DE RETIRANTES,DE PORTINARI, ÀVIDAS SECAS,DE GRACILIANO: o diálogo interartes e as possibilidades de desenvolver o multiletramento nas salas de aula do Ensino Médio
Literatura. Interartes. Letramento literário. Multiletramento.
Esta dissertação apresenta um estudo interartes entreVidas Secas, de Graciliano Ramos, e
Retirantes, de Portinari, promovendo a interdisciplinaridade entre a literatura e as artes. Acreditamos que escolhas em que dialoguem, literatura e asdiferentes manifestações artísticas
possam despertar o interesse e a motivação em sala de aula. Portanto, o ensino da literatura
integrado às artes pode ser agente de transformação na vida de muitos.Dessa forma, buscou-se
relacionar o ensino de literaturas às outras artes, estabelecendo uma conexão entre o passado e
o presente, de modo que se compreenda a interligação entre as artes e que estas possam sempre
dialogar através do estudo comparativo entre pintura e literatura.Nesse sentido, esta dissertação
tem como objetivos: 1) Apresentar o diálogo entre a arte literária e artes visuais nas obrasVidas
Secas, de Graciliano Ramos eRetirantes, de Candido Portinari como facilitadores no processo de formação de leitores literários; 2) Discutir sobre os estudosda teoria da intertextualidade e as contribuições desta no processo de letramento literário; 3) Perceber a relevância dos recursos
tecnológicos na promoção dos multiletramentos; 4) Elaborar uma sequência didática com estratégias de como os professores podem desenvolver análise comparada entre diferentes
manifestações artísticas no ensino médio.Reflete o papel humanizador das artes, e sua relevância no processo de formação do aluno-leitor sob a luz do pensamento de CANDIDO (1989), COSSON (2019) e ZILBERMAN(1988).Apresenta os primeiros teóricos a relacionar literatura e pintura, sendo essa comparação iniciada na Antiguidade Clássica, tem como embasamento PRAZ (1982), LESSING(1998), SOURIAU (1983), WELLEK, R.; WARREN (1971) e SAMOYAULT (2008).