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Banca de DEFESA: JOSELIAS DA COSTA MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELIAS DA COSTA MATOS
DATA: 11/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

Campo semântico na sala de aula do ensino fundamental: interdisciplinaridade entre língua portuguesa e estudos regionais de Imperatriz-MA


PALAVRAS-CHAVES:

Campo semântico. Língua portuguesa. Estudos regionais de Imperatriz-MA.

 

 


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

No que tange ao ensino de língua portuguesa em sala de aula, observa-se que questões do significado não têm sido abordadas em atividades de compreensão de texto nos livros didáticos. Por outro lado, não se vê o engajamento de professores em propor ações interdisciplinares nos estudos da linguagem, principalmente no que se refere às relações de significado estabelecidas entre as palavras do texto. A partir disso, os seguintes questionamentos se fazem pertinentes: como se dá a abordagem de campo semântico em atividades no livro didático de língua portuguesa? Como aplicá-la a atividades no livro didático de estudos regionais? É possível a elaboração de atividades sobre campo semântico em uma perspectiva interdisciplinar? Portanto, esta pesquisa objetiva analisar o trabalho com campo semântico nos livros didáticos de língua portuguesa e de estudos regionais de Imperatriz-MA dos anos finais do ensino fundamental, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, busca-se: identificar campo semântico nas obras analisadas, descrever a abordagem sobre campo semântico em atividades de compreensão de texto dos livros didáticos, verificar a interdisciplinaridade entre língua portuguesa e estudos regionais por meio do trabalho com campo semântico e sugerir a criação de atividades com campo semântico em uma perspectiva interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, aliada à pesquisa documental com aplicação da teoria do campo semântico dos estudos da linguagem nos estudos regionais sob a perspectiva da interdisciplinaridade. O corpus é composto pelos livros didáticos: Tecendo linguagens: língua portuguesa 6º ano (2018), aprovado no PNLD 2020, e Imperatriz cidade da gente: história e geografia (2020). Ambos adotados na rede pública de ensino em Imperatriz-MA. Os resultados alcançados revelam a viabilidade do trabalho interdisciplinar com campo semântico em sala de aula, culminando na produção de um caderno didático para servir de auxílio ao professor na produção de atividades com campo semântico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 881325 - GABRIELA GUIMARÃES JERÔNIMO
Externo à Instituição - KARYLLEILA DOS SANTOS ANDRADE KLINGER - UFT
Presidente - 6901 - SONIA MARIA NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 17:49
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