CAMPO SEMÂNTICO NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTUDOS REGIONAIS
Campo semântico. Língua portuguesa. Estudos regionais.
Este trabalho tem como tema "campo semântico em sala de aula do ensino fundamental", trazendo a questão norteadora: como se dá a abordagem de campo semântico em atividades nos livros didáticos de língua portuguesa e de estudos regionais dos anos finais do ensino fundamental? Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o trabalho com campo semântico no livro didático de língua portuguesa e de estudos regionais dos anos finais do ensino fundamental, em uma perspectiva interdisciplinar. E, como objetivos específicos: identificar campo semântico nas obras analisadas, comparar a abordagem sobre campo semântico nos livros didáticos de língua portuguesa e de estudos regionais, e verificar a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Estudos Regionais por meio do trabalho com campo semântico. Os pressupostos teóricos estão embasados em: específicos em Semântica Ullmann (1967), Greimas (1973), Pinto (1977), Hjelmslev (1978), Guiraud (1980), Geckeler, 1984, Marques (2011), Bechara (2015), Abrahão (2018), Polguère (2018), entre outros; específicos em Regionalidade Pozenato (2003), Haesbaert (2010), entre outros; e específicos em Interdisciplinaridade Fazenda (2006) e Paviani (2008). A metodologia da pesquisa segue o delineamento da pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, aliado à pesquisa documental. O corpus é composto por três livros didáticos: Tecendo linguagens: língua portuguesa, do 6º e 9º ano, de autoria de Tânia Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo (2018), da editora IBEP, aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2020) e em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Imperatriz cidade da gente: história e geografia, de autoria de Evane Santos, Geilson Reis, Liratelma Alves, Margarida Chaves e Sheryda Lila Carvalho (2020), da Editora Didáticos. Ambos adotados na rede pública de ensino em Imperatriz-MA. Os resultados alcançados a partir da análise dos dados revelaram a viabilidade do trabalho interdisciplinar com campo semântico em sala de aula.