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Banca de DEFESA: DAIANE ARAUJO AVELINO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANE ARAUJO AVELINO BEZERRA
DATA: 17/12/2024
HORA: 15:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS IMAGÉTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO DE IMPERATRIZ-MA


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos imagéticos; Ensino de Língua Portuguesa; Alunos surdos, Estratégias pedagógicas; Educação inclusiva.

 


PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A educação inclusiva tem ganhado cada vez mais importância. Nesse contexto, se insere o ensino de Língua Portuguesa para surdos. A presente pesquisa é norteada pelo problema: como os recursos imagéticos utilizados como estratégia pedagógica no ensino de Língua Portuguesa contribuem para a compreensão, a aprendizagem e o desenvolvimento linguístico de alunos surdos do ensino médio em uma escola em Imperatriz-MA? Para tanto, traçou-se como objetivo geral investigar as contribuições dos recursos imagéticos como estratégia pedagógica, no ensino de Língua Portuguesa, para alunos surdos, do ensino médio, em uma escola em Imperatriz, Maranhão. Como objetivos específicos, procurou-se: observar a estratégia pedagógica utilizada no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, em uma escola de Imperatriz-MA; identificar como está sendo utilizado, em sala de aula, o uso de recursos imagéticos como estratégia pedagógica no desenvolvimento das habilidades linguísticas de alunos surdos no ensino de Língua Portuguesa; descrever a percepção dos alunos surdos quanto o uso dos recursos imagéticos na compreensão e aprendizado do ensino de Língua Portuguesa; e, finalmente, desenvolver e implementar sequências didáticas estruturadas e adaptadas, que incorporem de maneira consistente os recursos imagéticos, no ensino de Língua Portuguesa, para alunos surdos, do Ensino Médio. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como observação espontânea e entrevistas semiestruturadas com alunos surdos e professores ouvintes. Além disso, foram aplicadas sequências didáticas, utilizando placas de trânsito e tirinhas, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais inclusiva e acessível. A fundamentação teórica se baseou em autores como Strobel (2008), Skliar (2013), Tagliavini (2016), Perlin e Ströbel (2008), Campello (2008; 2009) e Quadros e Schmiedt (2006), além da LDBEN (1996), que estabelece as diretrizes para a educação especial, no Brasil, incluindo o atendimento a alunos surdos. Os resultados indicaram que o uso dos recursos imagéticos facilitou a compreensão de conceitos abstratos da Língua Portuguesa, além de promover maior interação entre alunos surdos e ouvintes. As práticas observadas incentivaram a participação ativa de todos, fortaleceram a autoestima e a confiança dos alunos surdos e demonstraram a relevância de estratégias visuais na aprendizagem. As sequências didáticas adaptadas revelaram-se eficientes e sugeriram que o uso de recursos imagéticos deveria ser ampliado em futuras pesquisas, com vistas a promover uma educação mais inclusiva e acessível para todos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 840025 - CLÁUDIA LÚCIA ALVES
Interno - 6998 - MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
Externo à Instituição - SARA MOITINHO DA SILVA - INES
Notícia cadastrada em: 17/12/2024 14:45
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