Banca de QUALIFICAÇÃO: DUANA RAVENA DOS SANTOS VIEIRA

DISCENTE: DUANA RAVENA DOS SANTOS VIEIRA
DATA: 03/08/2022

A AUTOFICÇÃO NAS REDES SOCIAIS: um indicativo de novos caminhos para a formação de leitores literários na Educação Básica

Instagram. Educação Básica. Autoficção. Formação de Leitores Literários. Leitura.

ÁREA: Letras

Esta pesquisa é resultado do enorme desejo de ver a literatura sendo apreciada pelos estudantes da Educação Básica no Brasil, precisamos que a literatura seja protagonista nas escolas para que alcancemos um mundo melhor. Assim, propomos discussões sobre a formação de leitores literários explorando a compreensão e produção de textos autoficcionais na contemporaneidade. Neste trabalho, nos debruçamos sobre a discussão de aspectos da leitura com Lajolo (2012), Zilberman (2012) e Cosson (2014). Em seguida, nos voltamos para o universo da literatura contemporânea, especialmente, às especificidades da autoficção tomando como referência os principais estudos realizados por autoras (es) como Leffa (1996) que trata sobre aspectos referentes à leitura e escrita; Lejeune (2008), que fala da escrita de si e Doubrovsky (1977) e Afurch (2012) com abordagens profundas sobre autoficção. À continuidade, trataremos das redes sociais como estratégia para a formação de leitores literários, discorrendo sobre todo o histórico das redes sociais e da implementação de tecnologias na sala de aula, delimitando o espaço da tecnologia na contemporaneidade com base nos autores Terra (2015) e Colomer (2003) e por último, apresentaremos um novo olhar para a formação de leitores literários mediante à materialização do Produto Técnico Tecnológico – PTT, denominado: Leitura literária no Instagram, que discorre sobre a estratégia elaborada para a formação de leitores literários na Educação Básica e que une leitura, literatura e Instagram.

Presidente - 011.310.357-39 - ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO - UFPB
Externo à Instituição - JOSÉ HENRIQUE DE PAULA BORRALHO - UEMA
Interno - 879703 - ROGÉRIO FERNANDES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 15:03