LUGARES DE MEMÓRIA E IDENTIDADES: estudo toponímico das escolas da rede estadual de ensino de Imperatriz/MA
Léxico. Toponímia. Memória. Escolas.
A presente pesquisa teve como proposta principal analisar os topônimos das escolas da rede pública estadual e urbana de Imperatriz/MA a fim de identificar estruturas linguísticas e aspectos motivacionais que podem ser percebidos a partir da escolha dos nomes investigados. Especificamos“ escolas públicas” como instituições de ensino gratuito de educação básica, compreendendo apenas o Ensino Médio (1ª a 3ª série). A memória e as identidades destes espaços sociais fazem parte da cultura do povo imperatrizense que por ali passaram, por isso fez-se necessário resgatar sua história e compreender a riqueza de suas nomeações. Levando em consideração que é comum nomear os espaços físicos em qualquer localidade e pelo fato de o indivíduo transitar pelo espaço escolar, surgiu o questionamento sobre o que teria motivado a
criação do nome de uma dada escola. Por isso, fizemos a delimitação desse corpus de investigação.Foram catalogadas 20 escolas e, após tabulados os dados, foi possível identificar que a maioria dos topônimos escolares são Antropotopônimos, ou seja, topônimos relativos aos nomes de pessoas. Imperatriz, município onde as escolas se localizam, pertence ao estado do Maranhão e possui 170 anos de existência, tendo a sua economia essencialmente baseada na agricultura e pecuária, além de o setor de bens e serviços possuir um certo destaque. Dessa forma, tem-se como base de sustentação a Onomástica, ciência da linguagem responsável pelo
estudo dos nomes próprios, em que a Toponímia faz parte e observa e descreve com a perspectiva dos nomes próprios de lugares. Atoponímia é interdisciplinar por dialogar intimamente com outros componentes curriculares,como a História, a Geografia, a Sociologia e a Antropologia. Para a pesquisa, fez-se ouso do aporte teórico de Dick (1980,1990a,1990b 1992,1996, 2004,2007), Dargel (2003), Carvalhinho set al(2007), Vasconcelos (1931), Carvalhinhos (2002, 2007), Fernandes (1941), Oliveira; Isquerdo (2001, 2007), Pollak (1992), Hallbwachs (2006), Hall (2006), entre outros. Com a pesquisa, foi possível definir que cada topônimo escolar reflete em si a história do lugar, que é repleta de significação. No entanto,as memórias aqui resgatadas estavam perdidas no tempo, pois o exercício de rememorar o passado não é algo feito com frequência.