores, a saber: Marcuschi (2008), Gadotti e Romão (2011), Koch e Elias (2017), Freire (1981) entre outros. Espera-se que esta pesquisa contribua com estudos futuros, por isso se coloca, desde já, como ponto de partida para debates, seja em relação ao corpus ou, ainda, atinente à relevância dada à escrita no contexto da EJA, bem como mostrar como o material didático analisado, embora apresente um trabalho muito pertinente ao ensino da LP, tanto da expressão oral como da escrita, precisa ser utilizado de forma crítica e reflexiva pelos professores.