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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNA DA SILVA TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNA DA SILVA TORRES
DATA: 03/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: UEMASUL
TÍTULO:

LÉXICO E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: uma pesquisa-ação em uma escola de Imperatriz-MA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Portuguesa. Léxico. Letramentos. Jovens e Adultos. 


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Sabe-se que a alfabetização vai além do processo de codificação e decodificação dos signos linguísticos e que é necessário fazer uso da linguagem e de seu repertório lexical como prática social, por meio dos letramentos, com uma perspectiva crítica e, com isso, inserir nas aulas de Língua Portuguesa estratégias efetivas e significativas de ensino dessa língua, com o estudo do léxico, de forma a inserir os alunos em práticas socioculturais de leitura e escrita. Nesse contexto, o léxico é o conjunto de palavras de uma língua que permite que seus falantes estabeleçam interação entre si e com o mundo, que expressem desejos, emoções, pontos de vista. Por perceber a relevância do léxico para aprimorar o domínio da leitura e da escrita no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, este trabalho teve o propósito de discutir o ensino do léxico nas aulas de Língua Portuguesa como práticas de letramentos e refletir como essas práticas podem contribuir para a melhoria do aprendizado dessa língua, propondo uma reflexão sobre essa práxis pedagógica. A pesquisa realizou-se em uma escola da rede municipal da cidade de Imperatriz-MA tendo como público-alvo os alunos de Língua Portuguesa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os pressupostos teóricos metodológicos foram uma abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e procedimentos bibliográficos, documentais e pesquisa-ação, tendo como instrumentos para construção dos dados a aplicação prática de experiências de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. A investigação pautou-se em uma articulação dos estudos do léxico no ensino de Língua Portuguesa com os estudos de letramento dialogando com a teoria Sociocultural e a Pedagogia Social, fundamentada teoricamente: quanto ao estudo do léxico, em Biderman (1998), Lara (2006), Isquerdo (2011); ao letramento, Soares (1998), Ferreiro e Teberosky (1985), Kleiman (1995), Street (2014), Cagliari (1998), Rojo (2012); ao ensino do Língua Portuguesa, em Irandé (2012), Kleiman (1995) e Rojo (2012); e na perspectiva crítica de Freire (2000; 2001; 2011a; 2011b; 2013), e foi amparada legalmente pelo aporte legal dos PCNs, BNCC e lei nº 9364/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). A partir dessas atividades junto aos alunos sujeitos de pesquisa foi possível perceber que uma forma de contribuir com o ensino de Língua Portuguesa em turmas do EJA requer práticas de letramentos no que se refere à leitura e à escrita com aulas mais atrativas e construídas por eles, as quais discutam problemas sociais vivenciados pelos alunos como desigualdade social, violência e desemprego; aulas que sejam pautadas na compreensão, na ética e na afetividade, contribuindo com uma formação transformadora e libertadora.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 011.310.357-39 - ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO - UFPB
Notícia cadastrada em: 02/05/2022 10:05
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