Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PATRÍCIA SAMPAIO PEREIRA

DISCENTE: ANA PATRÍCIA SAMPAIO PEREIRA
DATA: 02/08/2022

METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O INCENTIVO À LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Formação de leitores. Metodologias ativas. Tecnologias digitais.

ÁREA: Letras

Esta pesquisa foi desenvolvida com base nas Metodologias Ativas aliadas às Tecnologias Digitais. Parte-se da questão norteadora: como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem favorecer o incentivo à leitura nos anos finais do ensino fundamental? Tem por objetivo evidenciar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais de ensino e aprendizagem podem favorecer o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes pertencentes aos  anos finais do ensino fundamental. A pesquisa explorou o desenvolvimento das metodologias ativas: sala de aula invertida (SAI), aprendizagem baseada em projetos (ABP), storytelling  e aprendizagem entre pares, utilizando-se das  ferramentas tecnológicas tais como o padlet, quiz, podcast e webquest, as quais foram percebidas na prática pedagógica estabelecida nas séries finais do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa, desenvolveu-se mediante estudos propostos em livros, periódicos, bancos de dados do Google Acadêmico e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. As análise foram reunidas através dos bancos de dados expostos acima, tendo um quantitativo de cento e cinquenta e cinco (155) pesquisas, das quais foram escolhidas oito (8), para o refinamento do propósito inicial. Objetivou-se evidenciar, que na proposta do produto tecnico tecnológico, a aprendizagem baseada nas metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais é possível, e que podem proporcionar aos estudantes experiências cativantes e motivadoras na formação de leitores. Neste sentido, desenvolveu-se uma cartilha no formato e-book que apresentará  indicações de estratégias que se utilizem das metodologias ativas associadas as ferramentas tecnológicas para a formação de leitores das séries finais do Ensino Fundamental.

Presidente - 011.310.357-39 - ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO - UFPB
Externo à Instituição - DOUGLAS RODRIGUES DE SOUSA - UEMA
Interno - 6454 - KÁTIA CARVALHO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 16:09