Banca de QUALIFICAÇÃO: JANNYELLE DE SOUZA CORRÊIA

DISCENTE: JANNYELLE DE SOUZA CORRÊIA
DATA: 24/01/2023

A poesia contemporânea como estímulo para formação de leitores
literários no Ensino Médio

Leitura literária; Poesia contemporânea; Ferreira Gullar; Ensino.

ÁREA: Letras

A prática de leitura de textos literários na escola ainda é, por vezes, um desafio para o professor de língua portuguesa, tendo em vista que se busca a formação plena do aluno,enquanto leitor do mundo,e que,paralelo a isso,o estudante precisa desenvolver o gosto pela leitura, como uma atividade que seja sinônimo de prazer, não de obrigação. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como o ensino da poesia contemporânea no Ensino Médio pode contribuir para a formação de leitores literários, promovendo o desenvolvimento da criticidade e aguçando a sensibilidade (tão necessária para combater a brutalidade dos tempos atuais). Dessa maneira, será conduzido um estudo sobre leitura literária,o ensino de poesia e a poética de Ferreira Gullar, evidenciando-se o estudo da estrutura, temas e estilo da escrita do poeta maranhense. Pretende-se apresentar poemas de Ferreira Gullar nos quais se encontram representações da realidade, não apenas maranhense, mas brasileira, com a finalidade de exemplificar textos que possam ser utilizados em sala de aula para incentivar a leitura crítica dos alunos. Por meio da pesquisa e da coleta de dados, será analisado o cenário atual do ensino sob a ótica de professores e alunos, além de mostrar que o ensino de poesia contemporânea, ao ocorrer no ambiente escolar e com destaque nas obras de Gullar, enriquece o repertório artístico e literário assim como promove a valorização cultural de um povo.

Externo à Instituição - CÉSAR ALESSANDRO SAGRILLO FIGUEIREDO - UFT
Interno - 6452 - GILBERTO FREIRE DE SANTANA