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Banca de DEFESA: ALEXANDRE DA SILVA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE DA SILVA SOUSA
DATA: 13/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

LUGARES DE MEMÓRIA E IDENTIDADES: estudo toponímico das escolas da rede estadual de ensino de Imperatriz/MA


PALAVRAS-CHAVES:

Léxico. Toponímia. Memória. Escolas.


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente pesquisa teve como proposta principal analisar os topônimos das escolas da rede pública estadual e urbana de Imperatriz/MA a fim de identificar estruturas linguísticas e aspectos motivacionais que podem ser percebidos a partir da escolha dos nomes investigados. Especificamos“ escolas públicas” como instituições de ensino gratuito de educação básica, compreendendo apenas o Ensino Médio (1ª a 3ª série). A memória e as identidades destes espaços sociais fazem parte da cultura do povo imperatrizense que por ali passaram, por isso fez-se necessário resgatar sua história e compreender a riqueza de suas nomeações. Levando em consideração que é comum nomear os espaços físicos em qualquer localidade e pelo fato de o indivíduo transitar pelo espaço escolar, surgiu o questionamento sobre o que teria motivado a
criação do nome de uma dada escola. Por isso, fizemos a delimitação desse corpus de investigação.Foram catalogadas 20 escolas e, após tabulados os dados, foi possível identificar que a maioria dos topônimos escolares são Antropotopônimos, ou seja, topônimos relativos aos nomes de pessoas. Imperatriz, município onde as escolas se localizam, pertence ao estado do Maranhão e possui 170 anos de existência, tendo a sua economia essencialmente baseada na agricultura e pecuária, além de o setor de bens e serviços possuir um certo destaque. Dessa forma, tem-se como base de sustentação a Onomástica, ciência da linguagem responsável pelo
estudo dos nomes próprios, em que a Toponímia faz parte e observa e descreve com a perspectiva dos nomes próprios de lugares. Atoponímia é interdisciplinar por dialogar intimamente com outros componentes curriculares,como a História, a Geografia, a Sociologia e a Antropologia. Para a pesquisa, fez-se ouso do aporte teórico de Dick (1980,1990a,1990b 1992,1996, 2004,2007), Dargel (2003), Carvalhinho set al(2007), Vasconcelos (1931), Carvalhinhos (2002, 2007), Fernandes (1941), Oliveira; Isquerdo (2001, 2007), Pollak (1992), Hallbwachs (2006), Hall (2006), entre outros. Com a pesquisa, foi possível definir que cada topônimo escolar reflete em si a história do lugar, que é repleta de significação. No entanto,as memórias aqui resgatadas estavam perdidas no tempo, pois o exercício de rememorar o passado não é algo feito com frequência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1703156 - MARCIA SUANY DIAS CAVALCANTE
Interno - 176.646.083-68 - MARIA CELIA DIAS DE CASTRO - UFG
Externo à Instituição - MARTA HELENA FACCO PIOVESAN - UEMA
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 11:19
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