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Banca de DEFESA: LISANIR CARDOSO CHAVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LISANIR CARDOSO CHAVES
DATA: 12/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

PROCESSO DE LETRAMENTO DO ALUNO SURDO: Estratégias de Ensino da Língua Portuguesa como L2, no contexto bilíngue


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento. Língua Portuguesa (L2). Estratégias Pedagógicas. Contexto bilingue.


PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente pesquisa tem por finalidade investigar como ocorre o processo de letramento em Língua Portuguesa como L2, no contexto bilíngue, para alunos surdos, dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, como objetivos específicos, pretendeu-se identificar os principais recursos didáticos visuais desenvolvidos pelas professoras colaboradoras, no processo de letramento do aluno surdo, no ensino da Língua Portuguesa como L2, no contexto bilíngue; analisar as principais estratégias pedagógicas utilizadas no processo de letramento do aluno surdo, no ensino da Língua Portuguesa como L2, no contexto bilíngue; descrever o contexto sociocultural e sua influência no processo de letramento do aluno  surdo, na aprendizagem da Língua Portuguesa como L2; propor sequência didática, focando no processo de letramento de alunos surdos, no ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, no contexto bilingue. Este estudo é de abordagem qualitativa, realizado a partir de observação e de entrevista semi-estruturada com as professoras, que atuam no 2º e 3º anos, do ensino fundamental no contexto bilíngue. É uma pesquisa de campo desenvolvida em salas de aulas regulares da Escola Bilíngue do Município de Imperatriz-MA, que propõe ao professor, um E-book com Propostas de Sequência Didática em formato PDF. Para a fundamentação teórica deste estudo os principais autores são Gil (2014), Creswell (2010), Street (2014), Soares (2004; 2009; 2017; 2020), Kleiman (1995; 2001; 2006; 2007), Quadros (2005; 2019), Strobel (2003), Perlin (2008); Costa (2020), Campello (2008), Fernandes (2006), Ferreira e Zampieri (2010), Rojo (2012) e Marcuschi (2002). Espera-se que esta pesquisa contribua com professores bilíngues, que fazem parte do prcoesso de ensino da Língua Portuguesa como (L2) para o letramento do aluno surdo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 840025 - CLÁUDIA LÚCIA ALVES
Presidente - 6998 - MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
Externo à Instituição - SARA MOITINHO DA SILVA - INES
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 17:13
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