Banca de DEFESA: RONIELA ALMEIDA MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONIELA ALMEIDA MOREIRA
DATA: 07/02/2023

A REPRODUÇÃO DA FALA NA ESCRITA: análise de metaplasmos em textos
de alunos doEnsino Fundamentalde escolas públicas de Imperatriz e Açailândia,
Maranhão

Ensino Fundamental. Fala. Escrita. Metaplasmos

Lidarcom os problemas advindos da falta de domínio da norma ortográfica, por parte dos alunos, é uma tarefa desafiadora para o professor de Língua Portuguesa, visto que muitos deles, ao escrever, transpõem segmentos sonoros da fala para a escrita. Neste trabalho, que se insere no campo da Sociolinguística, abordamos os fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos transpostos da fala para a escrita, a partir da análise de textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas dos municípios de Imperatriz e Açailândia, Maranhão.Nele, apresentamos também a percepção dos professores quanto à existência de fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos que os alunos reproduzem na escrita.A construção dos dados foi realizada a partir do banco de dados da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL, utilizando relatórios de Iniciação Científica, construídos a partir dos resultados de pesquisas realizadas por alunos e professores da instituição, no período de 2017 até 2021.Os trabalhos selecionados como corpus tratam da ocorrência de regras não padrãona escrita de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, das escolas de Imperatriz e Açailândia, no Maranhão. Utilizamos como autores principais para a fundamentação teórica da Sociolinguística, Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2004, 2007, 2009), Coelho et al (2015) e Mollica (2010); para considerações sobre linguagem falada e escrita, Marcuschi (2010) e Antunes (2003). Os resultados obtidos indicam que os escolares reproduzemna escrita os fenômenos/metaplasmas fonético-fonológicos presentes na fala, sendo o apócope o mais frequente, com 25 (vinte ecinco) casos. Pudemos registrar, também, a ocorrência de lambdacismo, alçamento vocálico, desnazalização, assimilação, epítese, epêntese, síncope, entre outros. Quanto à percepção do professor em relação à transposição desses fenômenos para a escrita, percebemos que eles conseguem identificá-los na escrita dos alunos. No entanto, alguns professores relatam que é um problema e um grande desafio para o ensino da língua portuguesa. Assim, apresentamos neste trabalho uma proposta pedagógica, um jogo intitulado “Palavras no labirinto”. Acreditamos que este estudo pode contribuir significativamente para a prática pedagógica dos profissionais da educação, no sentido de facilitar o trabalho com os metaplasmos, levando-os a refletir sobre a influência da língua falada no ensino da escrita, no contexto escolar.

Externo à Instituição - LUÍS HENRIQUE SERRA - UFAM
Interno - 1703156 - MARCIA SUANY DIAS CAVALCANTE