LEITURA DIGITAL: uma análise bibliográfica de práticas de leitura em livros físicos e digitais no ambiente escolar
Livro Virtual; Internet; Leitura; Suporte Físico.
A proposta deste trabalho é entender as diferenças entre uma leitura realizada no suporte físico e digital. Sabe-se que a sociedade moderna absorve bastante conteúdos digitais devido seu uso constante de dispositivos eletrônicos, acompanhado de acesso de redes sociais, plataformas digitais, e-mail, etc. Na educação, não poderia ser diferente. Entretanto, observa-se que o hábito de usar dispositivos digitais para realizar leitura vem
crescendo nos últimos anos. Dessa forma, investigar os hábitos de leitura entre esses dois suportes, torna-se necessário para compreender quais são os benefícios e malefícios dessa forma de ler e adaptar possíveis aprimoramentos para obter uma melhora significativa de interpretação e compreensão textual para os discentes. Esta pesquisa aborda um estudo bibliográfico entre práticas de leitura em suporte digital e físicos. Assim, no período de setembro a outubro de 2024, houve uma filtragem de estudos feitos com a temática leitura digital, nas plataformas Google Academics, Resech Rabbit, Google e no Mendeley. Foram analisados 11 artigos, 1 especialização, 2 dissertações e 1 tese que abordam esse tema. O estudo trouxe escritores renomados no estudo de práticas de leitura, formação de leitores, livro e leitura digital, para suas referências bibliográficas, são eles: Solé (2018), Serejo (2010), Pluvinage (2015), Marcuschi (2003), etc. Dessa maneira, os principais resultados mostraram que, com o uso do suporte digital, a leitura é feita de maneira mais rápida do que feita no suporte físico. Porém, para uma melhor compreensão e interpretação textual, o suporte físico é o mais recomendado. Já o PTT (Produto Técnicos-Tecnológicos) teve como objetivo produzir um questionário na plataforma Quizizz com o intuito de avaliar a interpretação textual dos alunos que realizaram a leitura da peça teatral Romeu e Julieta.