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Banca de DEFESA: RAYARA TÁGILA DE SOUSA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYARA TÁGILA DE SOUSA BARBOSA
DATA: 12/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

LEITURA DIGITAL: uma análise bibliográfica de práticas de leitura em livros físicos e digitais no ambiente escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Virtual; Internet; Leitura; Suporte Físico.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A proposta deste trabalho é entender as diferenças entre uma leitura realizada no suporte físico e digital. Sabe-se que a sociedade moderna absorve bastante conteúdos digitais devido seu uso constante de dispositivos eletrônicos, acompanhado de acesso de redes sociais, plataformas digitais, e-mail, etc. Na educação, não poderia ser diferente. Entretanto, observa-se que o hábito de usar dispositivos digitais para realizar leitura vem
crescendo nos últimos anos. Dessa forma, investigar os hábitos de leitura entre esses dois suportes, torna-se necessário para compreender quais são os benefícios e malefícios dessa forma de ler e adaptar possíveis aprimoramentos para obter uma melhora significativa de interpretação e compreensão textual para os discentes. Esta pesquisa aborda um estudo bibliográfico entre práticas de leitura em suporte digital e físicos. Assim, no período de setembro a outubro de 2024, houve uma filtragem de estudos feitos com a temática leitura digital, nas plataformas Google Academics, Resech Rabbit, Google e no Mendeley. Foram analisados 11 artigos, 1 especialização, 2 dissertações e 1 tese que abordam esse tema. O estudo trouxe escritores renomados no estudo de práticas de leitura, formação de leitores, livro e leitura digital, para suas referências bibliográficas, são eles: Solé (2018), Serejo (2010), Pluvinage (2015), Marcuschi (2003), etc. Dessa maneira, os principais resultados mostraram que, com o uso do suporte digital, a leitura é feita de maneira mais rápida do que feita no suporte físico. Porém, para uma melhor compreensão e interpretação textual, o suporte físico é o mais recomendado. Já o PTT (Produto Técnicos-Tecnológicos) teve como objetivo produzir um questionário na plataforma Quizizz com o intuito de avaliar a interpretação textual dos alunos que realizaram a leitura da peça teatral Romeu e Julieta.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA - UFMA
Interno - 6998 - MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
Presidente - 023.790.973-13 - NELIANE RAQUEL MACEDO - UFT
Notícia cadastrada em: 12/05/2025 08:42
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