Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA DOS SANTOS MARQUES AMORIM

DISCENTE: ANDREIA DOS SANTOS MARQUES AMORIM
DATA: 25/02/2022

DE RETIRANTES DE PORTINARI À VIDAS SECAS DE GRACILIANO: o diálogo interartes e as possibilidades de desenvolver as competências literárias nas salas de aula do Ensino Médio

Literatura. Artes. Interartes. Letramento literário.

ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este trabalho apresenta um estudo interartes entre as obras de Graciliano Ramos e Portinari, visto que estas muito dialogam com a vida de muitos que enfrentam as mesmas “Mudanças” e “Fugas”, na contemporaneidade. Promover, portanto, um estudo interdisciplinar entre a literatura e as artes é contribuir para despertar nos alunos habilidades intelectuais, possibilitando a estes uma visão mais humanizada frente a problemas que, para muitos, têm cada vez menos visibilidade. Isto posto, acreditamos que a escolha de obras em que dialoguem, literatura e as diferentes manifestações artísticas possa despertar o interesse e a motivação em sala de aula, além da escolha de obras em que estes possam enxergar a si e aos seus. Acredita-se, portanto, que o ensino da literatura integrado às artes possa ser agente de transformação na vida de muitos. Nesse sentido, ensino de literatura; Compreender as relações existentes entre literatura e pintura como estratégias este estudo tem como objetivos apresentar o diálogo entre a arte literária e artes visuais nas obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos e Retirantes, de Candido Portinari e como este  pode contribuir para o letramento literário em sala de aula; Discutir os estudos sobre a teoria da intertextualidade e as contribuições desta no de ensino; Reconhecer a relevância dos recursos tecnológicos na promoção dos multiletramentos. Elaborar uma sequência didática com estratégias de como os professores podem desenvolver análise comparada entre diferentes manifestações artísticas no ensino médio. Tem como embasamento PRAZ (1982), LESSING (1998), SOURIAU (1983), WELLEK, R.; WARREN (1971). Traz ainda conceitos de Dialogismo BAKHTIN (2010) e Intertextualidade SAMOYAULT (2008), teorias de muita relevância para a compreensão no processo intertextual e interdisciplinar, bem como para os estudos do texto literário e das artes visuais, nesse trabalho, a pintura.

Interno - 6452 - GILBERTO FREIRE DE SANTANA
Presidente - 6454 - KÁTIA CARVALHO DA SILVA