Banca de QUALIFICAÇÃO: RONIELA ALMEIDA MOREIRA

DISCENTE: RONIELA ALMEIDA MOREIRA
DATA: 22/12/2022

A reprodução da fala na escrita de alunos do ensino fundamental de escolas públicas deImperatriz e Açailândia, Maranhão

Processos fonéticos-fonológicos. Escrita. Gamificação

Lidar com os problemas decorrentes do domínio da escrita cometidos pelos alunos é, para o  professor de Língua Portuguesa, uma tarefa desafiadora, uma vez que muitos deles, ao escreverem, fazem a transposição da fala para a escrita. Neste trabalho, que se insere na área da Sociolinguística, abordamos sobre os fenômenos fonéticos-fonológicos/metaplasmos transpostos da fala para escrita, a partir da análise da produção textual de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Imperatriz e de Açailândia, Maranhão. Para tanto, apresentamos, também, a percepção dos professores quanto a existência dos fenômenos fonéticos/fonológicos na escrita de alunos. A coleta dos dados foi realizada a partir do banco de dados da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, sendo utilizados os relatórios de Iniciação Científica, desenvolvidos por alunos e docente da instituição, no período de 2017 a 2021. Os trabalhos selecionados como corpus da pesquisa, versam sobre a ocorrência de regras não padrão na escrita de alunos do anos finais do Ensino Fundamental, de Imperatriz e Açailândia, Maranhão. Desse modo, utilizamos como principais autores para o embasamento teórico da Sociolinguística, Bagno (2004, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Coelho et al (2015) e Mollica (2010); para a teoria da língua falada e da língua escrita Marcuschi (2010) e Antunes (2003); e para a parte da fonética e da fonologia foi utilizada a teoria de (ROBERTO, 2016) e de Cagliari (2002). Neste estudo, apresentamos uma proposta pedagógica, baseada nos pressupostos da gamificação. Os resultados obtidos até agora indicam que os alunos reproduzem na escrita, os fenômenos fonéticos-fonológicos/metaplasmos presentes na fala, como o alçamento da vogal, desnazalização, apócope e lambdacismo.

Externo à Instituição - LUÍS HENRIQUE SERRA - UFMA
Interno - 1703156 - MARCIA SUANY DIAS CAVALCANTE