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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO OLIVEIRA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO OLIVEIRA MELO
DATA: 26/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

Catedrais, vultos e sepulcros: as manifestações do Gótico na poesia de Gonçalves Dias


PALAVRAS-CHAVES:

Gótico; Gonçalves Dias; História; Literatura; Século XIX.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Diante do processo de alijamento que o Gótico sofreu no âmbito dos estudos acerca da literatura brasileira, e sua recente ascensão nas investigações literárias, essa dissertação buscou compreender de que forma o Gótico, no contexto sociocultural brasileiro do século XIX, se manifestou na poesia de Gonçalves Dias, literato maranhense lembrado pela crítica e pelos estudos, sobretudo, por sua vertente indianista. Desse modo, articulou-se conhecimentos da História e da Literatura com fim de analisar a influência específica desse novo ambiente em uma literatura que é tradicionalmente europeia, e, mais especificamente, inglesa. A análise perscrutou as estruturas sociais, o lugar em que se insere o poeta e seu público, as tendências ideológicas e o imaginário, além dos meios de transmissão da obra disponíveis (Candido, 2006; Le Goff, 1994), e, adentrando na seara poética, focou-se nas imagens, sons, ritmos, ideias constituintes, e potências metafóricas (Pound, 1991; Moisés, 1969). Constituiu-se,
portanto, como uma pesquisa de teor qualitativo e explicativo (Creswell, 2010; Gil, 2002), uma vez que busca determinar as causas de um fenômeno em suas especificidades. O corpus empregado foi a obra de estreia de Gonçalves Dias, “Primeiros Cantos” (1846), marco da literatura romântica nacional. A metodologia constitui-se da combinação de abordagens extrínsecas e intrínsecas à obra (Wellek; Warren, 2003), estabelecendo diálogo direto com as teorias selecionadas. Como resultados, desvelou-se o papel do catolicismo, religião influente no Brasil no século XIX, enquanto base para temáticas obscuras como a morte, o pecado, a apostasia, que se desenvolvem a partir de fantasmas, visões, pesadelos, cemitérios e igrejas, paisagens escuras e desoladas, elementos presentes em obras da tradição gótica; além disso, o nacionalismo incorpora o conflito com os portugueses, existente desde o período colonial, mas que permanece no contexto de pós-independência, incorporando-o como figuras
monstruosas, que trarão a ruína aos povos indígenas, símbolos do que é essencialmente brasileiro. Nesse sentido, esses dois aspectos se tornam fundamentais na constituição de um gótico vernáculo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CÉSAR ALESSANDRO SAGRILLO FIGUEIREDO - UFT
Presidente - 6452 - GILBERTO FREIRE DE SANTANA
Interno - 6454 - KÁTIA CARVALHO DA SILVA ROCHA
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 17:03
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