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Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE PEREIRA BARROSO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE PEREIRA BARROSO DE CARVALHO
DATA: 15/06/2022
HORA: 09:30
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA


PALAVRAS-CHAVES:

Prática de leitura. Periferia. Pobreza multidimensional. Capital cultural. Currículo escolar.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A cultura escolar, difusora e mantenedora das práticas de letramento dominantes, muitas vezes populariza o senso comum que norteia o entendimento sobre as práticas de leitura como uma práxis autônoma, configurando-se, portanto, como algo que se alcança tão somente por meio de esforços individuais. Nesta pesquisa, teve-se como objetivo principal investigar se o uso e a apropriação da leitura são meramente fruto de uma responsabilidade individual, ou se consistem em responsabilidade e prática coletivas. Na investigação, levou-se em consideração o contexto específico de periferia e empobrecimento. A hipótese preliminar era de que esses mesmos contextos periféricos e empobrecidos viriam a interferir no processo de desenvolvimento e consolidação de práticas leitoras escolarmente rentáveis. Como metodologia de investigação, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e crítico-reflexivo, traçada em um estudo de caso sob a perspectiva dos perfis sociológicos de Bernard Lahire (CARSPECKEN, 2011; CRESWELL, 2010; GIL, 2002; LAHIRE, [1997] 2004). A relevância desta investigação reside em poder contribuir com o campo de estudos a respeito de práticas de leitura em contextos periféricos, a partir de uma análise crítico-reflexiva que leva em consideração a temática da pobreza multidimensional. A partir dessa análise, estabelecer um entendimento de que os argumentos como “preguiça de ler”, “falta de interesse pessoal do aluno pela leitura”, “falta de responsabilidade pessoal com seu próprio processo de aprendizagem de leitura”, bem como “negligência da família e/ou falta de responsabilidade da família com a educação de seus filhos”, diante de uma suposta falta de autonomia leitora, não passam de “indignação moral” que associada à “convicção do mérito”. Como aporte teórico, os principais autores elencados são Apple ([1979] 2008), Bourdieu ([1982] 2015; 1987; 1971), Cobo, Athias e Matos (2014), Costa P. et al. (2010), Freitag (2020), Kleiman (2004a; 2004b; 2009; 2012), Lahire ([1997] 2004), Moreira (2017), Soares M. (2004; 2007; 2009; 2017), Oliveira L. (2012; 2013), entre outros. Esta é uma investigação inserida na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Memória e Ensino, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), fazendo parte do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA) e foi fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nível Mestrado


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6998 - MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
Interno - 6452 - GILBERTO FREIRE DE SANTANA
Externo à Instituição - MARCIA ELIZABETH BORTONE - UnB
Notícia cadastrada em: 13/06/2022 11:52
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