Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SUELEN FREITAS DA SILVA

GRAMATIQUICES: O ENSINO DE MORFOLOGIA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE AÇAILÂNDIA-MA

Gramática; Ensino; Morfologia.

ÁREA: Lingüística

Apesar das numerosas deliberações, publicações e formações, a questão central para os professores ainda gira em torno do dilema de "ensinar ou não ensinar gramática" e "como ensiná-la", culminando em abordagens que muitas vezes isolam palavras e frases descontextualizadas. Assim, torna-se necessário a revisão dessas práticas pedagógicas, cujo intuito é a melhoria do ensino de gramática na sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa em questão tem como objetivo geral compreender o ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa no 6° ano do ensino fundamental em escolas de rede pública na cidade de Açailândia-MA. Como objetivos específicos: apontar as estratégias metodológicas utilizadas pelos docentes para o ensino de morfologia nas aulas de língua portuguesa no 6° ano do ensino fundamental; investigar quais têm sido os desafios e/ou perspectivas apresentadas na prática dos professores de língua portuguesa em relação ao conteúdo de morfologia; apontar possíveis estratégias metodológicas referente ao ensino de morfologia que visem auxiliar o professor de língua portuguesa no ensino básico e analisar a abordagem morfológica do verbo no livro didático de língua portuguesa “Português Conexão e Uso” de Dileta Delmanto e Laiz B. De Carvalho. O trabalho teve como procedimentos metodológicos uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, sendo exploratória quanto aos seus objetivos. Assim, foi realizada uma pesquisa de campo, onde tivemos a aplicação de um questionário de forma on-line para 4 (quatro) professores de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental. Por meio desses profissionais foi traçado um panorama geral no qual considerou as concepções teóricas que eles têm sobre o ensino da gramática. Além de mostrar as suas perspectivas, desafios e estratégias para construir uma prática de ensino mais significativo nas aulas de língua portuguesa no 6° ano do ensino fundamental em 2 (duas) escolas de rede pública de Açailândia-MA. O trabalho teve como principais aportes teóricos Antunes (2003); Franchi (2006); Travaglia (2009) e Neves (2009). Por fim, o estudo pretende mostrar de que modo a morfologia tem sido ensinada nas aulas de língua portuguesa, e como as discussões teóricas e estratégias que serão propostas podem potencializarem (ou não) para um ensino mais eficiente de gramática, possibilitando assim que os professores repensem as suas práticas referentes ao ensino de língua portuguesa. A expectativa ao fim dessa pesquisa é contribuir para aprimorar a prática docente e, consequentemente, elevar a qualidade da educação linguística no país, tornando assim, o ensino mais significativo para os alunos.

Presidente - 881325 - GABRIELA GUIMARÃES JERÔNIMO
Externo à Instituição - KARYLLEILA DOS SANTOS ANDRADE KLINGER - UFAM
Interno - 6998 - MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
Notícia cadastrada em: 19/10/2023 10:31