POESIA NEGRA SURDA: a gestualidade das mãos em produções poéticas
Produções poéticas. Negro surdo. Língua Brasileira de Sinais. Literatura.
Esta pesquisa tem como objetivo abordar aspectos elementares da construção poética da poesia Slam produzidas por negros surdos, permeando sobre questões de língua, cultural e das identidades negra e surda, tomando por base as potencialidades analíticas das manifestações performáticas. Este estudo aporta sua análise em um corpus constituído de três poesias sinalizadas em Libras apresentadas em Slam de autoria de negros surdos. Discorre-se nessa pesquisa às contribuições de Sutton-Spance (2021) e Karnopp (2010) nos estudos sobre o funcionamento das produções poéticas sinalizadas contemporâneas no campo da Literatura Surda. Os argumentos de Brito (2021) sobre elementos que estão imbricados tanto na Literatura Surda e Literatura Negra. E os estudos de autores da Literatura negra como Bernd (1988), Evaristo (2020) que teorizam sobre a escrita negra no espaço literário. Utilizou-se, também, os estudos sobre identidade e cultura dos estudos surdos de Perlin (1998), Strobel (2006). A investigação tem como proposta de PTT a produção de vídeo aulas com análise e proposta de atividades das poesias selecionadas para este estudo, reverberando aspectos linguísticos, identitários e culturais. Considerando a viabilidade em utilizar o ensino de poesias em sala de aula, procuramos apresentar discorrer o entrelaçamento do manifesto artístico Slam com poesias de negros surdos, como possibilidade de desconstrução do estranhamento sobre as produções poéticas de negros surdos.