Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ SANTANA DO CARMO

DISCENTE: BEATRIZ SANTANA DO CARMO
DATA: 07/07/2022

DA LINGUAGEM ORAL PARA A ESCRITA: metaplasmos na escrita de alunos do ensino fundamental maior, de escolas da zona rural

Escrita. Metaplasmos. Variação linguística.

O presente estudo tem como objetivo geral analisar processos fonológicos/metaplasmos na produção escrita de alunos de anos finais do ensino fundamental, de escolas da zona rural. Os dados foram construídos, a partir de uma pesquisa desenvolvida no Grupo de Estudos Línguísticos do Maranhão (GELMA), que integra o  Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos do Maranhão (NELLI). As pesquisas foram realizadas entre os anos de 2017 a 2019, em escolas rurais, do polo Estrada do Arroz, do município de Imperatriz-MA. O público alvo foram alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. Neste estudo, foram objetos de análise as entrevistas semiestruturadas e a produção escrita de alunos. A abordagem da pesquisa é qualitativa e documental. Para a fundamentação teórica foram utilizados estudos de autores como Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007), Coelho et al, (2015), em relação à sociolinguística; Marcuschi (2001) e Kato (1995), que tratam da relação entre fala e escrita; Silva (2019); Roberto (2016), em relação aos processos fonológicos; Marinho (2001), Arroyo, Caldart e Molina (2011) quanto à educação do campo. Os resultados encontrados até agora, mostraram que os alunos das escolas pesquisadas apresentam muitas dificuldades para escrever de acordo com a língua padrão, existe reflexo da oralidade na escrita. Entre os processos fonológicos foram encontrados metaplasmos por supressão, acréscimo, transformação e transposição. Podemos perceber que a maioria dos professores consegue identificar as dificuldades dos alunos, embora ainda não tenham conseguido os avanços almejados. É válido destacar a relevância de pesquisas como esta, por tratarem do ensino da língua portuguesa, com foco em variação linguística no contexto escolar. Este tipo de pesquisa é fundamental para a tomada de consciência da existência da diversidade linguística; da diferença entre a fala e a escrita e, para a realização de um trabalho focado nestes aspectos, o que contribuirá para a aprendizagem dos alunos.

Interno - 881325 - GABRIELA GUIMARÃES JERÔNIMO
Externo à Instituição - SHEILA DE CARVALHO PEREIRA GONÇALVES - UFCAT