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Banca de DEFESA: DUANA RAVENA DOS SANTOS VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DUANA RAVENA DOS SANTOS VIEIRA
DATA: 05/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

A AUTOFICÇÃO NAS REDES SOCIAIS: um indicativo de novos caminhos para a formação de leitores literários na Educação Básica


PALAVRAS-CHAVES:

Instagram; autoficção; formação de leitores literários.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O estudo busca sensibilizar escolas, professores de português/literatura e estudantes para a relevância da formação de leitores literários na contemporaneidade, destacando a importância do estímulo e motivação à leitura literária na Educação Básica e a criação de estratégias associadas ao uso do Instagram como espaço de leitura e escrita. A autoficção é um novo modelo de escrita de si na literatura contemporânea e possui características que também podem ser encontradas no Instagram. Nessa perspectiva, o principal desafio deste estudo é construir a relação entre autoficção – Instagram – formação de leitores literários, ao tempo em que demonstra que as aulas de literatura podem ser mais significativas e com melhores resultados se parte de algo que os estudantes conhecem e gostam. A formação do leitor literário em tempos de tecnologia digital é um desafio e este trabalho sugere novos caminhos a partir de reflexões sobre o mundo contemporâneo. Nos dedicamos a compreender os aspectos da leitura com Lajolo (2012), Zilberman (2012) e Cosson (2014). Em seguida, voltamos os nossos olhares para o universo da literatura contemporânea, especialmente, às especificidades da autoficção tomando como referência os principais estudos realizados por autoras (es) como Leffa (1996) que trata sobre aspectos referentes à leitura e escrita; Lejeune (2008) e PerroneMoisés (2016), que fala da escrita de si e Doubrovsky (1977), Klinger (2008) e Afurch (2012) com abordagens sobre autoficção. À continuidade, trataremos das redes sociais como estratégia para a formação de leitores literários, discorrendo sobre todo o histórico das redes sociais e da implementação de tecnologias na sala de aula, delimitando o espaço da tecnologia na contemporaneidade com base nos autores Terra (2015) e Colomer (2003). Dessa forma, as discussões tecidas neste trabalho, sobre a escrita de si, a autoficção e o Instagram como suporte de leitura nos indicam novos caminhos para a formação de leitores literários em tempos de tecnologia digital. Por fim, esta pesquisa se materializa através da criação do Produto Técnico Tecnológico – PTT, denominado: Blog Divertidamente Literatura, que reúne explicações acerca da autoficção, trechos de autores que pesquisam a temática, desafios literários, entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 011.310.357-39 - ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO - UFPB
Externo à Instituição - JOSÉ HENRIQUE DE PAULA BORRALHO - UEMA
Interno - 879703 - ROGÉRIO FERNANDES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 15:26
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