METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O INCENTIVO À LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Formação de leitores. Metodologias ativas. Tecnologias digitais.
Esta pesquisa foi desenvolvida com base nas Metodologias Ativas aliadas às Tecnologias Digitais. Parte-se da questão norteadora: como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais podem favorecer o incentivo à leitura nos anos finais do ensino fundamental? Tem por objetivo evidenciar como as metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais de ensino e aprendizagem podem favorecer o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes pertencentes aos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa explorou o desenvolvimento das metodologias ativas: sala de aula invertida (SAI), aprendizagem baseada em projetos (ABP), storytelling e aprendizagem entre pares, utilizando-se das ferramentas tecnológicas tais como o padlet, quiz, podcast e webquest, as quais foram percebidas na prática pedagógica estabelecida nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de natureza quali-quantitativa, desenvolveu-se mediante estudos propostos em livros, periódicos, bancos de dados do Google Acadêmico e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. As análise foram reunidas através dos bancos de dados expostos acima, tendo um quantitativo de cento e quarenta e cinco (145) pesquisas, das quais foram escolhidas oito (8), para o refinamento do propósito inicial. Objetivou-se evidenciar que na proposta do produto técnico tecnológico, a aprendizagem baseada nas metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais é possível, e que podem proporcionar aos estudantes experiências cativantes e motivadoras na formação de leitores. Neste sentido, desenvolveu-se uma cartilha no formato e-book que apresentará indicações de estratégias que se utilizem das metodologias ativas associadas as ferramentas tecnológicas para a formação de leitores dos anos finais do Ensino Fundamental.