AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM REFLEXIVA EM LÍNGUA PORTUGUESA: em busca de estratégias para superar as mudanças educacionais impulsionadas pela pandemia de Covid-19 e o Novo Ensino Médio
Língua Portuguesa. Instrumentos avaliativos. Ensino e aprendizagem. Ensino Médio.
A presente pesquisa tem como objetivo central apontar alternativas para práticas avaliativas consideradas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa no âmbito educacional maranhense, em particular, em relação às orientações educacionais durante os períodos de adaptação e mudanças ocasionados pela pandemia de Covid-19 e implementação do Novo Ensino Médio. Dessa forma, realizou-se um estudo das diretrizes e parâmetros educacionais das esferas Federal, Estadual (Maranhão) e Municipal (Imperatriz). Para realizar tal intento as discussões apresentadas se fundamentam nas teorias sobre concepções de ensino e aprendizagem sob um ponto de vista da reflexão crítica, que sinalizam para a avaliação da aprendizagem como ferramenta importante para auxiliar no processo educacional. Nesse contexto, o embasamento teórico pauta-se em autores como Cipriano Luckesi, Telma Weisz e Ana Sanchez, Pedro Demo, Philippe Perrenoud, Henry Giroux, Kenneth Zeichner, Benigna Villas Boas, entre outros. Dessa forma, por meio dos estudos realizados para a construção desta dissertação observou-se que há diversos desafios e fatores que afetam o processo de avaliação da aprendizagem, por isso, conclui-se que há uma necessidade, cada vez mais urgente, em se buscar a diversificação de instrumentos como uma estratégia para enriquecer de forma prática o processo de ensino e aprendizagem nas salas de aula de escolas públicas. Nesse sentido, o produto desta dissertação constitui-se em um conjunto de propostas para uso na avaliação na disciplina de Língua Portuguesa.