Banca de DEFESA: FABIANA COSTA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA COSTA DE SOUSA
DATA: 08/12/2023
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

AUTOETNOGRAFIA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: Escrevivências sobre ensino de gêneros textuais e práticas de multiletramentos

PALAVRAS-CHAVES:

autoetnografia; gêneros textuais; multimodalidade; multiletramentos; ensino; identidade docente; liberdade social

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa tem como título “Autoetnografia, identidade e formação docente: escrevivências sobre ensino de gêneros textuais e práticas de multiletramentos”. A perspectiva de recorte de objeto de pesquisa partiu, principalmente, de projetos de ensino e de extensão realizados nos anos de 2021 e 2022, enquanto a autora desta pesquisa atuou como professora substituta de Língua Portuguesa no Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus São João dos Patos. Doravante esse recorte, foram analisadas narrativas autobiográficas, dados deste escopo científico, como forma de alcançar o objetivo desta pesquisa, no qual, configura-se em analisar como ocorre o ensino de gêneros textuais e o desenvolvimento de práticas de multiletramentos para a liberdade social, a partir de narrativas autobiográficas de práticas desenvolvidas, como docente de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Tendo em vista que o ensino dos gêneros textuais que explora as suas multimodalidades, denomina-se como o mais adequado ao ensino de Língua Portuguesa por desenvolver habilidades de multiletramentos nos alunos, a partir da concepção de ensino sociocognitivista, bem como a concepção de linguagem sociointeracionista. A metodologia adotada para realização deste estudo é a autoetnografia, método que surge adjacente à etnografia, porém, na perspectiva de analisar as próprias experiências e vivências do pesquisador por meio de narrativas autobiográficas. Portanto, esta pesquisa também se configura como qualitativa, devido à perspectiva de sua abordagem. Fundamentou-se esta pesquisa em estudiosos que abordam sobre memória, identidade individual e coletiva docente, tais como: Pierre Nora (2002), Stuart Hall (2001), Maurice Halbwachs (1990), Michel Pollak (1992), entre outros. Pesquisadores que aprofundam a autoetnografia, bem como de análises de narrativas autobiográficas: O’Connell (2017); Assis (2022); Santos (2017); Chang (2008); Maia e Batista (2020) e Jovchelovitch e Bauer (2008). Pesquisadores que desenvolvem estudos referentes ao texto, especificamente, aos gêneros textuais na perspectiva sociointeracionista da língua: Bakhtin e Volochínov (2010), Antunes (2009), Koch (2015), Marcuschi (2010). Posteriormente, vêm autores que pesquisam práticas de ensino do texto, que envolvem multiletramentos como Soares (2008); Rojo (2012); Bezerra (2023). Em seguida, autores que abordam a formação docente, especificamente, de Língua Portuguesa: Antunes (2003), Guedes (2006), Kleiman (2005) e Novaes (2020). Além disso, esta pesquisa também conta com Hooks (2017); Freire (1994) e Graciani (2014), trazendo apontamentos e reflexões sobre a educação como prática de liberdade social. Por fim, as sequências didáticas produzidas para o PTT (Produção Técnico -Tecnológica) foram fundamentadas em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados da pesquisa demonstram que a experiência docente da professora e pesquisadora deste estudo indicam influências das concepções de ensino e de linguagem sociocognitiva interacionista, dessa forma, permitindo que multimodalidades textuais possam ser exploradas por intermédio de práticas de multiletramentos. Portanto, os discentes vivenciaram realidades multiletradas contextualizadas pelo uso e funcionamento da língua no cotidiano que os preparam para a vida em sociedade de forma que possam atuar exercendo suas cidadanias de formas conscientes e criticizadoras. Este estudo contribui para motivar futuras pesquisas, cuja perspectiva seja evidenciar desafios e práticas do professor pesquisador para o ensino de Língua Portuguesa.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA - UFMA
Presidente - 6998 - MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA
Interno - 023.790.973-13 - NELIANE RAQUEL MACEDO - UFT
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 11:17
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - CTI - | Copyright © 2006-2024 - UEMASUL - uemasul-app-01.ocisubnetprivat.ocinetworkpriva.oraclevcn.com.uemasul-01