GRAMALETRANDO: Caminhos possíveis para o ensino da concordância verbal em vista dos Multiletramentos em uma escola municipal de zona rural de Imperatriz-Ma
Linguística Ativa. Gramática. Concordância verbal.
Propor caminhos possíveis para um ensino de gramática respeitoso, consciente e reflexivo, especificamente da concordância verbal, em vista dos multiletramentos em uma escola de zona rural do município de Imperatriz-MA é o objetivo geral deste estudo. Trata-se de uma pesquisa-ação educacional, de cunho qualitativo, com abordagem sociolinguística. Para tanto, o universo de amostra é formado pelos estudantes do ensino fundamental maior, 8o ano, de uma escola municipal, localizada no Bairro Centro Novo, zona rural de Imperatriz-MA. Para isso, o projeto foi submetido ao comitê de Ética e obteve a aprovação. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo está dividido em três etapas: 1a Etapa: Diagnóstica, que consiste na observação direta em sala de aula e da coleta de dados por meio de um questionário impresso; 2a Etapa: Prática, com o desenvolvimento de uma oficina, baseada na metodologia do ensino de gramática em três eixos (Vieira, 2017) atrelado com a abordagem metodológica da aprendizagem linguística ativa (Pilati, 2017); 3a Etapa autoavaliativa: por meio de questionário e da gravação de depoimento voluntário. A partir das análises, foi comprovado que os alunos têm dificuldade em perceber os princípios básicos da concordância verbal bem como de fazerem o uso adequado nas mais diversas situações de multiletramentos. Porém, com a intervenção das atividades da oficina realizadas em sala de aula, os resultados foram de 80% a 100% de alunos que conseguiram compreender o assunto abordado. Destarte, conclui-se que é possível aplicar métodos de ensino de gramática considerando a sistematicidade, interatividade e heterogeneidade da língua de modo a promover a aprendizagem ativa e funcional com foco em ampliar as possibilidades de uso da faculdade da linguagem intrínseca a todos os seres humanos, para que os estudantes percebam sua capacidade linguística e atuem nas mais diversas situações e práticas socioculturais frente às novas demandas do século XXI, fomentando assim, a pesquisa e o desenvolvimento educacional da região tocantina do Maranhão.