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Banca de DEFESA: MARIA SOUSA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA SOUSA SANTOS
DATA: 11/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA: as tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino de literatura no contexto escolar maranhense


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura infantil e juvenil. Tecnologias digitais. Educação. Letramento literário. Educadores/mediadores.


PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, na qual apresento, por meio de uma revisão integrativa da literatura, os principais estudos sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação, aliadas ao Ensino de literatura infantil e juvenil, nas escolas maranhenses, obtidos a partir dos bancos de dados Google Acadêmico e Repositório Digital da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Para tanto, além de tomar posse de informações importantes para esta construção, contidas nos achados da pesquisa, busquei apoio em teóricos que tratam da evolução das tecnologias digitais da informação e comunicação como Lévy (1999), Santaella (2003), Rojo e Moura (2019) e Martino (2015); naqueles que tratam do uso dessas tecnologias na educação, entre eles Libâneo (2011), pesquisa TIC Educação (2010, 2019), Bacich, Neto e Trevisani (2015), Tori (2017), Moran (2013) entre outros; no letramento literário de Cosson (2010, 2019, 2020); nas transformações literárias e propostas de inovações para este campo do conhecimento enfatizada por Zilberman (2008, 2009, 2012), Coelho (2010), Lajolo e Zilberman (2007), Lajolo (2000, 2010, 2017, 2018), Silva (2008), Silva (2017) e diversos outros autores. Por fim, apresento algumas estratégias e sugestões de atividades, embasada principalmente na sequência didática de Cosson (2021), voltadas para o ensino de literatura infantil e juvenil, atreladas às tecnologias digitais no contexto escolar. Pois, mediante ao estudo realizado, percebi que é urgente a necessidade das escolas, juntamente com os educadores/mediadores, adotarem uma nova postura frente a essa realidade tecnológica e multimidiática. Além disso, observei que é de extrema relevância a inserção das TDICs nos ambientes escolares, bem como aliá-las ao ensino da literatura infantil e juvenil para auxiliar no processo de formação de leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 011.310.357-39 - ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO - UFPB
Interno - 295061 - LILIAN CASTELO BRANCO DE LIMA
Externo à Instituição - SILVANA MARIA PANTOJA DOS SANTOS - UESPI
Notícia cadastrada em: 24/03/2022 09:37
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