A CRÔNICA IMPERATRIZENSE: literatura, regionalidade e ensino
Literatura; Crônicas; Regionalidade; Letramento.
Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar parte das crônicas regionais produzidas em Imperatriz, como recurso para o ensino médio, em uma perspectiva de letramento literário. Um percurso científico voltado a compreender o gênero como ferramenta a provocar questionamentos e reflexões no âmbito da sala de aula e para além dela, em vista das múltiplas potências que o texto literário possibilita. Uma análise do gênero literário da crônica regional, construída dentro do contexto social e histórico de Imperatriz, seu conteúdo, intencionalidades e repercussões. O caminho metodológico passou por uma abordagem qualitativa e de natureza documental e bibliográfica, com levantamento em fontes jornalísticas, literárias e da Academia
Imperatrizense de Letras - AIL, revisitando a produção de autores locais tais como Jurivê de Macedo, Adalberto Franklin, Livaldo Fregona, Agostinho Noleto, Elson Araújo, entre outros; neste processo se empreendeu a aplicabilidade dessas produções, evidenciando sua natureza literária e social como um verdadeiro recurso no fazer educativo.