Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA DE FARIAS SILVEIRA

DISCENTE: LARISSA DE FARIAS SILVEIRA
DATA: 24/02/2023

SEMÂNTICA, CINEMA E ENSINO

Semântica da língua portuguesa; Cinema e ensino; Livro didático do ensino fundamental.

A semântica é uma área da linguística que estuda o significado, tendo sua abrangência e complexidade ocasionada pela difícil conceituação do objeto de estudo. É evidente a relevância da semântica no ensino de língua natural, visto que possibilita o estudo do léxico, estrutura sintática, entre outros fatores que contribuem no processo de significação. Na sala de aula, não havendo limite ao uso do livro didático, pode-se utilizar diferentes estratégias metodológicas para alcançar o objetivo do processo ensino aprendizagem. Cite-se cinema, como depositário de múltiplos conhecimentos, advindos do seu constructo, da sua linguagem – o imagético, o sonoro, o verbal – suscita infindáveis abordagens e leituras e, inevitavelmente, cada vez mais, se faz presente/necessário como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, como ampliação de enfoques outros na exploração/explosão de sentidos dos textos verbais, imagéticos, sonoros, entre outros. Este estudo tem como objetivo geral investigar o ensino da semântica e o uso do cinema como suporte pedagógico na sala de aula. Assim, este trabalho faz parte da área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos do PPGLe-UEMASUL, especificamente, na linha de pesquisa Memória, Linguagem e Ensino do GELMA. Para tanto, a metodologia da pesquisa trata-se do método qualitativo com etapas na pesquisa documental. A abordagem teórica constitui-se de estudos semânticos com Greimas (1976), Marques (1996), Valente (1997), Ilari (2001), Oliveira (2008), Cançado (2008) e Abrahão (2018), cinematográficos com Carrière (1995), Bordwell (2008), Arroyo (2014) e Napolitano (2015).Os corpora da pesquisa compõem-se da coleção “Português: conexão e uso”, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho (2018), 8° e 9° anos do ensino fundamental, e no filme “Caramuru: a invenção do Brasil”, de Guel Arraes e Jorge Furtado (2001). Os critérios de seleção consistem em os livros didáticos serem adotados em municípios da Região Tocantina do Maranhão e os documentos cinematográficos na modalidade nacional e regional, respectivamente. Desse modo, as categorias de análise são, nos livros e nos filmes, os aspectos semânticos: ambiguidade e sinonímia. Assim, a pesquisa busca contribuir com ensino de língua portuguesa ao incentivar o uso da arte cinematográfica como ferramenta para os estudos do processo de significação. A Produção Técnico-Teológica trata-se de uma sequência didática em formato de vídeo, com o título: “A semântica e o cinema no ensino fundamental”, tendo como público-alvo os professores dos anos finais do ensino fundamental, contemplando as atividades com base em análises de livros didáticos e de filmes em uma abordagem semântica. É relevante o estudo da semântica nos estudos de língua natural, visto que contribui na interpretação e produção textual, o verbal, o imagético, o sonoro e diversificação do vocabulário, entre outros. Assim, esta pesquisa faz um percurso nos documentos oficiais brasileiros e no livro didático, apresentando uma metodologia de ensino e a semântica em um contexto de comunicação.

Presidente - 6452 - GILBERTO FREIRE DE SANTANA
Interno - 6454 - KÁTIA CARVALHO DA SILVA