Banca de DEFESA: EDNA DA SILVA TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNA DA SILVA TORRES
DATA: 30/11/2022

LÉXICO E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: uma pesquisa-ação em uma escola de Imperatriz-MA

Ensino de Língua Portuguesa. Léxico. Letramentos. Jovens e Adultos.

SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Sabe-se que a alfabetização vai além do processo de codificação e decodificação dos signos linguísticos e que é necessário fazer uso da linguagem e do repertório lexical como prática social, por meio dos letramentos, com uma perspectiva crítica e, com isso, desenvolver nas aulas de Língua Portuguesa estratégias efetivas e significativas de ensino dessa língua, com o estudo do léxico, de forma a inserir os alunos em práticas socioculturais de leitura e escrita. Nesse sentido, destaca-se que o léxico é o conjunto de palavras de uma língua que permite que seus falantes estabeleçam interação entre si e com o mundo, que expressem desejos, emoções, pontos de vista. Por perceber a relevância do léxico para aprimorar o domínio da leitura e da escrita no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, este trabalho teve o propósito de analisar, sob a visão sociointerativista da linguagem, o estudo do léxico numa dimensão da textualidade e como prática de letramento, nas aulas de Língua Portuguesa, com os alunos do 6º ao 9º ano da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal da cidade de Imperatriz-MA, na perspectiva de contribuir, por meio de uma pesquisa-ação, para melhorar o desenvolvimento da competência lexical e, consequentemente, levando-os a uma maior competência comunicativa. A pesquisa realizou-se em uma escola da rede municipal da cidade de Imperatriz-MA tendo como público-alvo os alunos de Língua Portuguesa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os pressupostos teóricos metodológicos seguiram uma abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e procedimentos bibliográficos, documentais e pesquisa-ação, tendo como instrumentos para construção dos dados a aplicação prática de experiências de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. A investigação pautou-se em uma articulação dos estudos do léxico no ensino de Língua Portuguesa com os estudos de letramento dialogando com a teoria Sociocultural e a Pedagogia Social, fundamentada teoricamente quanto ao estudo do léxico: em Biderman (1998), Lara (2006), Isquerdo (2011); do letramento: Soares (1998), Ferreiro e Teberosky (1985), Kleiman (1995), Street (2014), Cagliari (1998), Rojo (2012); ao ensino de Língua Portuguesa: Irandé (2012), Kleiman (1995) e Rojo (2012); e na perspectiva crítica de Freire (2000; 2001; 2011a; 2011b; 2013), bem como foi amparada legalmente pelo aporte legal dos PCNs, BNCC e lei nº 9364/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). A partir dessas atividades junto aos alunos sujeitos de pesquisa foi possível perceber que uma forma de contribuir com o ensino de Língua Portuguesa em turmas do EJA requer práticas de letramentos no que se refere à leitura e à escrita com aulas mais atrativas e colaborativas, ou seja, construídas por eles, as quais discutam problemas sociais vivenciados pelos alunos como desigualdade social, violência e desemprego; aulas que sejam pautadas na compreensão, na ética e na afetividade, contribuindo com uma formação transformadora e libertadora.

Externo à Instituição - ANA CLAUDIA CASTIGLIONI - UFT
Interno - 011.310.357-39 - ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO - UFPB