O ESTUDO DO LÉXICO E AS QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA SOCIODISCURSIVA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Léxico. Texto. Ação de linguagem. Ensino-aprendizagem. Competência comunicativa.
Esta pesquisa está ancorada em estudos da Lexicologia realizados pelos autores Biderman (1998; 2001), Antunes (2012; 2014), Isquerdo (2012), Andrade (2012), dentre outros; e abrange o campo dos Gêneros textuais com Bakhtin (2009; 2011) e Marcuschi (2012); no campo dos Letramentos, com os pressupostos teóricos de Street (2014), Rojo (2009; 2012; 2013), Soares (2012) e Kleiman (2008). Por fim, discussões sobre o livro didático alicerçadas por autores como Batista (2003), Bittencourt (2003), Bunzen (2005), Choppin (2004), Fregonezi (1999), Munakata (2012), Rojo e Bunzen (2005), Soares (1996; 2004) e Wich (2014). Acredita-se que o entrelaçamento entre as pesquisas supracitadas é necessário, porque ajudam a responder, em parte, alguns dos questionamentos que orientam esta pesquisa, como, por exemplo: O Livro didático de Língua Portuguesa contempla questões teórico-metodológicas de acordo com as discussões defendidas pelos estudos do léxico, da língua? A metodologia utilizada neste estudo está no molde da pesquisa qualitativa Bortoni-Ricardo (2008), documental exploratória de cunho interpretativista (Gil, 2008). Embora esta pesquisa utilize fonte documental, é importante destacar que ela não é isenta de subjetividades, porque o objeto de estudo dela, o livro didático de língua portuguesa, envolve seres humanos: docentes e discentes, quem produz o LDPL e a pesquisadora. Assim, se organiza em quatro etapas:1. Identificação das atividades linguísticas no LDP Se liga nas linguagens; seleção das atividades voltadas para estudo léxico e organização das atividades por categorias; 2. Comparações entre o que é proposto no LDP Se liga nas linguagens (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2020) e as discussões sobre ensino do léxico, da língua com relação às questões teórico-metodológicas; 3. Descrever de forma analítica como é o tratamento e/ou ausência da dimensão sociodiscursiva nas atividades apresentadas no livro didático Se liga nas linguagens (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2020) adotado no IFTO. Ainda, análise do LDPL nos aspectos linguístico, semânticos e teórico-metodológicos, utilizando atividades com as categorias substantivos, adjetivos, verbos e formação de palavras. Finaliza com item 4: Elaboração de Situação Didática constituída de elementos da cultura, da memória e da identidade dos discentes locais em interface com outras culturas, outras identidades para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do léxico, da língua.