Political-Pedagogic Project

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As competências e habilidades para o profissional graduado em Ciências Naturais Licenciatura em Matemática ou Física, por se tratar de um curso de graduação interdisciplinar, constam no Parecer CNE/CES Nº 1.301/2001, no Parecer CNE/CES Nº 1.303/2001, no Parecer CNE/CES Nº 1.304/2001 e no Parecer CNE/CES Nº 1.302/2001. Portanto, a concepção do curso de Ciências Naturais Licenciatura em Matemática ou Física da UEMASUL foi pensada de modo a atender todas estas diretrizes. Dentre elas, podemos destacar a atuação inter e multidisciplinar intrínseca do curso, proporcionando ao egresso interagir com diferentes especialidades e diversos profissionais e operar diversas tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos. Além de comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, apto a atuar nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como atender a diferentes exigências da educação regular e da educação de jovens e adultos.

Para um processo de ensino aprendizagem que foque uma formação humanista, crítica e ética, visando a apropriação e a produção do conhecimento através do desenvolvimento de determinadas competências e habilidades que seja capaz de preparar o discente para a vida, tanto profissional quanto cidadã é necessário pensar em estratégias metodológicas que privilegiem os princípios de indissociabilidade das funções de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a integração entre teoria e prática e, principalmente no caso de um Curso de Ciências Naturais, a interdisciplinaridade.

O processo de ensino-aprendizagem, na Universidade, sempre está aliado à pesquisa e à extensão, devendo portanto, ser entendido como espaço e tempo de consolidação do desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo que o discente vivencie experiências curriculares e extracurriculares com atitude investigativa e extensionista. Seguindo nessa ideia, os componentes curriculares devem configurar-se como geradores de oportunidades significativas para aquisição e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao perfil do egresso. Assim, para que os objetivos do curso sejam alcançados, a metodologia fundamenta-se:

a)      na integração dos componentes curriculares específicos básicos com os habilitadores;

b)      na articulação entre teoria e prática, de forma que desenvolvimento do aprendizado seja crescente e completa com as práticas como componente curricular e a realização dos estágios;

c)      no pensamento de que as atividades de pesquisa e extensão também caracterizam-se como atividades formativas;

d)     no reconhecimento de que docentes e discentes são agentes do processo de produção de conhecimento interdisciplinar;

e)      na consciência de que todo o conhecimento produzido poderá ser aplicação em benefício da sociedade;

f)       no inter-relacionamento entre as tecnologias da informação e da comunicação com o processo de ensino-aprendizagem.

g)      na indicação de estratégias de apoio e acompanhamento aos discentes (tutorias, monitorias).

h)      nos atendimentos educacionais especializados aos discentes com algum tipo de deficiência e/ou necessidades específicas: como tradução e interpretação em Libras, audiodescrição, materiais didáticos especializados.

A avaliação é uma das etapas do processo ensino e aprendizagem e deve estar em sintonia com as metodologias de trabalho adotadas pelos professores, e também atender as normas definidas pela UEMASUL.

A avaliação da aprendizagem ou do desempenho do aluno será orientada pelo Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Naturais Licenciatura em Matemática ou Física da UEMASUL em consonância com as Normas Gerais do Ensino de Graduação vigentes, estando, portanto, articulada aos objetivos propostos e à forma como serão desenvolvidas as atividades. Ela deverá ter postura crítica e ética e, verificar a capacidade de enfrentamento de situações concretas, de mobilizar e articular com autonomia seus recursos subjetivos, bem como os atributos constituídos ao longo do processo ensino-aprendizagem: conhecimentos, habilidades, qualidades pessoais e valores, do licenciado.

Para cada disciplina ou atividade do Curso de Ciências Naturais Licenciatura em Matemática ou Física, resguardando as especificidades, a avaliação consistirá num processo contínuo onde se preveem procedimentos principais:

a)      O aluno realiza atividades avaliativas através das quais procura-se verificar seu processo de construção de conhecimentos propostos pela disciplina ou atividade de curso, bem como seu progresso na aquisição de habilidades e competências previstas;

b)   a escolha dos instrumentos para a obtenção de dados e informações deverá ser bastante criteriosa e ter em vista as características e os objetivos da disciplina; dentre eles, salientamos: trabalhos escritos individuais ou em grupo; relatórios de projetos ou de pesquisas; realização de experimentos, participação em trabalho de campo, seminários; provas; estudos de caso, preparação e análise de planos; observação de aulas; entrevistas; memorial; monografias; exercícios; redação de textos;  elaboração de material didático, comentários e resenhas sobre textos, vídeos e áudios; resolução de problema, solução de casos práticos.

Para o Curso de Ciências Naturais Licenciatura em Matemática ou Física do CCANL/UEMASUL a avaliação será considerada como um processo e será percebida como uma condição que torna mais dinâmica a ação do curso, pela qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar o desenvolvimento do aluno, do professor e do curso, confirmando se a construção do conhecimento ocorreu de forma teórica e prática. Será uma das formas como o curso pode verificar o alcance dos seus objetivos na medida em que se têm fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógicos apoiados no dinamismo, na continuidade, integração, abrangência, cooperação e versatilidade, procurando desenvolver as duas funções atribuídas para a avaliação. A avaliação do rendimento acadêmico será feita por disciplina e na perspectiva de todo o curso, abrangendo frequências e aproveitamento sendo vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em legislação específica (gestantes acidentados e doenças infectocontagiosas). Assim:

1.    O aproveitamento será apurado por meio de 03 (três) avaliações e os resultados das avaliações serão expressos em notas de “0” (zero) a 10 (dez), com aproximação de 0,5 (meio ponto). A média final é expressa em até uma casa decimal. Será considerado aprovado por média, em cada disciplina, o aluno cuja média aritmética das 03 (três) notas, correspondentes às avaliações, for igual ou superior a 7,0 (sete).

2.    O aluno que obtiver média de aproveitamento igual ou superior a 5,0 (cinco) e inferior a 7,00 (sete) e que tenha comparecido no mínimo a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades acadêmicas, pode ser submetido à avaliação final, que envolve todo o programa da disciplina, e será realizada no final do período letivo, conforme calendário da UEMASUL. 

3.    O aluno que faltar a 01 (uma) das 03(três) avaliações terá o direito à realização de 01 (uma) avaliação de reposição. Será considerado aprovado o aluno que obtiver a média 5,0 (cinco) resultante do somatório da média das três avaliações mais a nota da prova final.

O Curso será avaliado, também e fundamentalmente, pela sociedade, por meio da ação-intervenção docente/discente expressa na produção científica e nas atividades concretizadas no âmbito da extensão universitária em parceria com as Escolas e pelos estágios curriculares.

O roteiro proposto pelo INEP/MEC para a avaliação das condições do ensino integra procedimentos de avaliação e supervisão, que serão implementados pela UEMASUL em atendimento ao artigo 9º, inciso IX, da Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A avaliação em questão contemplará os seguintes tópicos:

1.    Organização didático-pedagógica: administração acadêmica, projeto do curso, atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação; 

2.    Corpo docente: formação acadêmica e profissional, condições de trabalho; atuação e desempenho acadêmico e profissional;

3.    Infraestrutura: instalações gerais, biblioteca, instalações e laboratórios específicos.

A avaliação do desempenho docente será efetivada pelos alunos/disciplinas fazendo uso de formulário próprio e de acordo com o processo de avaliação institucional.  Assim, analisando, dinamizando e aperfeiçoando todo esse conjunto de elementos didáticos, humanos e de recursos materiais, o Curso poderá ser aperfeiçoado visando alcançar os mais elevados padrões de excelência educacional e, consequentemente, da formação inicial dos futuros profissionais.

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