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Banca de DEFESA: FERNANDA SUELEN FREITAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA SUELEN FREITAS DA SILVA
DATA: 25/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

GRAMATIQUICES: O ensino de Morfologia em escolas municipais de Açailândia–MA


PALAVRAS-CHAVES:

Gramatiquices; ensino; Morfologia.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Apesar das inúmeras discussões a respeito do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Básico, a questão central para os professores de Português gira em torno do dilema de “ensinar ou não ensinar Gramática”, culminando em abordagens que isolam muitas vezes palavras e frases descontextualizadas. Assim, torna-se necessário a revisão dessas práticas pedagógicas, cujo intuito é a melhoria do ensino de Gramática na sala de aula. A pesquisa tem por objetivo geral compreender o ensino de morfologia nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do ensino fundamental em escolas de rede pública na cidade de Açailândia–MA. Como objetivos específicos: a) apontar as estratégias metodológicas utilizadas pelos docentes para o ensino de morfologia nas
aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do ensino fundamental; b) investigar quais tem sido os desafios e/ou perspectivas em relação aos conteúdos de morfologia; c) analisar a abordagem morfológica referente ao verbo no livro didático de Língua Portuguesa do 6° ano do ensino fundamental e d) apresentar possíveis estratégias metodológicas referentes ao ensino de morfologia que visem auxiliar o professor de Língua Portuguesa. O trabalho teve como procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa, sendo exploratória, de campo. Assim, aplicamos um questionário on-line para 4 (quatro) professoras de Língua Portuguesa do 6° ano do ensino fundamental. Por meio dessas profissionais, foi traçado um panorama no qual
considerou as concepções teóricas que elas têm sobre o ensino da Gramática. Além de mostrar as suas perspectivas, desafios e estratégias para construir uma prática de ensino mais significativo nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do ensino fundamental em 2 (duas) escolas de rede pública de Açailândia–MA. Constatamos nesse estudo que, apesar de as profissionais relatarem que trabalham alinhadamente ao que é debatido e defendido pelos estudos linguísticos, elas ainda apresentam dificuldades em colocar a teoria em prática para uma vivência mais significativa em sala de aula sobre o ensino de Gramática. Assim, apresentamos estratégias e metodologias eficientes para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa na educação básica por meio da página do Instagram “Gramatiquices”. Por fim, o estudo mostra de que modo a Morfologia é ensinada nas aulas de Língua Portuguesa. Além de demonstrar como as discussões teóricas e estratégias, que serão propostas, podem potencializar (ou não) para um ensino mais eficiente de Gramática, possibilitando, assim, que os professores repensem as suas práticas referentes ao ensino de Português. Contribuímos, dessa forma, para o aprimoramento da prática docente e, consequentemente, para a elevação da qualidade da educação linguística em Açailândia–MA, tornando o ensino mais significativo para os estudantes. O trabalho teve como principais autores Antunes (2003), Franchi (2006), Travaglia (2009) e Neves (2009).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 881325 - GABRIELA GUIMARÃES JERÔNIMO
Externo à Instituição - KARYLLEILA DOS SANTOS ANDRADE KLINGER - UFAM
Interno - 6998 - MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 17:41
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