Banca de DEFESA: BEATRIZ SANTANA DO CARMO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ SANTANA DO CARMO
DATA: 14/07/2022

DA LINGUAGEM ORAL PARA A ESCRITA: metaplasmos na produção textual de alunos do Ensino Fundamental, de escola da zona rural

Escrita. Metaplasmos. Variação linguística.

O presente estudo tem como objetivo geral analisar processos fonológicos/metaplasmos na produção textual de alunos de anos finais do Ensino Fundamental, de escola da zona rural . Os metaplasmos ocorrem quando há desvios da composição fonética da palavra, causando alterações fonéticas nesta. Os dados foram construídos, a partir de pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, desenvolvida no Grupo de Estudos Línguísticos do Maranhão (GELMA), que integra o  Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos (NELLI). As pesquisas foram realizadas no período de 2017 a 2019, em escola rural, do polo Estrada do Arroz, no município de Imperatriz-MA. Participaram da pesquisa alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, bem como seus professores. Assim, o corpus deste estudo é constituído, principalmente, pela produção textual dos alunos colaboradores e por dados das entrevistas semiestruturadas feitas com os professores. Este estudo é de abordagem qualitativa, uma pesquisa documental. Para a fundamentação teórica foram utilizados estudos de autores como Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007), Coelho et al, (2015), para as considerações sobre variação linguística; Marcuschi (2001) e Kato (1995), para tratar da relação entre fala e escrita; Silva (2019); Roberto (2016) e Houaiss (2019), para as considerações quanto aos processos fonológicos; Marinho (2001), Arroyo, Caldart e Molina (2011) para tratar sobre a educação do campo. Os resultados mostraram que os alunos têm dificuldade para escrever, não sabem fazer diferença entre fala e escrita, por isso escrevem muitas palavras da forma como falam, e o fazem, também, por ainda não terem conhecimento suficiente da norma padrão. As alterações fonológicas encontradas foram metaplasmos por supressão, acréscimo, transformação e transposição. Os dados mostram, ainda, que a maioria dos professores consegue identificar as dificuldades dos alunos, mas enfrentam dificuldades para ajudá-los a superá-las. A educação rural é peculiar e desafiadora, mas resultados de pesquisas como esta podem ser úteis, principalmente por apresentar estratégias que podem contribuir com o trabalho dos professores e, consequentemente com a aprendizagem dos alunos. Este tipo de pesquisa é fundamental para a tomada de consciência da existência da diversidade linguística; da diferença entre a fala e a escrita.  O foco nesses aspectos, pode contribuir para o avanço educacional.

Interno - 881325 - GABRIELA GUIMARÃES JERÔNIMO
Externo à Instituição - SHEILA DE CARVALHO PEREIRA GONÇALVES - UFCAT