O JORNAL NA SALA DE AULA PARA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma abordagem da semântica de contextos e cenários
Semântica da Língua Portuguesa; Ensino Fundamental – AnosFinais; Jornal na sala de aula.
Uma das formas de estimular a aprendizagem, em sala de aula, é por meio da
utilização eficiente do Livro Didático. A partir da leitura e, consequentemente,
produção de textos, que valorize o estudo da Semântica, é possível auxiliar
professores e estudantes na interpretação do significado e sentido de palavras, frases
e expressões. Assim, entendemos que esse material é capaz de contribuir com os(as)
estudantes a desenvolverem de forma coerente e coesa a escrita. Nessa perspectiva,
consideramos indispensável a valorização dos saberes adquiridos pelo(a) estudante
em toda sua trajetória de vida, o qual será exposto nos materiais escritos por meio do
fator memória é enfatizado, ampliando de forma efetiva os conhecimentos. Dessa
maneira, este trabalho está situado na área de Estudos Literários e Estudos
Linguísticos, mais especialmente na abordagem da linha de pesquisa Memória,
Linguagem e Ensino. Nosso corpus se constitui nos Livros Didáticos da coleção “Se
Liga na Língua: Leitura, produção de texto e linguagem” - 6o e 7o anos, de Escolas
Públicas Municipais de Imperatriz – MA. Como objetivo geral, pretendemos
compreender como o ensino da Semântica da Língua Portuguesa auxilia na Produção
Textual de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. Os procedimentos
metodológicos utilizados foram análise qualitativa, pesquisa documental, exploratória
e explicativa, com fundamentação teórica específica em Semântica de autores, como:
Ullmann (1964); Ferrarezi Jr. (2008, 2010 e 2019); Ferrarezi Jr. e Basso (2013); entre
outros. Dessa forma, afirmamos a relevância deste trabalho, pois apresenta caráter
inovador, principalmente por envolver aspectos semânticos que promovem no(a)
estudante conhecimentos críticos, quanto ao uso da língua materna, mais
precisamente, no que diz respeito à atribuição de sentido das palavras e sentenças,
para uma Produção Textual eficaz. Concluimos que é possível ampliar o estudo
semântico, a partir do Livro Didático, para além do estudo formal dos anos finais do
Ensino Fundamental.